quinta-feira, 22 de maio de 2014

9 Motivos para ter um Fusca

Texto criado por CLEITON PINHEIRO!

Para acessar a matéria original, clique neste link.
_____________________________________________________


Meu primeiro carro era para ser um fusca, uma pena que não foi, acabou sendo um Chevette 77, mas logo o vendi e comprei meu primeiro Fusca, um 77 assim como o Chevette. Era lindo, vermelho, tão lindo que no dia que comprei, ainda no caminho de volta para casa fui parado por um senhor que queria compra-lo de mim, pois ele ainda sustentava a placa de “vendo” que eu havia esquecido de tirar do vidro.

Minha predileção por carros antigos vem de cedo, desde quando cochilava no banco de trás do fusca 72 de meu avô, quando a minha família encarava aqueles maravilhosos passeios de fim de semana.

Hoje, alguns carros depois ainda possuo um Fusca, ainda não é o meu favorito, talvez, mas isso é papo para outro artigo.

Nesse artigo aqui eu enumero 9 motivos para se ter um fusca.. mas também vale para qualquer outro carro antigo que você goste.

1º Motivo: Custo benefício


Começo pelo motivo mais óbvio, custo benefício, é mais barato ter um carro antigo do que um carro novo. É muito mais em conta, porém com algumas ressalvas. Não é qualquer Fusca que tem manutenção barata, um Fusca da década de 50 com motor e caixa originais pode trazer alguma dor de cabeça na hora da retifica ou substituição de peças, já modelos mais recentes como de 70 ou 80 são bem mais acessíveis. Além disso o valor de um Fusca é bem menor que um outro carro mais novo, embora o fusca valorize a cada dia.

Exemplo: Um Fusca que custa uns R$ 6 mil com certeza está em melhores condições que um Fiat Tempra no mesmo valor e 10 anos mais novo.

Outra comparação é saber que esse Fusca de 6 mil vai a qualquer lugar que um carro zero de R$ 30 mil vai. pode levar um pouco mais de tempo, mas vai.

2º Motivo: Relativa economia

O Fusca nunca foi o carro mais econômico do mercado, nem em seu tempo e nem hoje. Pode ser que por algum momento onde a importação de veículos estava proibida ou quando teve a crise mundial do petróleo, o Fusca tenha sido a melhor opção de carro econômico. Hoje temos carros novos que com alta tecnologia e injeção eletrônica fazem mágica com o combustível, mas mesmo assim um fusquinha 1300 bem regulado pode andar bem e gastar pouco combustível, de 9 a 11Km/l.

Resumindo, o Fusca pode não ser o carro mais econômico, mas sem dúvida não é o mais beberrão.

3º Motivo: Velocidade reduzida

Salvo os casos de customização e preparação de motores um fusquinha mantém uma velocidade muito segura, ainda mais se o proprietário quiser mantê-lo o mais original possível. Passar de 110km/h em um 1300 é tarefa difícil e se levar em conta os pneus originais, dificilmente o motorista vai se aventurar em “alta” velocidade, isso pode ser um fator positivo, raramente se vê um Fusca acidentado por excesso de velocidade, e convenhamos para que essa pressa toda?

Ok, ok. um carro 2.0 é ótimo em subidas ou quando se anda com 5 pessoas dentro do carro. Mas o fusca provavelmente fará o mesmo percurso só que deve-se levar a paciência com você
Muitos Fuscas são até muito potentes, um 1600, por exemplo, é um canhão, mas com o carinho que você terá pelo carro dificilmente irá colocá-lo em situações de risco.

4º Motivo: Teste de namorada e amigos

Esse benefício é um tanto incomum, mas veja bem. Se você for um fusqueiro(a) solteiro(a) provavelmente quando começar um relacionamento será colocado à prova, piadinhas e insinuações virão por parte de sua namorada(o). Até chegar ao ponto da celebre frase “ou o Fusca ou eu!”. Graças ao Fusca você poderá testar a tolerância da sua namorada(o) antes de se aventurar por um relacionamento mais sério.

Por outro lado se sua namorada(o) gostar muito do Fusca e acabar querendo comprar um só pra ela, case-se imediatamente, não a(o) perca para outro fusqueiro(a).

Quanto aos amigos é o seguinte: experimente estacionar o Fusca próximo a uma roda de amigos, comece pelos comentários que farão respeito do fusca e termine a amizade com aquele que se apoiar no capô e colocar o pé no para-choque. Amigo que é amigo respeita o carro alheio, seja velho ou novo.

5º Motivo: Manutenção

Totalmente ligado ao item custo benefício, a dificuldade de manutenção de um Fusca, ou carro antigo qualquer, está proporcionalmente ligada a sua idade e popularidade.

  • Quanto mais antigo = mais difícil encontrar peças
  • Quanto mais popular = mais barata a manutenção

A popularidade do Fusca é indiscutível, porém muitos Fuscas foram maltratados com o passar dos anos, então existe muito mercado para mecânico, mesmo assim o Fusca ainda possui uma manutenção relativamente barata. Um serviço prestado em um carro novo mesmo que seja simples pode ser mais caro que um serviço feito em um carro de tecnologia antiga.

A necessidade de especialização não aparece no currículo do mecânico que vai consertar o fusca. Qualquer um sabe fazer um serviço no Fusca. A única ressalva é justamente essa: qualquer um “sabe” fazer um serviço no Fusca. Está cada vez mais difícil encontrar quem tope fazer um serviço no Fusca, ou ainda, um que saiba realmente fazer como deve ser feito.

