quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Fusca: O conceito que nunca acaba!


O Fusca é um dos mais famosos do mundo, se não o mais famoso. Desde sua concepção inicial, ele sofreu inúmeras alterações, passando por alterações estruturais, mecânicas e visuais. Mas sempre mantendo o seu design original, que é a sua marca registrada.


Mesmo o Fusca ainda em produção no México, a Volkswagen apresentou ao mundo o seu "sucessor", um carro moderno, seguro, mas que mantinha o mínimo do design original do besouro, porém, mecanicamente possuía um universo de distância, o "New Beetle".


Depois de mais de uma década ostentando o título de "sucessor" do Fusca, o New Bettle já velho e cansado. Sendo assim, a Volks lonçou novamente um suposto sucesso do Fusca, o "Novo Fusca". Mais uma vez um projeto, que se distanciou ainda mais do ícone original da VW. Desta vez, o carro retornou com visual agressivo e esportivo, assim como o seu desempenho, coisa que o clássico sedam de longe tinha.

 
Desde então que saiu de linha, inúmeras são as tentativas, de profissionais e amadores do ramo do design, em tentar criar um veículo que efetivamente pudesse ser considerado o substituto do Fusca. A postagem de hoje é sobre um jovem brasileiro, chamado Pablio Mignone Poleto, que apresenta o seu próprio conceito do veículo que efetivamente pudesse ser chamado de "Novo Fusca"!


Pablio é projetista de arquitetura e industrial, e com um pouco de conhecimento de Photoshop, conseguiu materializar suas ideias de uma possível modernização de nosso querido Fusca. 


O que norteou seus desenhos, foi uma modernização sem descaracterizar o modelo, assim como a Volkswagen tem feito, e que não agradou os aficionados. Tal tarefa tomou de Pablio dois longos anos de muitos desenhos e ensaios, para que pudesse decidir o que ficaria mais coerente com a proposta.


Pablio não queria apenas criar um conceito, ele queria que tudo o que estivesse sendo visto nas imagens pudesse ser tecnicamente possível de ser construído na vida real.


Por fim, ele conta por que tomou esta iniciativa:

"Ora, eu entendo que o fusca, embora tenha se enveredado pelos mesmos caminhos que todos os outros carros, não passou por ali da mesma forma. O fusca não é um carro comum. Não há no mundo um carro que tenha marcado a vida e a memória das pessoas como ele fez? O mundo era outro? Sim, claro, mas o desenho dele, por algum motivo coletivamente psicológico, é sim imortal e inalterável. Tipo, posso comprar um par de sapatos novos? Claro, mas daí eu já querer usá-los nas mãos ao invés dos pés já é demais...(metaforizando)."


Bom pessoal, espero que curtam o trabalho do amigo Pablio, que mesmo não sendo um profissional da área de design automobilístico, e sem ferramentas profissionais, conseguiu criar este belo conceito, que esbanja o cuidado e o carinho que seu criador empenhou. 


Parabéns Pablio!

11 comentários:

  1. Muito show esse modelo nao mecheu muito com a originalidade deichando - o moderno.
    Ficou top.
    Esse fusquinha.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber como seria o novo passat pointer se existisse.

    ResponderExcluir
  3. Oq achei incrível ,foi a orbital ,q já é marca registrada da Volkswagen ,c a calota do fuca ,ficou show ,claro q o conjunto na verdade , excelente trabalho

    ResponderExcluir
  4. Meu conceito nunca muda,paixão pelo fusca sempre prevalece

    ResponderExcluir
  5. Ficou top! Mais ainda acho que pode melhorar mudando os faróis e as lanternas transeiras - também acho que essas roda ou calotas carregou de mais o projeto - precisa mudar pra da mais leveza ao profeto

    ResponderExcluir
  6. O grande lance do Fusca é e sempre será sua funcionalidade e facilidade de manutenção coisa que seus sucessores passaram longe .O primeiro beetle tinha motor e tração dianteira e até que o motor 2.0 aspirado era de manutenção até bem simples já o seu sucessor não se pode dizer o mesmo pois tinha um conjunto turbinado e câmbio robotizado de dupla embreagem que convenhamos foge demais da simplicidade e funcionalidade do fusquinha tradicional e conservador de baixo custo.Acho até que duraram muito essas versões.Obvio que um fusquinha hoje poderia ter um motor traseiro 1.4 refrigerado a água com um câmbio manual de 5 ou 6 marchas podendo até ser montado na traseira em posição transversal pra economizar espaço e custos pois a vw já dispõe desse conjunto.Não sei se existe demanda ainda hoje para esse tipo de carro mas garanto que os mais puristas e entusiastas pelo modelo ficariam mais satisfeitos pelo aspecto mais conservador .

    ResponderExcluir
  7. Поклон! За това говорим! Съвършенството не търпи промяна !!!
    А не като модела на Фолксваген учудил света с своята некадърност!?!?!?

    ResponderExcluir
  8. O mais simples seria fazer pequenas mudanças mantendo a simplicidade de baixo custo de manutenção e se possivel mais economico e silencioso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...