Há algum tempo decidi reformar os faróis da minha Variant 1973. Estavam com os refletores bem enferrujados, e já não iluminavam nada durante a noite.
Sendo assim primeiro removi os mesmos do carro tentei descolar aquela massa que une a lente de vidro a carcaça de metal utilizando um secador de cabelo, mas sem sucesso, por conta da idade das peças, cuja massa estava dura como pedra.
Decidi então colocar as peças e uma panelinha e ferver com a água durante alguns minutos para amolecer a massa, e assim deu certo! Com cuidado, usando uma chave de fenda bem pequena, fui raspando e “cortando” a massa original até soltar totalmente da lente.
Depois de devidamente separadas as peças, passei a preparar a superfície do refletor, inicialmente lixando para remover a ferrugem grossa, e depois passando uma demão de TF7 para remover o restante. Após seco o TF7, lixei mais uma vez com uma lixa fina para dar acabamento. Por ultimo um mano úmido, e depois um seco, para limpar todos resíduos restantes.
Pensei em comprar um spray cromado, mas também vi uma outra forma, que além de mais barata, pode ser fácil de encontrar em qualquer casa. Minha intenção era reformar com o máximo de produtos utilizados no dia a dia, e portanto decidi usar papel alumínio, este mesmo que usa em assados na cozinha.
Foi bem simples, primeiro apliquei com pincel uma demão de cola permanente, e depois, com cuidado, fui fixando o papel com a mão, fazendo corretamente os contornos, para deixar o mínimo de ranhuras possível.
Depois de tudo colado, as bordas do papel alumínio que saíram pra fora da peça, fui “cortando” com a própria lixa. E para finalizar, com um pano seco, fui espremendo o papel alumínio contra a cola para tirar as ranhuras e bolsas de ar, para ficar o mais liso possível.
Por fim, para montar a peça, uni a lente à carcaça com uma camada generosa de silicone, esse mesmo que se usa em banheiros para vedar Box.
Pronto, faróis novos sem gastar muito! Por incrível que parece a reflexão do papel alumínio não perde em nada com relação ao cromo original da carcaça. As ranhuras que não puderam ser removidas ficaram quase imperceptíveis depois de tudo montado. O bom é que este tipo de reforma serve para qualquer carro!
Aproveitando o material, decidi fazer também nas lanternas traseiras, mesmo que de fábrica não houvesse cromo para reflexão, e o resultado final ficou excelente!
E esse foi o resultado final:
É isso pessoal, espero que tenham gostado do tutorial. Um abraço!
Muito bom parabéns, precisa postar mais anda sumido com as postagens.
ResponderExcluirObrigado amigo! Sim pretendo retomar o ritmo das postagens, ultimamente vem me faltando tempo, mas sei que não é desculpa. Um abraço!
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