Em São Paulo, nossos amigos fusqueiros (e todos antigomobilistas) estão sofrendo com uma legislação e fiscalização rígida que visa controlar o nível de emissão de poluentes para veículos automotores, a qual é realizada pela empresa CONTROLAR.
(Foto: www.shockmotors.com)
Tal fiscalização consiste na vistoria de veículos de todas as idades, com excessão daqueles que possuam Placa Preta, realizada através de inspeção ocular (tais como vazamento de óleo e furos no escapamento) e inspeção da emissão dos gases, com aparelhagem especial ligada ao cano de escape, realizado em marcha lenta e média.
Tais inspeções tem reprovado em grande número os veículos antigos, e dando muita dor de cabeça a seus donos. Dicas e macetes estão circulando na internet, para "diminuir" a emissão, como regulagem de carburadores, troca de escapamentos, etc... Tem gente se obrigando a adaptar injeção eletrônica e catalisador em seus antigos para passar na inspeção! O fato é que a Resolução 418/2009 do CONAMA, que reje as regras para o controle de poluentes, não faz diferença entre carros novos e antigos, mudando apenas o limite de emissão conforme o ano de fabricação.
Resolução 418/2009: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=618
Recentemente foi divulgada notícia no site do DETRAN/RS, que foi lançado o PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular) que está previsto para ser implantado apartir de janeiro de 2012 aqui no Rio Grande do Sul. Isso mesmo! Já não basta os antigomobilistas paulistanos sofrerem com essa inspeção, agora nós gaúchos também estamos na beira do precipício!
Link da Notícia: http://www.detran.rs.gov.br/index.php?action=noticias&cod=1354
E agora? O que acontecerá com nossos veículos antigos? Alguma legislação especial tem de ser criada, e urgentemente, para eximir os veículos antigos que estejam em bom estado, dessa vistoria injusta e irrelevante, levando em conta a insignificância numeral desses modelos face a enormidade de caminhões e ônibus que despejam fumaça negra em nossas cidades todos os dias. Muitos serão reprovados, e os donos se obrigaram a circular na ilegalidade para não deixar de rodar, muitos talvez simplesmente vão abandoná-los nas garagens...
(Foto: Disney)
nao eu nao largo
ResponderExcluiro meu tezouro 72amarelo ouro na garagem isso e injusto com nossos fusquinha so por que sao velhos e poluem mais alguns de velhos nao tem nada so seu ano tem que se criar alguma lei para carros velhos pq e o que mais tem nas cidades hoje em dia alguns conservados e outros caindo aos pedacos esses sim tem que sair de circulacao.
Também acho isso uma injustiça. Leis para aumentar a punição em casos de corrupção ninguém faz, isso é fato!
ResponderExcluirAbraços.
O bem para o planeta só é válido se for para ganhar mais dinheiro, na verdade querem é cobrar mais uma taxa, e forçar a compra de carros novos. Como diz o texto: "e os caminhões e ônibus que despejam toneladas de fumaça negra?" E as indústrias de carros novos que poluem e geram lixo fazendo sempre novos modelos...? Carros antigos precisam ter valores diferentes mesmo pq não são a maioria e não são mais fabricados, e essas leis bobas são medidas palhativas para ajudar o meio ambiente quando o que realmente importa não é feito.
ResponderExcluirToda vez que o carro é levado eles cobram uma taxa mesmo que quando foi reprovado anteriormente e não realizam o teste completo, só pra ganha grana. E podem inventar coisas que não tem nada haver, como estar um pouco sujo de óleo e etc sem nem fazer o teste de emissão, tem menos óleo que o macacão do técnico.
ResponderExcluir"A cada ano, 4,5 milhões de veículos ativos do Estado liberam 532 mil toneladas de gases poluentes, sendo 430 mil toneladas só de monóxido de carbono. Números que, embora não sejam considerados críticos, chamam atenção pela tendência de crescimento (uma média de 5% ao ano). Daí a necessidade de medidas preventivas..." O crescimento desse número, 5% ao ano vem de carros antigos que estiveram ai de decadas atrás? Ou vem de outro lugar?
ResponderExcluirGostei muito dos seu argumentos amigo. São todos realidade. Com a desculpa de proteção ao meio ambiente, dessa forma obrigam o proprietári ao pagamento de mais e mais taxas, enrriquecendo uns poucos, e empobrecendo os trabalhadores que ganham o seu dinheiro suado...
ExcluirAbraços.
Tenho um fusca 72 há 30 anos. Hoje o mesmo está há 3 anos na garagem em virtude dessa lei. Aqui no rio de janeiro estão reprovando a balde. Estamos f......
ResponderExcluirTenho um 72 na garagem porque não passa na fumaça aqui no Rio de Janeiro. Hoje tenho vontade de fazer o motor, lanternar e pintar ou seja, deixá-lo novinho em folha.
ResponderExcluirMas tenho receio dele não passar na vistoria da emissão de gases. Gostaria de saber de quem conhece se eu colocar uma descarga com catalisador, irá resolver. Meu carro é carburado e tenho o mesmo desde 1990. Nao consigo ficar sem o mesmo. Tenho verdadeira paixao pelo meu 72 azul. abs. Rogerio
Olá amigo, tudo bem?
ExcluirAmigo, o único Fusca que saiu com catalisador foi o Itamar, porém o seu escapamento é raro, e vale o peso em ouro. Infelizmente não creio que a instalação de um catalizador irá resolver, pois as vistorias são feitas tomando por base o ano de fabricação do veículo, e com a tolerância para esse ano.
Se o motor estiver retificado, bem regulado e em perfeito estado, com certeza passará na vistoria. Por fim, deve valer o investimento, se desejas por ele em ordem para rodar no dia a dia.
Amigo, um abraço e boa sorte!
Infelizmente aqui no RJ a única coisa que pode fazer teu carro passar sem problemas é dar um café para quem inspecionar o seu carro. Tente conversar com algum conhecido que trabalhe com venda de carros usados pois eles já estão habituados a esta rotina. Boa sorte.
Excluir