terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cabrito - A busca pelo VW ideal

No mundo dos mais entendidos de Fusca e seus derivados, carros com peças de outros modelos mais novos ou mais antigos, são chamados de "cabritos". Como por exemplo um Fusca 1968 com parachoque de lâmina única (de 1970 2ª série em diante), ou um fusca 1300 1973 com rodas de 4 furos (somente a partir de 1975 no 1300).

Sempre sonhei em ter um Fusca abaixo de 1970, todo original. Não entendia nada quando adquiri o meu Fusca 1967 (foto abaixo), e acreditava que tinha feito um bom negócio. Porém vi que os detalhes que eu gostava, como as rodas 5 Furos, estavam faltando e fui atrás dessas peças em busca de originalidade. Gastei muito em rodas, eixos e suspensão... Com a grana que gastei á mais só pra deixar o Fusca com cara de 1967, poderia de comprado um carro muito mais original, se soubesse disso à época.



Sendo assim, devemos entender e apreender um pouco das peculiaridades do veículo que desejamos antes de fazer um investimento alto na compra. Como é o caso do Fusca 1971 abaixo, que flagrei à venda por R$ 5.000,00, no ano de 2010 em Porto Alegre. Estava anunciado como "RARIDADE" pelo vendedor. Mas veremos abaixo que isso não é bem assim...


    1. Faróis deveriam ser do modelo "olho de boi", assim com os paralamas para esse farol.
    2. Parachoque deveria ser "cortado" seguindo a linha do paralama.
    3. Em 1971 o fusca não tinha espelho do lado do passageiro (mas poderia como opcional).
    4. Serve também para o 3, pois em 1971 espelho era cromado, modelo raquete. 


     5. Em 1971, o fuscão 1500 possui capô traseiro com duas aletas (até 1972).
     6. Igual ao número 2, deveria ter o "corte" acompanhando o paralama.


      7. Os bancos deveriam ser pretos com gomos altos (creio que esses nem são de fusca).
      8. Manopla de câmbio não confere.
      9. A capa do painel deveria ser em plástico imitando jacarandá (um verdadeiro luxo).
    10. O volante deveria ser do modelo "cálice" na cor preta.
    11. A forração deveria ter uma faixa com o mesmo material do painel, imitando jacarandá.

Portanto, devemos pesquisar e prestar muito atenção na hora da compra. Se você quer um veículo sem compromisso com originalidade, mas que seja bom de rodar e curtir à estrada, tudo bem. Mas se você deseja originalidade, e um carro que conserve todas as características de seu ano, fique atento, pois o que deveria ser uma grande alegria pode se tornar numa grande dor de cabeça.

50 comentários:

  1. Exemplo de cabrito anunciado, veja no link abaixo, fusca 1970 com carroceria no mínimo 1979:

    http://www.webmotors.com.br/WebMotors/Compra/carrosDetalheDescricaoVeiculo/carros-detalhe-descricao-veiculo.aspx?cod=7173153&tipo=U

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  2. Excelente exemplo amigo! Realmente deve ser no mínimo 79. Lanternas fafá, e bocal externo de combustível são as características mais marcantes. Note se que até mesmo as "orelhinhas" surgiram em 1974. É muito comum fazerem isso, principalmente em fuscas com perda total e carroceria em péssimo estado. Triste...

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    1. Meu amigo vc kue nao entendeu kuem nao entende de fusca evc o modelo fuscao e kuatro furos desde 1970 1300 so saiu de 74 em diante kuatro furos

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  3. quer dizer que meu fuscao 74 placa preta esta com rodas 4 furos e deveria ser 5...acho q vc precisa se atualizar...se alguem quiser comprar um fusca e nao entende peça ajuda, pois eh muito facil apontar defeito nas coisas alheias
    abs

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    1. Se seu carro é um Fuscão, ou seja, 1500, é 4 furos sim, e está correto. Se fosse 1300, aí sim devería ser 5 furos. Agora se seu carro é um Fusca 1300, com rodas 4 furos, está errado, e sua placa preta é irregular.

      Eu acho que é você que devería se informar antes de criticar o conhecimento de certas pessoas.

