terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eu amo Fusca!

Eu amo Fusca

O que é o amor? Segundo algumas definições do dicionário Priberam, o amor é a “disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém”, é o “entusiasmo ou grande interesse por algo”, é “grande dedicação ou cuidado”.

Observando esta foto, comecei a me questionar: O que eu estava fazendo ali? Por que eu estava todo sujo, cansado, mal vestido e carregando sucatas? O que um jovem como eu, inteligente, instruído e bem apessoado, estava fazendo em meio ao ferro retorcido e à ferrugem?

Ao ler estas definições de amor, acabei compreendendo o motivo de estar ali. Só podia ser amor! Mas amor não é um sentimento entre pessoas? Pode haver amor de uma pessoa para com um objeto inanimado e sem emoções? Sim, eu acredito que sim!

Algumas pessoas podem achar que é fútil da minha parte, amar um objeto. Eu amo Fusca, e ele com certeza é um objeto inanimado, e incapaz de expressar emoções. Mas o Fusca me faz feliz, muito feliz, e isso não é uma das finalidades do amor? Com certeza que é! Em verdade, a felicidade é a única finalidade do amor!

Acontece que eu não amo Fusca em sentido estrito, mas sim em sentido lato, em sentido amplo. O Fusca para mim é muito mais que um objeto, que tem como único fim transportar pessoas. O Fusca não é só um carro, ele é motor, é mecânica, é viagem, é paisagem, é encontro, é amizade... Ele é um estilo de vida. O Fusca é o meu "mundo"!

Poucas pessoas sabem, mas sou Advogado por profissão, legalmente aprovado nos rígidos requisitos da Ordem dos Advogados do Brasil. Possuo em minhas costas 19 anos de estudos ininterruptos, e acreditem isso é muito tempo! Muitas pessoas preconceituosas veriam essa foto, e diriam: "- Olha lá, é advogado e parece um mendigo juntando lixo!"

Quem me vê nessa situação, e não compreende o que estou fazendo, o que estou sentido, instantaneamente irá realizar sua crítica preconceituosa. Só que o Fusca me “ensinou” uma coisa muito importante: Ter humildade no coração!

Quando amamos algo, ou alguém, pouco nos importa o que os outros pensam. Se aquilo que amamos (seja  uma coisa animada ou inanimada) nos faz feliz, e é importante em nossas vidas, jamais iremos abrir mão pela simples e imotivada opinião de terceiros!

Quando falamos em amor, pensamos na definição universal, entre o homem e mulher. Mas também existe o amor de mãe para filho, de irmão para irmão, de amigo para amigo... E todos são bem diferentes do conceito original. Sendo assim, o amor entre uma pessoa e um objeto é possível!

Quando o amor é verdadeiro, sofremos, suamos, sangramos... Mas tudo isso vem acompanhado do mais importante: Um sorriso no rosto! =)

16 comentários:

  1. Sabias palavras amigo...
    Sou apaixonado pela mesma coisa,desde que aprendi a falar...O FUSCA.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meu amigo. Realmente um belo e profundo texto que deve fazer com que muitos se reconheçam.
    Compartilho como tu desta mesma paixão que não precisa ser explicada e sim somente vivida. Os significados da vida se modificam a cada momento onde enfrentamos situações que não conseguimos reverter. Muitas vezes me pergunto onde fica o meu sossego que não encontro em lugar nenhum, quando não são os questões pessoais e tenho muitas delas são as questões financeiras que nos trazem limitações. Estamos sempre lutando ou tendo de aceitar certas coisas que estão escritas na história de nossas vidas.
    Sujar a mão com o que se gosta é o melhor perfume para se sentir bonito por dentro. Te sinto ainda assim um pouco de coração apertado, ressentido com o comportamento de outros.
    É isso meu amigo, isso se chama crescer, entender que da vida ninguém nos disse que teríamos o melhor. Ainda assim nos cabe não parar e procurar o melhor pra nós e para os que estão a nossa volta. São doses de alegria e tristezas até o fim só que antes do fim ainda teremos mais uma peça do fusca pra buscar seja lá onde for. Guarda uma tampa de motor destas que eu quero colocar na minha garagem!
    Abração e parabéns pelo texto se permitires vou publicá-lo no meu blog.
    Macfuca

