quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Fusca: O conceito que nunca acaba!


O Fusca é um dos mais famosos do mundo, se não o mais famoso. Desde sua concepção inicial, ele sofreu inúmeras alterações, passando por alterações estruturais, mecânicas e visuais. Mas sempre mantendo o seu design original, que é a sua marca registrada.


Mesmo o Fusca ainda em produção no México, a Volkswagen apresentou ao mundo o seu "sucessor", um carro moderno, seguro, mas que mantinha o mínimo do design original do besouro, porém, mecanicamente possuía um universo de distância, o "New Beetle".


Depois de mais de uma década ostentando o título de "sucessor" do Fusca, o New Bettle já velho e cansado. Sendo assim, a Volks lonçou novamente um suposto sucesso do Fusca, o "Novo Fusca". Mais uma vez um projeto, que se distanciou ainda mais do ícone original da VW. Desta vez, o carro retornou com visual agressivo e esportivo, assim como o seu desempenho, coisa que o clássico sedam de longe tinha.

 
Desde então que saiu de linha, inúmeras são as tentativas, de profissionais e amadores do ramo do design, em tentar criar um veículo que efetivamente pudesse ser considerado o substituto do Fusca. A postagem de hoje é sobre um jovem brasileiro, chamado Pablio Mignone Poleto, que apresenta o seu próprio conceito do veículo que efetivamente pudesse ser chamado de "Novo Fusca"!


Pablio é projetista de arquitetura e industrial, e com um pouco de conhecimento de Photoshop, conseguiu materializar suas ideias de uma possível modernização de nosso querido Fusca. 


O que norteou seus desenhos, foi uma modernização sem descaracterizar o modelo, assim como a Volkswagen tem feito, e que não agradou os aficionados. Tal tarefa tomou de Pablio dois longos anos de muitos desenhos e ensaios, para que pudesse decidir o que ficaria mais coerente com a proposta.


Pablio não queria apenas criar um conceito, ele queria que tudo o que estivesse sendo visto nas imagens pudesse ser tecnicamente possível de ser construído na vida real.


Por fim, ele conta por que tomou esta iniciativa:

"Ora, eu entendo que o fusca, embora tenha se enveredado pelos mesmos caminhos que todos os outros carros, não passou por ali da mesma forma. O fusca não é um carro comum. Não há no mundo um carro que tenha marcado a vida e a memória das pessoas como ele fez? O mundo era outro? Sim, claro, mas o desenho dele, por algum motivo coletivamente psicológico, é sim imortal e inalterável. Tipo, posso comprar um par de sapatos novos? Claro, mas daí eu já querer usá-los nas mãos ao invés dos pés já é demais...(metaforizando)."


Bom pessoal, espero que curtam o trabalho do amigo Pablio, que mesmo não sendo um profissional da área de design automobilístico, e sem ferramentas profissionais, conseguiu criar este belo conceito, que esbanja o cuidado e o carinho que seu criador empenhou. 


Parabéns Pablio!

2 comentários:

  1. Muito show esse modelo nao mecheu muito com a originalidade deichando - o moderno.
    Ficou top.
    Esse fusquinha.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber como seria o novo passat pointer se existisse.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...