      Sugiro ainda, que leia o último parágrafo da postagem. Se for difícil de encontrar, transcrevo aqui:

      "NOTA IMPORTANTE: Essas postagens não tem finalidade nenhuma de denegrir os carros apresentados, tão pouco os carros dos leitores que não possuam peças correspondentes com o ano. Sua finalidade é auxiliar futuros compradores para que possam ter um bom investimento, e os donos de fuscas, para que possam trazer seus carros de volta à originalidade, preservando assim o valor e a história desses carros."

      Abraço.

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    2. filho ele deixa bem explicado "1300",eles só tiveram rodas 4 furos apartir de 75 e se vc diz que é fuscão é 1500,mas nem fuscão é pois os unicos fuscões são 71 e 72,pois foram os primeiros 1500 e os mais vendidos.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Muito Obrigado pelas descrições! Tinha detalhes que eu conhecia, mas outros como o "jacarandá de plástico" eu não sabia, e calhou exatamente com o fusca que estou a procura, algum "FUSCÃO de RODAS 4 FUROS" hehehe, OU SEJA o 1500 olho-de-boi entre 1970 e 1972.
    Mas gostaria que você me explicasse melhor o detalhe do parachoque com o "corte" seguindo o paralama, que para ser sincero não consegui entender, andei olhando as fotos de revistas digitalizadas de 1970 e não consegui identificar o que você descreveu, e peço desde já que me desculpe a ignorância, mas acho que é melhor ser ignorante uma vez, do que burro o resto da vida. Abraços.

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    1. Você conseguiu resolver o mistério do para-choque? Estou com a mesma duvida.

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    2. Olá amigos, também não entendi o lance do parachoque com o corte seguindo o paralamas ...

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  6. Tenho um 1971...caso interesse 41 98147095....abraço

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  7. Tenho um 1971...caso interesse 41 98147095....abraço

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Olá gostaria de saber se esse fusca é cabrito..
    http://m.olx.com.br/anuncio?ad_id=137560553

    Obrigado
    Régis

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  10. Boa tarde amigo gostaria de saber se a tampa do motor do fusquinha 71 72 73 e aberta com aletas ou fechada

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    1. Olá amigo. O Fusquinha 1300, sempre teve tampa do motor fechada, com exceção da versão 1300-L, que na verdade usava a mesma carroceria do 1500/1600. Abraço.

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  11. A versão 1300L e a partir de qual ano a minha dúvida é em relação ao camado fusquinha e fuscao o que eu conheço e que o fusquinha e 71 72 73 tampa fechada e fuscao 71 72 com aletas está correto obrigado pela ajuda

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    1. Icaro, a versão 1300L sempre foi aberta. E o Fusquinha 1300 sempre foi fechada, incluindo nesses anos. O Fuscão 1500 70/71/72 tinha a tampa aletada com apenas duas entradas, a partir de 73 a tampa aletada passou a ter quatro entradas, que foi usada no 1300L, 1500 e 1600.

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  12. O 1500 71 e 72 tinham como opcional o farol "tremendão", no lugar do olho de boi...

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    1. Amigo, o farol tremendão nunca foi opcional. Era um acessorio fabricado pelo mercado paralelo. Poderia até ser oferecido dentro da concessionária como acessórios em geral, mas nunca como um opcional VW. Abraço!

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  13. Comprei um Fuscão 70 CINCO FUROS. mas as lantenar traseiras são maiores *não é Fafá.
    Podem ser originais?

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    1. Olá Pietro. As lanternas do modelo 1300 sempre foram as pequenas, sem luz de ré. Se for diferente dessas, não é original. Abraço.

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  14. A tampa traseira e Lisa. 1300.

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  15. A tampa traseira e Lisa. 1300.

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  16. Comprei um Fuscão 70 CINCO FUROS. mas as lantenar traseiras são maiores *não é Fafá.
    Podem ser originais?

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  17. Rsrs quanta confusão, são muitas modificações, e eu venho aqui tb com uma dúvida, no caso o meu é um fusca 75 1500 com tampa aletada e lanternas de 3 cores, ou seja com a luz de ré,gostaria de saber se tem algo errado nele e gostaria de saber também a respeito do modelo do volante, painel e banco,qual seria o correto.