6º Motivo: Ser reconhecido

Às vezes não é um beneficio, mas ter um Fusca bem inteiro, reluzente e que chama atenção facilita ser reconhecido, eu mesmo toda semana encontro alguém que me viu em um determinado lugar, graças ao carro. Esses dias estava eu em um engarrafamento e um amigo apareceu, viu meu fusca e veio logo, é muito legal isso. Essa semana eu reconheci o fusca de um amigo e fui falar com ele, eu estava de moto e ele parado no engarrafamento.

Encontrar amigos ou ser encontrado pode render uma boa conversa e até mesmo uma carona em dias difíceis. Mas cuidado com saídas de motel, sempre tem alguém olhando :).

7º Motivo: Ser a alegria das crianças

Por mais de uma vez temos esse prazer, crianças acenam de dentro do ônibus, das calçadas e até de dentro do carro zero do papai. “olha mamãe, um fusquinha!”.

Isso realmente não tem preço, e se você responder de volta com uma buzinadinha e um aceno a criançada retribui com um sorriso espantado no rosto. Plantar o gosto dos fusquinhas nas crianças nos faz querer que elas sejam adultos mais conscientes e menos inconsequentes como alguns adolescentes que estampam a primeira página dos jornais.

Se você assim como eu tiver filhos verá isso logo cedo, minha filha ainda bebê sem saber falar, sabia apontar seu carro predileto, “fukinha papai!” e reclamava muito se eu a levasse para o meu outro carro.

8º Motivo: Se sentir parte da história

Quando você compra seu primeiro Fusca não espera o que vem em seguida. Se você cair de cabeça nesse mundo vai conhecer um carrinho bem simpático que fez parte da história mundial e da nossa história nacional também.

Conhecer varias curiosidades onde o Fusca esteve envolvido é demais. Se quiser ir mais fundo vai acabar querendo saber mais do ano de fabricação do seu Fusca, um dia você vai se ver folheando revistas de época e escutando musicas antigas. Como conhecimento nunca é demais, você percebe que aprender sobre o passado é muito bom, nos trazendo uma grande nostalgia, e se você assim como eu não viveu há 50 ou 40 anos (tenho 30) vai experimentar um sentimento de saudade do que não teve. Ao tentar resgatar esse passado de civilidade, convivência e respeito ao próximo, seria viagem minha pensar que isso nos faz ser pessoas melhores a cada dia?

9º Motivo: Fazer amigos


Sem dúvida o melhor de todos os motivos para se ter um Fusca. e esse é o motivo que me fez escrever este artigo, pois ninguém fala dele.

Se você não gosta de fazer amigos não compre um Fusca, ande de carro zero com película nos vidros. Não tem como explicar isso, apenas tendo um Fusca para saber. Posso enumerar dezenas de ocasiões onde acabei criando amigos e que sem o Fusca não seria possível.

Todo santo dia que você usar seu Fusca terá a oportunidade de fazer amigos novos, bater um bom papo, ajudar ou ser ajudado por alguém. Basta está aberto a novas amizades.

Algumas situações aconteceram comigo e fiz amigos, e pode acontecer com você:

  • Pode ser um sujeito que vem querendo comprar seu carro em troca de um terreno;
  • Pode ser uma senhora que diz ter um igual há 20 anos;
  • Pode ser um senhor que nunca viu na vida, mas te pega pelo braço para mostrar o Fusca dele com ar condicionado;
  • Pode ser o fusqueiro enrascado parado no acostamento que você parou para ajudar;
  • Pode ser daquele que parou para te ajudar;
  • Pode ser até daquele parente distante que ficou próximo, pois ele também tem um Fusca;
  • E pode ser aquele sujeito do outro lado do pais que você conheceu pela internet que tem um Fusca igual ao seu e tem uma peça sobrando e faz questão de te enviar por Sedex, pois você precisa muito dela.

Enfim, a meu ver fazer amigos é o maior motivo para se ter um Fusca, seja ele original, mexido, zero bala ou caindo aos pedaços, Fusca é ímã de amigos.

  • Este texto eu escrevi originalmente em 2010, fiz uma pequena atualização em 2013 para refletir as mudanças que este texto sofreu durante esses anos. Este artigo pertencia originalmente ao meu antigo blog Manualfusca.com.br o qual não existe mais, na época que escrevi eu ainda possuía um fusca 76 Marron Savana que vendi no fim de 2013 (primeira foto), com a vida corrida não pude ainda parar para comprar o meu próximo fusca, provavelmente comprarei logo o meu fusca definitivo, mas não antes de construir uma garagem para ele. Na época meu Avô ainda era vivo e é em memória dele que dedico esse artigo, sem o qual não seria o fusqueiro que sou e nem o homem que me tornei..
_____________________________________________________

Parabenizo o amigo Cleiton Pinheiro pelo lindo texto! Concordo exatamente com o mesmo, em gênero e grau. O Fusca me tornou um homem melhor, e devo tudo a ele, face a pessoa que hoje sou...

2 comentários:

  1. Sim!!! Estou a bordo de um exemplar,VW ! azul metalico 71, lindo e maravilhoso, amo de paixão,meu xodó, meu aconchego, vai pra qualquer lugar, me leva e me traz pra casa, faça sol ou chuva, meu companheiro do dia a dia !!!, etc...etc... eu ficaria falando dele por mais tempo !!! rsrsrsrs fica para uma outra próxima oportunidade ..............

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...