No início da década de 60, a personalização de fuscas ainda engatinhava no Brasil. O rol de acessórios era limitado aqueles vendidos pelas concessionárias e alguns poucos por empresas externas. Dentre esses acessórios, alguns tinham uma finalidade maior do que a estética, tais como retrovisores externos (sim, ainda eram acessórios!) luz de ré, farol de milha, etc...
Dentre os acessórios de cunho necessário, um que se destacou quase com que exclusividade, foram os faróis "tremendão" da Rossi, que iniciou sua fabricação em 1959. Eram modernos, tinham foco preciso e eram selados (sealed beam) que desenvolvia um ótimo raio de alcance. A Rossi não só fabricou esse faróis, mas também uma gama de outros produtos, tais como retovisores externos com farol embutido, retrovisores internos com sistema antiofuscante, faróis de milha, entre outros, que hoje são verdadeiras moscas brancas para colecionadores.
Vejamos o que dizia a propaganda de época:
"V. ganha tôdas as vantagens do Sealed Beam GE. Alcance muito maior: o faixo baixo antiofuscante e assimétrico do Sealed Beam GE atinge 120 metros. Luminosidade maior: você sentirá que a poeira, a chuva e o tempo não influirão mais na intensidade dos seus faróis, porque o Sealed Beam GE é HEMÈTICAMENTE FECHADO, matendo ao longo de sua vida as características iniciais. Além disso, o Conjunto Sealed Beam GE/Rossi leva lanterna de estacionamento e dá muito mais beleza ao seu carro. Mande logo instalar em seu carro o nôvo e luxuoso CONJUNTO SEALED-BEAM GE/ROSSI."
Hoje a estética do farol "tremendão" é de certo gosto duvidoso, principalmente por dar o ar mais moderno ao fusca, que sendo do modelo antigo, não é de se desejar. Mas não podemos negar a importância da Rossi no mercado nacional de acessórios, pois sem dúvida, sua contribuição merece destaque.
Esse farol serve no modelo 78 1300L?
ResponderExcluirNão amigo, ele foi feito apenas para os Fuscas com paralama olho de boi, ou seja, até 1972. Ele era um acessório feito, exatamente para tentar imitar o dos Fuscas como o teu. Abraço.
ExcluirQual ano do Fusca com o farol tremendão?
ResponderExcluirOlá amigo. O Fusca nunca saiu de linha com o Farol tremendão. Ele era um acessório. Sempre saiu de fábrica com os faróis olho de boi. O tremendão serve em todos os Fuscas até 72.
ExcluirAbraço.
Alexsander boa tarde. Quanto pago por um par de acessórios para substituir o farol olho de boi ? Obrigado, Jonatas O. Bertin.
ResponderExcluirAmigo, essa peça pode ser encontrada tanto nova como usada. O valor varia, mas creio que poderá encontrar um par por no máximo R$ 150,00. Abraço.
ExcluirAlexsander, muito obrigado pelos esclarecimentos ! Grande abraço. Att, Jonatas O. Bertin.
ResponderExcluirAmigo tem o farol olho de boi ? Quanto pede?
ResponderExcluirFicaria feio ou muito "desoriginal" se seu colocasse este farol no meu fusca 1977?
ResponderExcluirOlá amigo. Para começar não serviria, pois esse farol foi feito para usar nos Fuscas com paralamas olho de boi (até 72). Em verdade, ele fora feito já para imitar os farois modernos como do teu 77, então mesmo que fosse possível, perde inclusive o sentido adaptar eles no teu carro.
ExcluirAbraço!
Só um comentário... A última foto dessa postagem... É um Fusca modelo 73 em diante, com um tipo de "tremendão"
ExcluirConfere?
Achei ótimo até!
Oi amigo. Na verdade esse carro deve ser de 70 segunda série até 72, pois em 73 já vieram os farois retos. Parece diferente por conta do parachoque, mas é o mesmo tipo de farol. Abraço!
ExcluirParabéns pelo assunto abordado... Muito esclarecedor e bem explicativo...
ResponderExcluirNa Kombi ele fica mais bonito porque fica de lado, mas o que eu queria entender é como um farol de caminhão Mercedes foi parar num fusca, qual a origem dessa relação.
ResponderExcluirme tire uma duvida tem um para-lamas com furo e gradinha e outro sem ,,,tenho um fusca 1970 sem a gradinha e o furo no para-lamas ...como e o modelo 70 original tem com furos ou sem?
ResponderExcluirOlá amigo. Até a primeira série de 1970, todos vinha, com a grade de buzina nos paralamas, mas alguns a grade do lado do carona era furada e outras não. Acredito que nos modelos mais antigos (65, 66, 67) eram todas furadas, talvez só no final da produção, até para reduzir custos, eles vinham só com a grade decorativa, mas não furada.
