quinta-feira, 7 de abril de 2011

Carburação: simples x dupla

 
Foto: Autor desconhecido

Muito se discute qual é o melhor sistema de alimentação para o motor boxer. No Brasil, o sistema de alimentação exclusivo do fusca foi por muito tempo o de carburação simples, até a chegada do "Bizorrão" em 1974.

Muita gente optava, e ainda opta, pela carburação simples, principalmente nos motores 1300, pelo fato da dupla carburação supostamente consumir mais. O dono faz um cálculo simples: dois consomem mais que um! Mas não é assim que funciona... Não no motor boxer.

No final da década de 40, o Porsche 356, com o motor de apenas 1.100 cm³, já utilizava o sistema de dupla carburação. Isso porque Ferdinand Porsche e seu filho Ferry, concordavam que para eficiente alimentação de um motor de cilindros opostos, teria de ser com um carburador para cada par de cilindros opostos.

Se pensarmos bem, é fácil analisar o quão superior é o sistema de dupla carburação comparado ao simples. Para isso, basta analisar e entender o funcionamento do motor boxer. Para que a gasolina chegue aos cilindros, deve passar pelo coletor, que na carburação simples é muito longo, cerca de 1 metro. Nesse espaço de tempo, em que a gasolina passa pelo coletor, perde-se material, pela evaporação e atrito com as paredes do coletor, chegando a gasolina sem pressão e em menor quantidade aos cilindros.

Com a dupla carburação é diferente. Os carburadores ficam posicionados diretamente acima dos pares de cilindros, tendo o coletor a altura de alguns centímetros, direcionando a gasolina com pressão e sem perda de material, ocasionando o melhor aproveitamento do combustível e performance do motor, principalmente nos de 1.600 cm³.

Em síntese, o motor com sistema de dupla carburação tende a ser mais econômico e potente. Claro, que se o dono não moderar a aceleração nem cuidar da devida regulagem dos carburadores, tanto a economia quanto a performance ficam pobres.

Um problema crônico da dupla carburação, é a regulagem, que deve ser perfeita na mistura ar combustível, para que os cilindros trabalhem em perfeita sincronia, demonstrando toda a eficiência e vantagem de sistema. Mas isso é abordagem para outro post...

Para concluir, para melhorar a performance do boxer, sem aumento de combustível ou desgaste do motor, a melhor dica é instalar sistema de dupla carburação, principalmente nos motores de 1.600cm³. Dessa forma, com plena regulagem e ténica do motorista, a diferença será notável!

98 comentários:

  1. Olha Alex eu prefiro o sistema de um carburador, pela simplicidade, mas já tive tres VW com dupla carburação e nunca tive transtornos com esse sistema, acho que você tem razão o custo beneficio de um sistema de dupla carburação compensa pelo ganho de potência.
    Sandro Fanezze.

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  2. Em relação a simplicidade, realmente a carburação simples é muito mais vantajosa. Com uma chavezinha de fenda regulamos a lenta e a mistura em segundos. Bem diferente da dupla, que exige "ouvido técnico", e várias tentativas para ficar boa...

    Abraços.

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  3. Vcs podem mi diser se eu comsigo colocar dupla carburação em um motor 1300l ?

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    1. Olá amigo. É possível sim instalar dupla carburação num motor 1300.

      Em primeiro lugar, tu vai precisar que os cabeçotes sejam de dupla entrada, devem ser fáceis de conseguir, mas devem custar uns R$ 200,00.

      E em segundo lugar, deverá trocar os injetores e a glicagem, para alguns número menores, pois o motor 1300 não necessita de tanta injeção e fluxo de ar que o motor 1600. Se deixar com a mesma giclagem do 1600, é capaz do 1300 funcionar afogando.

      Abraços.

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  4. E ai beleza!Cara você tem ideia de qto custa para montar um fusca turbo ,carburado,1600 commpleto,pra rua medindo em torno de 180cv.

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  5. Puxa amigo, não tenho idéia... Esse tipo de coisa deve ser calculado por partes. Quanto custará o motor, o turbo, os kits... Sugiro procurar um preparador de motores para fazer um orçamento.

    Abraços.

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  6. Com experiência próprie posso afirmar que o motor 1600 com carburação dupla é mais eficiente, potente e mais econômico. A regulagem se aprende com o tempo, salientando ainda que realmente a manutenção de fato é um poouco mais dispendiosa, mas, que a economia compensa se levarmos em conta o preço do combustível.

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    1. Que bom que consegue notar a eficiência e a economia da dupla carburação amigo. Eu uso meu Fusca diariamente, e este é dotado de motor 1600 e dupla carburação. Ele é muito mais "firme e redondo" do que no tempo que tinha um único carburador. Sem falar na potência extra que isso proporciona.

      A regulagem era um fantasma pra mim no início, hoje se tornou rotineira.

      Abraços!

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    2. Realmente a dupla carburação alimenta muito melhor o motor boxer. Entretanto, com a gasolina cheia de alcool e outras porcarias, a sincronização dos dois carburas é quase impossível. Tenho fusca e puma 1.600,a 30 anos, dupla carburação, que transformei para carburação simples, pelo fato da impossibilidade de regulagem adequada. As varetas de acionamento sofrem desgaste nos terminais, dificultando bastante a regulagem. Perdi um pouco de arrancada mas estou satisfeito com a simplicidade. Dupla nunca mais.

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    3. Complementando o citado acima, a dupla carburação dificulta muito a limpeza das velas dos cilindros 1 e 3, particularmente nos fuscas, pois, com combustível de qualidade duvidosa, as velas devem ser limpas com frequencia, pois, sujas, o motor perde rendimento.
      Dupla carburação só para carro de competição. Para uso no dia a dia, enfrentando engarrafamentos, a carburação simples é bem mais vantajosa e simples de manter.