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  18. Rsrs quanta confusão, são muitas modificações, e eu venho aqui tb com uma dúvida, no caso o meu é um fusca 75 1500 com tampa aletada e lanternas de 3 cores, ou seja com a luz de ré,gostaria de saber se tem algo errado nele e gostaria de saber também a respeito do modelo do volante, painel e banco,qual seria o correto.

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    1. Olá Emanuel, tudo bem? Pelo que você falou, o carro está OK. Se quiser que eu faça uma avaliação mais criteriosa dos itens, mande fotos dele para meu e-mail: alex.schuquel@gmail.com

      Abraço.

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  19. da uma ajuda ae galera, tenho um 73, farol olho de boi, sem orelinhas, fusquinha msm, so gostaria de saber porque existem 73 com orelhas e farol reto, enquanto o meu deriva de um modelo mais antigo acredito, com apenas um retrovisor cromado, farol olho de boi e alguns detalhes que diferencio dos modelos 73 com 2 retrovisores e farol reto, ja com as orelhas... obg

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    1. Amigo, tem algo errado. O farol olho de boi saiu de linha em 1972. Em verdade, no final de 72 já saíram modelos com farol reto. Sendo assim, em 1973 nunca sairam fuscas com Farol olho de boi. Pode ser que a carroceria original do seu Fusca tenha sido trocada por de um Fusca mais antigo. E outro detalhe, não existem Fuscas 73 com orelhinhas, elas entram em linha de produção em 1974. Retrovisor o Fusca sempre teve apenas um até o Fim da produção, em 1996, o segundo espelho sempre foi opcional.

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    2. Porem muitos entendedores me informaram que saíram poucos fuscas 1973 com farol olho de boi e nao nenhum, por ser um ramo que a sobra de peças gere necessidade de uso ao invez de descarte sem causa valida, sendo que nao tenha sido trocado paralamas ate pode ser original, chances poucas pois como me informaram minimas unidades sairam assim nesse ano, mais nos primeiros meses, aconselho ver a data de fabricaçao dele e concluir por si proprio.

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  20. Parabéns por sua dedicação em compartilhar seu conhecimento

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  21. Este comentário foi removido pelo autor.

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  22. Olá, gostaria de saber porque o farol do fusca que eu comprei tem um vão entre o aro e o farol na parte de dentro. Me falaram que o paralama pode ser de um fusca mais recente, mas eu queria saber que aro e que farol certo eu deveria usar, porque tá muito feio. No vídeo do link mostro o farol a partir do 9:26 minuto.

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  23. Não tenho acesso ao link, mas pelo que falou realmente deve ter uma incompatibilidade de farol com paralamas. O importante á saber se os paralamas são modernos (de 73 em diante) ou olho de boi (até 73).
    Como o olho de boi é maior, talvez você tenha comprado o farol moderno quando deveria ter comprado olho de boi, ou tremendão.

    https://www.google.com.br/search?q=farol+tremend%C3%A3o&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=nts&tbm=isch&imgil=ssGjJZypSSvFZM%253A%253BuLRSc1d-8kxO9M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fopasgarage.blogspot.com%25252F2011%25252F02%25252Frossi.html&source=iu&pf=m&fir=ssGjJZypSSvFZM%253A%252CuLRSc1d-8kxO9M%252C_&usg=__FrwUBOw0rHasdX202e-LmC7LGJw%3D&biw=1440&bih=789&ved=0ahUKEwjA3YagpPTPAhUKGpAKHWE0CAIQyjcIMQ&ei=cW8OWIDhLoq0wATh6KAQ#imgrc=ssGjJZypSSvFZM%3A

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  24. Boa noite o meu fusca 1300 marca no documento 72, porem é tudo 74. Volante bumerangue, entradas de ar, orelinha, farol reto, enfim tudo 74. Será que foi tudo modificado.ou seria um erro do ano no documento?

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Tudo indica que a carroceria foi trocada. Dificilmente o Detran erra tanto no ano do veículo.

