sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tremendão: Mais do que acessório

No início da década de 60, a personalização de fuscas ainda engatinhava no Brasil. O rol de acessórios era limitado aqueles vendidos pelas concessionárias e alguns poucos por empresas externas. Dentre esses acessórios, alguns tinham uma finalidade maior do que a estética, tais como retrovisores externos (sim, ainda eram acessórios!) luz de ré, farol de milha, etc...

Dentre os acessórios de cunho necessário, um que se destacou quase com que exclusividade, foram os faróis "tremendão" da Rossi, que iniciou sua fabricação em 1959. Eram modernos, tinham foco preciso e eram selados (sealed beam) que desenvolvia um ótimo raio de alcance. A Rossi não só fabricou esse faróis, mas também uma gama de outros produtos, tais como retovisores externos com farol embutido, retrovisores internos com sistema antiofuscante, faróis de milha, entre outros, que hoje são verdadeiras moscas brancas para colecionadores.

Vejamos o que dizia a propaganda de época:

"V. ganha tôdas as vantagens do Sealed Beam GE. Alcance muito maior: o faixo baixo antiofuscante e assimétrico do Sealed Beam GE atinge 120 metros. Luminosidade maior: você sentirá que a poeira, a chuva e o tempo não influirão mais na intensidade dos seus faróis, porque o Sealed Beam GE é HEMÈTICAMENTE FECHADO, matendo ao longo de sua vida as características iniciais. Além disso, o Conjunto Sealed Beam GE/Rossi leva lanterna de estacionamento e dá muito mais beleza ao seu carro. Mande logo instalar em seu carro o nôvo e luxuoso CONJUNTO SEALED-BEAM GE/ROSSI."

Hoje a estética do farol "tremendão" é de certo gosto duvidoso, principalmente por dar o ar mais moderno ao fusca, que sendo do modelo antigo, não é de se desejar. Mas não podemos negar a importância da Rossi no mercado nacional de acessórios, pois sem dúvida, sua contribuição merece destaque.




11 comentários:

  1. Esse farol serve no modelo 78 1300L?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, ele foi feito apenas para os Fuscas com paralama olho de boi, ou seja, até 1972. Ele era um acessório feito, exatamente para tentar imitar o dos Fuscas como o teu. Abraço.

      Excluir
  2. Qual ano do Fusca com o farol tremendão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. O Fusca nunca saiu de linha com o Farol tremendão. Ele era um acessório. Sempre saiu de fábrica com os faróis olho de boi. O tremendão serve em todos os Fuscas até 72.

      Abraço.

      Excluir
  3. Alexsander boa tarde. Quanto pago por um par de acessórios para substituir o farol olho de boi ? Obrigado, Jonatas O. Bertin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, essa peça pode ser encontrada tanto nova como usada. O valor varia, mas creio que poderá encontrar um par por no máximo R$ 150,00. Abraço.

      Excluir
  4. Alexsander, muito obrigado pelos esclarecimentos ! Grande abraço. Att, Jonatas O. Bertin.

    ResponderExcluir
  5. Amigo tem o farol olho de boi ? Quanto pede?

    ResponderExcluir
  6. Ficaria feio ou muito "desoriginal" se seu colocasse este farol no meu fusca 1977?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Para começar não serviria, pois esse farol foi feito para usar nos Fuscas com paralamas olho de boi (até 72). Em verdade, ele fora feito já para imitar os farois modernos como do teu 77, então mesmo que fosse possível, perde inclusive o sentido adaptar eles no teu carro.

      Abraço!

      Excluir
  7. Parabéns pelo assunto abordado... Muito esclarecedor e bem explicativo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...