quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Falando de Fusca - Inauguração da fábrica Volkswagen no Brasil


Em 18 de novembro de 1959 foi oficialmente inaugurada a fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo/SP. E nesta semana, meu grande amigo Alexander Gromow abordou em sua coluna"Falando de Fusca", do famoso portal automotivo Auto Entusiastas, uma matéria muito interessante de como foi dado este grande passo da indústria automobilística nacional!

A matéria como sempre está impecável, cheia de fatos históricos e curiosidades que permearam este complicado empreendimento, e que foram chave para o sucesso da implantação definitiva da Volkswagen no coração dos brasileiros. Abaixo segue um trecho da grande matéria:

"Pois é, a Fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo, começou a ser construída em 1956 e suas áreas foram sendo utilizadas à medida que as obras progrediam. Uma construção de 10.200 m² num terreno de 1,852 km².


Este projeto foi impulsionado pelos planos inicialmente traçados pelo presidente Getúlio Vargas, mentor dos planos de instalação de uma indústria automobilística brasileira; sua participação neste plano foi interrompida por seu suicídio em agosto de 1954. Ele tinha estabelecido as indústrias de base como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) — que foi desmontada nos EUA e montada em Volta Redonda — e a Refinaria Duque de Caxias. Com isto as chapas de aço e o combustível foram assegurados.

No dia 30 de outubro de 1953, Getúlio Vargas, tendo o então capitão de mar-e-guerra Lúcio Meira, membro da Comissão de Desenvolvimento Industrial da Presidência da República, a seu lado, visitaram o galpão da rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde a Volkswagen do Brasil se estabelecera no país em 23 de março de 1953. Ambos observaram atentamente automóveis Volkswagen que serviriam de modelo para a indústria nacional. É interessante notar que um dos carros expostos tinha teto solar de lona, versão que não foi montada ou fabricada no Brasil.


Juscelino Kubitschek de Oliveira, empossado presidente da República em 31 de janeiro de 1956, tocou estes planos para frente com redobrado vigor ao criar em 16 de junho daquele ano o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (Geia). Ele teve a visão de nomear presidente do Geia o agora almirante Lúcio Meira, seu ministro da Viação e Obras Públicas. Caberia ao Geia acelerar o processo de implantação da indústria automobilística com a concessão de financiamentos e incentivos, bem como as metas de nacionalização, valendo-se do seu poder executivo e supraministerial.


Em alguns meses a Volkswagen estava montando o Fusca e também a Kombi, algo que a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor, que desde 1949 detinha os direitos de importação e depois de montagem dos veículos VW no Brasil, não havia feito — as Kombis vinham praticamente prontas de Wolfsburg.


Em 1956, a linha de montagem foi transferida para uma área pronta de uma ala da nova fábrica, construída em tempo recorde.


E as máquinas estavam se aquecendo para o lançamento do primeiro Volkswagen brasileiro, que foi uma Kombi, no dia 2 de setembro de 1957.


Mas a fábrica, apesar de pronta, não havia sido inaugurada… Só depois de resolvidos os problemas de agenda do presidente mundial da Volkswagen, Heinrich Nordhoff, e das autoridades brasileiras, chegou o dia da inauguração: 18 de novembro de 1959. O evento contou com a presença de personalidades ilustres, dentre outros o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, o governador de São Paulo Carlos Alberto Alves de Carvalho Pinto e, do lado da Volkswagen, Nordhoff e o presidente da Volkswagen do Brasil Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk.

A inauguração oficial da fábrica ocorreu três anos depois da “inauguração de fato”, que ocorreu em 1956 com a transferência da linha de montagem da rua do Manifesto para a fábrica. Com isto a fábrica VW perdeu três anos na contabilização de sua idade real.


A Fábrica Anchieta conheceu dias de glória no auge da produção de Fuscas quando milhares de carros eram produzidos diariamente antes do advento dos robôs de produção.


Hoje em dia a Fábrica Anchieta está altamente automatizada e tem ótimas perspectivas de futuro dado aos planos que o Grupo Volkswagen tem para esta unidade. Desde seu início esta foi quebrando barreiras, como a produção do milionésimo Fusca em 1970; em 1979, um Fusca atingiu a contagem de cinco milhões de carros VW fabricados e em 1983 a cada 70 segundos um veículo saía das linhas de montagem!"


Mais uma vez agradeço ao amigo Alexander Gromow pela oportunidade de poder divulgar seu magnífico trabalho aqui nas páginas do blog. Muito obrigado!

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