terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gurgel BR 800 trabalhando!

O "Gurgel BR 800" foi uma das últimas esperanças de salvar a Gurgel da falência. Não é propriamente um derivado a ar, pois possuía um motor boxer de dois cilindros e 800 cm³ (ou seja, um motor de Fusca 1600 cortado ao meio), sendo esse refrigerado a água. Esse curioso motor foi batizado de "Enertron". Mas fica aí a curiosidade!


6 comentários:

  1. Olhei nos relacionados na primeira postagem da primeira página e não pude deixar de olhar, pois curto pra caramba os BR800. Podem não ser um exemplo de estética, mas é um carrinho feito na época errada no país (país??) errado...
    Outro fato legal desse motor "Enertron" é que foi o primeiro motor no Brasil (quiçá na America Latina) a não possuir correia trapezoidal, o alternador era acionado pelo comando, maaaaaaaaas como o uma volta do virabrequim equivale a meia do comando não deu muito certo, mas mostra o que um senhor visionário E BRASILEIRO pode fazer... O sistema de ignição era com duas bobinas e um módulo e o sistema mandava centelha simultânea. Pena que o governo preferiu apoiar as empresas de fora e boicotar a Gurgel.
    Abração e desculpa o texto!

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    Respostas
    1. Cara, obrigado por complementar a postagem. Realmente, eu até sabía do alternador pelo eixo do virabrequim, mas que tinha duas bobinas não. Nunca vi Enertron pessoalmente, mas o dia que tiver a oportunidade, tenho de conhecer.

      A Gurgel não merecía ter o fim que teve. Na verdade não teve um fim, hoje em dia fazem tricículos com caçamba, mais feios que o diabo...

      Abração.

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    2. Eu já vi até andei de BR!! hehe Velho e não é tão fraquinho não. Só o cambio é meio longo pro motor, na lomba deve um pouco, mas no plano vai bem pra caramba. Um diferencial de repente do Chevette Junior ficaria bom pra caramba.
      Um senhor que vai com uma Miura X8 vermelha no Zivi tem um BR e o da Interlagos azul também, uma hora que forem no encontro eu mostro pra ti o motor. Velho e pior que não ronca tão mal não...
      Tem beeeeeeeeeem menos vibração que o motor VW á ar e é mais girador. Vai a quase 6000 rpm tranquilo, enquanto o de Fusca, vai a 4500/4600, se esgoelando e já dando flutuação de válvula.
      Ah tu vai adorar essa curiosidade sobre o BR: O câmbio dele, se não é o mesmo do Chevas, é baseado nele! O do Supermini já é diferente...
      Nem é a família Gurgel mais que faz aquilo. O cara foi no Registro de sei lá o que e viu que a marca tinha expirado, e comprou por R$350,00 se não me engano, e tá fazendo aquelas porcarias chinesas.
      Abração!

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    3. Um dia tenho de ver esse carro. Lá na Sertório, bem no início (ou final), na esquina com a Baltazar, tinha um Super Mini pra vender, ou BR 800, de relance não identifiquei e acho que ainda está lá.

      Que ele tem uma porrada de coisa de Chevette isso eu sabía. Não chega a ser um representante da movimento a ar, até porque ele é à água.

      A história do cara que "comprou" a Gurgel eu também já sabía. Uma puta falta de sacanagem!

      Abraços.

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    4. Supermini! A grade é diferente e a traseira é mais inclinada, pois ele tem tampa do portamalas, o BR800 só ergue o vidro (chuuuuuuuuuuuuupem SUVs de hoje que se acham pois o vidro ergue separado da tampa).
      Mas o conceito do motor é boxer é um 1600 cortado no meio, é e não é um representante, hehe. Penso em comprar um desses ano que vem pra ir pro serviço e deixar o 64 em casa.
      O senhor do Miura vermelho, como comentei acima, tem um, ele disse que chegou a fazer 32km/l na estrada! O_o Ele levava as coisas pra praia com o Corsa que ele tinha, voltava com o carro vazio e ia de BR pra andar por lá. hehe
      Nem me fale! E a família do senhor João Augusto Conrado do Amaral Gurgel como fica??
      Abração!!

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    5. Poisé, agora não tenho certeza se era um BR 800 ou Supermini. Mas era diferente dos BR 800 que sempre vejo, a não ser que tiveram dois modelos de BR 800. Cara, 32km/l!!! Se estivesse sendo rebocado por uma Honda Biz, a favor do vento, e na decida até acredito. Não podemos esquecer que ainda não deixa de ser o velhor boxer de 34. Já li em reportagens que o consumo do BR 800 não acompanha a sua performance. Vi numa 4 Rodas, que o consumo dele é 12,2km/l na cidade. Como te uma caixão longa, deve fazer no máximo dos máximo, e sendo bem otimista, uns 16km/l.

      Dá uma olhada nesse link:

      http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/quatrorodas/369/

      Ou seja, ele faz um pouco mais que um Fusca 1300...

      Abração!

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