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Amigo, fiquei emocionado com tuas palavras. Como sempre, conseguiste capitar com o coração as palavras e sentimentos que tentei expressar no texto. Como tu sabiamente disse, sujar as mãos é o melhor perfume para sentir bonito por dentro! E é exatamente isso o que sinto. Quando estou ali, no meio da sujeira, caçando peças, redescobrindo o passado, sentindo o cheiro da ferrugem, me sinto realizado, me sinto livre, me sinto bem! Pode parecer estranho para muita gente, e muitos devem me condenar por isso. Mas não me importo, pois não estou fazendo mal a ninguém, somente o bem, e esse bem é para mim mesmo! Agradeço o te comentário, e fico muito feliz em receber o teu reconhecimento, pois para mim tu é uma inspiração, tanto como blogueiro, quanto como pessoa. Grande abraço!

      Excluir
  3. DESCULPEM,VOU DEIXAR AQUI NO BLOG O MESMO QUE DISSE NO FACE PARA NÃO FICAR EM BRANCO MINHA OPINIÃO.
    Só temos a dizer que sentimos muito orgulho de vc Alexsander pois ninguem mais do que eu e tu mãe conheçemos teu caráter, mesmo com todo o estudo que tens em nada mudou, pois sempre foi assim desde criança com o mesmo perfil, educado, atencioso, humilde e acima de tudo amoroso com tua familia. Somos felizes em poder compartilhar esta declaração que mostra a todos nós, pode contar conosco sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velho, muito obrigado pelo elogio. Tu como ninguém me conhece, e sabe que tenho dezenas de defeitos, mas se tenho uma virtude a qual faço questão de praticar, essa é a humildade. Obrigado pela criação que me deste, pois ela com certeza teve influência no meu caráter. Um Grande Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelas palavras, o Post do ano! Sugiro que sejam de alguma forma "coladas" em alguma parte do Blog, não devem ficar esquecidas entre os posts antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, obrigado pelas palavras. Fico feliz em saber que gostaste do texto! Vou pensar numa forma de deixar o texto acessível na página principal do blog, pois creio que mesmo no futuro, possa servir de inspiração e consolo para novos fusqueiros Abração!

      Excluir
  5. Muito lega, parabéns e é isso temos que fazer o que gostamos pois a vida é curtíssima.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigão. É o que sempre penso! Aproveite a vida o quanto der, mas sem passar por cima das pessoas. Se eu sempre conseguir fazer isso, com toda certeza irei dormir a noite, com a consciência tranquila... Abraços!

      Excluir
  6. È isso aí, meu amigo! Se me permite, faço de tuas palavras as minhas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que conseguiu te identificar com minhas palavras. Tentei me expressar de uma forma que outra pessoas também pudessem sentir o que sinto. Abração!

      Excluir
  7. Falou e disse! O importante é fazer o que gosta, realizar sonhos e ser feliz. Assim como vc e muitos outros fusqueiros eu tambm ouvi muitas críticas... fazer o que? nem nós sabemos de onde vem esse sentimento.... gostamos de Fusca, e isso basta! Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Diego! As críticas fazem parte do cotidiano de quem tem, e participa desse universo da fuscamania. Havia um tempo em que eu me ofendia com isso. Hoje, não mais me preocupo, o faço o que gosto, sem vergonha disso!

      Valeu pelas palavras. Abração!

      Excluir
  8. po galera, assim eu choro!!!!!
    estava hoje desanimado pra continuar a luta na reforma de meu fucão 75, quando achei esses poemas fukeiros, bem animadores!!!!!
    compartilho do mesmo amor pelo fusca, tenho muitas lembranças legais dentro de vários fuscas, 61,67,68,76, agora terei novas num 75...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanime amigo! Fico feliz em saber que conseguiu se identificar com o texto. Minha intenção foi mesmo mostrar aos amigos que não podemos nos abalar com as dificuldade, com as críticas, ou o que for, contanto que estejamos felizes fazendo o que gostamos!

      Abraços e sucesso na tua restauração! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...