segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fusca Itamar: comum ou raridade?


Lançado em 1993 a pedido do então presidente da república Itamar Franco, o Fusca recebeu um fôlego extra para os puristas que sentiam falta de um veículo barato, robusto e de fácil manutenção no mercado. Encerrada em 1996, sua produção no Brasil foi finalmente extinta, e o Fusca brasileiro entrou para a história.

Hoje em dia o Fusca Itamar é de certa forma comum. Não é difícil ver estes exemplares com pintura metálica e o adesivo amarelo cruzando sua lateral. Infelizmente, por se tratar de um carro "novo", e de certa forma comum, é alvo contínuo de personalizações escandalosas (vulgo "xunning") ou a trabalhos forçados, sem manutenção e qualquer tipo de zelo.

Lembrando dos Fuscas especiais lançados nas decádas de 60, 70 e 80, tais como o VW com teto solar (cornowagen), o VW 1600S (bizorrão) e o Fusca 1300 GL, me pergunto se um dia o nosso "comum" Fusca Itamar se tornará uma raridade? E a resposta é sim!

Tal carro foi produzido somente em 4 anos, possui vários atributos e características únicas, como as cores metálicas, adesivos laterais, estofamento moderno, e é claro, o escapamento com catalizador. Em 15 anos, o Itamar será uma raridade assim como os citados acima, disputado a tapas por colecionadores...

Então se você possui, ou pretende comprar tal "Série Especial", é melhor ficar atento, pois pode estar lidando com uma futura "Mosca Branca"!

3 comentários:

  1. De 1959(início da fabricação considerada nacional) até 31/10/1986 foram fabricados cerca de 3 milhões de fuscas.
    Já no relançamento do fusca, em 23/08/1993 indo até 28/06/1996, quando definitivamente saiu de linha, foram fabricados pouco menos de 50 mil unidades.
    Numericamente, o fusca "itamar" é sim uma raridade em comparação com os fuscas fabricados até 86. Não foi tratado e nem era uma série especial , pois a intenção tanto do governo Itamar quanto a Vw (na época era a AutoLatina) era de refabricar o fusca em série de produção normal, pra competir com os outros carros até então que estavam no mercado.
    Mas como as vendas com o tempo foram muito abaixado do esperado - mesmo sendo o mais barato do Brasil, um pouco mais moderno , receber um desconto um ano depois, e ,claro, ser o carro mais querido do país, com alto valor de mercado e baixa manutenção... não atendeu ao esperado e seu custo de produção não estava de jeito algum compensando.
    Então assim se tornou uma série muito limitada, com pouco mais de 47 mil unidades fabricadas .

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  2. Adquiri um fusca "itamar" ano 94 mod. 95, e digo que é informalmente uma série limitada, (não foi a intenção da Vw , nem muito menos enumerar uma quantidade exata) mas sim a meta da Vw, para manter o fusca em produção, não foi atingida para continuar a motivação da fabricação do modelo que ainda era caro de fabricar e atingia (mesmo sendo um carro considerado popular) um público específico devido às circunstâncias da década e da história do carro .;
    É simplesmente o fusca que conhecemos, sem grandes alterações mas que inegavelmente uma nova roupagem para o fusca que ali havia saído de linha em outubro de 1986. Que com o incentivo Fiscal e Saudosista do Presidente Itamar aliado à uma também parcela de anseio íntimo do também Presidente da Vw (Na época era Ford e VW juntas, chamada de AutoLatina) , trouxe uma sobrevida de 1 década ao fusca. Saindo de linha definitivamente em junho de 1996.

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