      Mas há uma de tirar a prova real. Atrás do velocímetro sempre vem estampada a data de fabricação do mesmo, e consequentemente do carro. Quando a carroceria inteira é trocada (por motivo de acidente, ou total apodrecimento da carroceria original) ninguém faz a troca do velocímetro.

      Se ele for de 1974, pode ter certeza que a carroceria foi trocada.

      Abraço e boa sorte.

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  25. Top.. grandioso o seu conhecimento e ainda passando isso para outras pessoas que amam os fuscas.. abraço.. vc tem Facebook?

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    1. Obrigado amigo, meu desejo realmente é ajudar outros Fuscamaníacos a não cometerem o mesmo erro que cometi. Tenho facebook sim: Alexsander Schuquel

      Abraço!

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  26. Amigo parabéns pelo seu conhecimento. Comprei um fusca pois sempre foi meu sonho Ele e um 1970 e tudo indica que é da segunda série mas eu tenho dúvidas e quero colocar ele todo zerado se puder me passar um contato agradeço

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    1. Recebi seu e-mail amigo, responderei por lá.

      Abraços!

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  27. Amigo parabéns pelo seu blog, muito esclarecedor.
    Gostaria de um esclarecimento, sabe me dizer se existem alguns fuscas 72 que no documento consta como 1300 ( BF ), mas as lanternas traseiras e tampa do motor são do fuscão e a suspensão dianteira é de pivô e na traseira também é 4furos e a caixa tem a cebolinha da luz de ré e com freios a disco na dianteira. Porquê será que existe alguns 72 com essa configuração, como nos 1300L ?

    Obrigado

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    1. Olá amigo, tudo bem? Não isso não procede.

      O Fusca 1300 teve suspensão de 5 Furos de embuchamento até 1974, e mesmo após passando para 4 furos, ela continuou com embuchamento, se não me engano até 1978.

      Nunca existiu tal configuração. Para mim, a carroceria inteira foi trocada, incluindo a suspensão e o eixo traseiro. Era relativamente comum fazer isso antigamente, com a finalidade de modernizar, ou deixar um 1300 mais seguro como o 1500 ou 1600.

      Espero ter ajudado.

      Abraços!

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  28. Boa noite...parabéns pelo blog! Muito esclarecedor para os aspirantes a fusqueiros! Realmente tem muita gambiarra, "misto quente"como chamamos aqui ou os cabritos,como você citou ao início.Além de mascarar a identidade dos besouros,essas mudanças,ao invés de "modernizar",acabam sim,enfeiando os pobres fuquetas.Adoro Fusca,tive dois e ainda não desisti de encontrar meu legítimo e original Fuscão 1500 1972.Com tudo original...ou pelo menos, restaurado nos padrões. Abraços.

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    1. Obrigado Richard! Espero ajudar os amigos que tem dúvidas sobre a originalidade de seus carros. Minha missão é incentivar que a pessoa pesquise a história, pesquise as diferenças de ano a ano, para assim encontrar o seu VW ideal. Forte abraço!

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  29. Ola se Alexandrer poderia me ajudar em saber o que é original no Fusca que acabei de comprar 71 pois ele é pra minha mulher gostaria de descobrir algumas coisas?

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    1. Olá amigo, tudo bem? Me envie um e-mail com fotos de seu carro que posso lhe ajudar. Meu e-mail é o seguinte: alex.schuquel@gmail.com

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  30. Boa tarde. Procede a informação que os Fuscas 1500 de Outubro de 72 em diante já saiam com os faróis "em pe"? E que algumas unidades do mesmo carro no inicio de 73, foram fabricadas com os faróis olho de boi?

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    1. Olá amigo, tudo bem? Já ouvi essa história também, mas nunca consegui confirmar. Pessoalmente não acredito, mas não nego a possibilidade, já que a VW geralmente adiantava os modelos do ano seguinte em meados do ano anterior.

      Atrás do velocímetro sempre tem a data de fabricação do carro, dependendo se o carro for fabricado bem ao final de 72, talvez ja saia de fábrica com os farois retos.

      Abraço!

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