segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Falando de Fusca - 100.000 km rodados


Nesta semana o grande incentivador e historiador da memória do Fusca, meu amigo Alexander Gromow, abordou em sua coluna "Falando de Fusca", do famoso portal automotivo Auto Entusiastas, a curiosa comemoração presenteada pela Volkswagen aos proprietários do Fusca que atingissem os 100.000km rodados com o mesmo motor.

Alexander nos conta detalhadamente como funcionava tal comemoração, e ainda, de que forma o proprietário recebia este reconhecimento da fábrica:


"Em outubro de 1950 apareceu o primeiro exemplar da Gute Fahrt (Tenha uma boa viagem), uma revista para os usuários dos veículos Volkswagen. Conforme a própria redação da Gute Fahrt esclareceu, esta revista se atribuiu a tarefa de fomentar o “relacionamento pessoal” entre o pequeno garoto cujo nome era Volkswagen (Fusca) e seus motoristas, e também de ser um elo de união entre os motoristas deste carro. Com sucesso se formou uma crescente comunidade de fãs da Gute Fahrt.

Um ano depois, a Gute Fahrt de outubro de 1951 publicou uma matéria sobre carros que haviam ultrapassado cem mil quilômetros rodados com o mesmo motor cujo título é “Herzlichen Glückwunsch – 100.000 Kilometer mit demselben Motor” (Cordiais parabéns – 100.000 quilômetros com o mesmo motor), reproduzindo uma carta que a Volkswagen enviou a uma empresa cujo Fusca ultrapassou a barreira dos 100.000 km rodados."


"Este tipo de carta foi enviado aos milhares numa grandiosa ação de marketing da Fábrica que estava recém deslanchando na fabricação do Fusca. Mas este tipo de ação já tinha sido iniciado em 1949 com toda a pompa e circunstância, apenas quatro anos após o término da Segunda Guerra Mundial — e com boa parte da fábrica ainda em ruínas — mas com um plano de fidelização de clientes exemplar. O Volkswagen era um carro novo no mercado e tinha que se afirmar e nada melhor que valorizar a qualidade dos carros a partir de uma ação como esta.

Havia cartas para carros de empresa, como a reproduzida acima, bem como para particulares, e neste caso os presentes eram o diploma, o alfinete VW de ouro, as duas plaquinhas e o relógio VW."


"Nas primeiras premiações, em 1949, já havia o certificado e as plaquinhas que vinham da Fábrica. Já o relógio era adquirido pelo revendedor VW que mandava fazer uma gravação manual na tampa traseira do relógio com uma dedicatória. No caso da foto a dedicatória dizia: “100.000 km no Volkswagen sem troca do motor – Revendedor Freichhau – Colônia”. Não havia indicação VW na parte dianteira do relógio.

Em 1952 a Gute Fahrt, com apoio da Fábrica e de vários subfornecedores, lançou a idéia de realizar anualmente os Treffen der VW Hunderttausender(Encontros dos VW que rodaram cem mil quilômetros). Estes encontros eram destinados aos condutores de Volkswagens com mais de 100.000 km rodados com o mesmo motor e sem panes maiores; por exemplo, o virabrequim não poderia ter sido trocado. Mas, como veremos, isto não se concretizou, foram realizados apenas dois encontros, em 1952 e 1954.

Um lindo cartaz de convite do encontro de 1952 dizia: Herbsttreffen und Zielfahrt der VW Huderttausender und aller Volkswagen-Freunde (Encontro de Outono com passeio até o destino dos VW- que rodaram cem mil quilômetros e de todos os amigos da Volkswagen). Erbrach 6 e 7 de setembro de 1952, há exatos 63 anos!"


"Os participantes receberam lindas plaquetas de participação. Para os 1.196 que tinham completado os 100.000 km as plaquetas tinham uma borda dourada. A plaqueta dos demais “amigos Volkswagen” tinha uma borda prateada – uma aula de fidelização. Hoje estas plaquetas têm um grande valor entre os colecionadores."


Certamente estas ações de marketing foram das mais bem-sucedidas ações jamais feitas pela Volkswagen. Ponto para ela, que na época era conduzida por Heinrich “Heinz” Nordhoff, que certamente era um homem à frente de seu tempo!"


Mais uma vez agradeço ao amigo Alexander Gromow pela permissão de postar aqui um pedacinho de seu trabalho. Forte abraço!

2 comentários:

  1. Já está se tornando uma salutar tradição!
    Obrigado pelo apoio na divulgação de meu trabalho no AUTOentusiastas, caro amigo Alexsander Schuquel!
    Um abraço
    Alexander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigado pela oportunidade amigo! Para mim é uma realização poder ajudar a divulgar seu trabalho, do qual acompanho há anos!

      Forte abraço e sucesso!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...