ExcluirAbraço!
Boa tarde!
ResponderExcluirEstou comprando um fusca 1963 (aparentemente bonito) faróis tremendao!! Esse modelo e original da época de 63?
Olá amigo. Não, esse farol tremendão nunca foi original da VW, sempre foi um acessório. E mesmo assim acredito que só tenha sido feito no final dos anos 60 ou início dos 70.
ExcluirAbraço.
A Rossi chegou a exportar esse farol? Sabe dizer se a ideia dele nasceu aqui ou pegaram é fora?. Na Internet tem muito fusca e kombi gringos usando este farol
ResponderExcluirAmigo é mais provável que a Rossi tenha copiado dos gringos esse modelo de farol, até por que eles passaram do farol olho de boi para o farol reto uns 2 ou 3 anos antes de nós. Abraço.
ExcluirBoa noite !
ResponderExcluirEstou querendo comprar um Fusca 68 , ele está com os faróis tremendão, tem como eu colocar nele os faróis olho de boi novamente ?
Olá amigo. Tranquilamente, não há qualquer alteração na estrutura para instalar esse farol. É só desparafusar um e aparafusar outro. Abraço!
ExcluirBom dia amigo, será que pode me ajudar? Estou olhando um fusca 69 mas percebi que ele não tem as grades de buzina, isto é normal? É possível instalar?
ResponderExcluirOlá amigo. Ele deveria ter, provavelmente foi trocado pelo modelo do Fusca 70 2ª série em diante. Eles possuem pequenas diferenças na curvatura, quase imperceptiveis. Mas você pode sim instalar a grade de buzina, porém antes de fazer o corte precisará medir certinho a posição onde ela fica. Abraço.
ExcluirMuito obrigado!
ExcluirOla querido.! Ótimo post.. me tira uma dúvida ..eu tenho um fusquinha 72 ele não tem paralamas olho de boi .. mas nunca foi mexido.. sabe me dizer se tiveram edições do 72 sem olho de boi !!?? Obrigada pela atenção
ResponderExcluirOlá Roberta tudo bem? De regra todo 72 deveria ter saído de fábrica com farol olho de boi. Mas já ouvi dizer, e não tenho certeza, que os ultimos modelos lançados no ano de 72 já sairam com os farois retos, modelo 73. Se seu carro nunca foi mexido, pode ser que seja esse caso. Para tentar matar essa charada, veja atrás do velocímetro, lá está gravado, ou com carimbo, ou no próprio metal, a data de fabricação. Se for dos ultimos meses de 72, bem provavel que esse seja o caso. Abraço e boa sorte!
ExcluirAs respostas acima, esclareceram muitas dúvidas que eu tinha referentes aos faróis dos modelos até 72. Parabéns e obrigado.
ResponderExcluirSaiu olho de boi em 1973? (73/73)
ResponderExcluirNão amigo, foi só até 1972. Há relatos, inclusive, de Fuscas do final de 1972 que já vinham com o farol reto, como modelo 73.
ExcluirBoa tarde pessoal... Tudo bem? Espero que sim... Tenho um Fusca 72 1500, estou tentando encontrar um paralama original (igual) do lado direito (passageiro), alguém poderia informar onde posso encontrar? Eu encontrei apenas do Fusca 1300.. desde já agradeço pela força
ResponderExcluirTeria como colocar um farol tremendao em fusca 80?
ResponderExcluirOlá, não é possivel colocar esse farol sem trocar os paralamas para o modelo do Fusca antigo (1972 para baixo). Ele servia exatamente para fazer com que os Fuscas antigos de parecessem com os mais modernos, como o seu. Abraço.
ExcluirBoa noite! Ótima publicação. Tinha muitas dúvidas sobre essa questão dos faróis, dos modelos. Parabéns. Agora uma pergunta que não vi acima. Existe jeito de reparar o farol selado ,caso queime alguma iluminação dele ? Alguma lâmpada? Comprei um par usado e parece que o farol alto não está acendendo. Muito obrigado !!!!
ResponderExcluirOla Alexsander, sou novo no mundo Fusca. Tenho um 1972, 1500 cc.
ResponderExcluirO meu tem o farol Tremendão e é todo original. Em sua opinião, eu deveria deixa-o o Tremendão ou colocar o olho de boi?
Abs
Olá Fabio, tudo bem? Amigo acho o tremendão um belo acessório. Se sua intenção não é deixar ele totalmente original, não vejo mal nenhum em continuar com esse acessório. Mas se quiser, pode ter os dois, e trocar quando enjoar de um ou outro, pois só um parafuso é necessário para essa troca. Eu faço assim com rodas e volantes, sempre que emjoo, troco por outro de minha coleção, mas sempre mantenho tudo guardado. Um abraço!
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