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    4. No quesito manutenção, tens razão amigo. A carburação simples não tem igual, em facilidade e comodidade pra ser mexida.

      Tenho um Fusca 1967 a 4 anos, com motor 1600 que já veio nele. Após dois anos com ele instalei dupla carburação. E desde então não me arrependo. Ele se transformou em outro carro. Mais economico e potente.

      É complicado sim de equalizar. Mas com o tempo acabei pegando os macetes, e o tom de "ouvido" na regulagem. Hoje faço regulagem na dupla de 3 em 3 meses, e em cerca de 5min.

      Depois de ter ficado na rua algumas vezes por causa da carburação simples, não confio mais na mesma. Com a dupla não temos o medo de que qualquer sujeira entupa o carburador e o carro morrer de vez. Com a dupla, se isso acontecer, o carro ainda anda, sem falar que com o motor em funcionamento, graças ao carburador funcional, pode limpar o outro por sucção em caso de entupimento. Nunca mais fiquei na rua por causa de carburação.

      São pontos de vista interessantes amigo, pois tanto a dupla quando a simples tem suas vantagens e desvantagens. E assim podemos analisar e ver qual é a mais interessante ao nosso uso.

      Grande abraço!

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  7. Olá amigo!! Tenho um Fusquinha 1966 e gostaria de colocar um motor 1600 a alcool. Será que esse motor cabe no Fusquinha sem ter que cortar aquelas latinhas laterais???

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    1. Cabe sim amigo. Apenas terá de dar uma "amassada" na lateral direita, pois o carburador fica muito apertado ali.

      Abraços!

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  8. Ainda compro um fusca pra mim!!! Parabéns pelo tutorial.

    "UNIR, ORGANIZAR, MOBILIZAR."

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    1. É isso aí amigo, força de vontade e com certeza conseguirá!

      Abraços.

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  9. Alexsander, tenho um VW Brasilia ano 1978 carbura dupla... mas aqui no ABC paulista nenhum mecânico consegue equalizar os carburas... o que fazer? Abraço e excelente tutorial o seu !

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    1. Olá amigo.

      Primeiramente tem de ter certeza que é só de uma equalização que os carburadores precisam. Se eles estiverem precisando de uma manutenção ou limpeza interna, realmente serão impossíveis de regular.

      Com o passar do tempo, eu mesmo aprendi a equalizar o meus de "ouvido". Não é realmente difícil, basta retirar uma das hastes de acionamento que prendem os carburadores, e ir regulando eles até que fiquem com a marcha lenta mais alta possível. E para detectar se estão iguais, notar a vibração dos lados, e o som produzido pela sucção do ar.

      Falando parece complicado, mas com o tempo se pega o jeito.

      Abraços e boa sorte amigo.

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    2. Leve sua Brasília em um desses lugares em Ribeirão Pires. Você não vai se arrepender (qualquer deles):
      - Auto Técnica Yamashita (fale com o Pedrinho), ou
      - Pneus Martão (fale com o Ailton).
      Os dois são "feras", conhecem o assunto. Boa Sorte

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  10. Ola, muito bom esse tutorial, aprendi mais sobre a carburação dupla e simples, pois comprei um Gol 84 alcool, dubla carburação, pensei que por ser dupla carburação ele gastaria mais, o carro realmente é forte, percebi nos morros a diferença, valeu

    Um abraço a todos!

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    1. É isso aí amigo, a dupla carburação não tem mistério. O que rola são certas lendas mesmo.

      Eu sou a prova viva de que ela vale a pena, pois dirigi meu fusca antes, com um carburador, e depois, com dois carburadores. E a diferença é imensa.

      Abraços!

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  11. Bom dia, gostaria de fazer uma pergunta, tenho um gol 84 alcool carburação dupla, estou fazendo as contas e ele esta fazendo uns 6 litros de alcool por litro, o que vc acha esta gastão ou normal. Valor
    Deus abençoe.

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    1. Olá amigo. Ele está gastando mais que o normal, bem regulado ele deve fazer entre 7,5 e 8,5km/l.

      Qualquer coisa estou a disposição.

      Abraços!

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  12. Ola ,troquei o carburador simples por duplo,mas agora n~ consigo funcinar o motor nao consigo solucinar o problema?

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    1. Amigo, nesse caso, sugiro procurar um mecânico, pois os carburadores podem precisar serem recuperados.

      Abraços.

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  13. amigo comprei uma kombi e estou todo ferrado pois nunca tive fusca antes e nao se dizer se e 1600 ou oq pois o cara me vendeu como 1600 mais é dupla carburaçao e com entrada simples ou seja pelo que tenho visto na net os 1600 tem o cabeçote com dois furos este so tem um ai sui atras de sber e pelo que me falou que este estava no alcool ai fui ver e ao que constei e motor de bx e pra complicar nao concigo sair de casa sem ficar na rua com o carro quebrado pois so esta funcionando um lado do motor e aqui tem muuita subida entao me disserao para passar para simples mais nao quero por concordar com vc no quisito desempenho mais estou inclinado a passar para um carbura so porque tem um apito do ladfo esquerdo que ninguem sabe dizer oq é dizem que e o carburador mais desconfio do cabeçote .para que o lado esquerdo funcione tenho que tampar a boca do carburador entao ele fica mais ou menhos descobri outro dia isso mais chega faze redemuinho no tanque vc que parece ser mais entendido que os mechanicos que tenho dado meu dinheiro talves possa me dizer oq devo fazer

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Bom, o fato dos cabeçotes serem de entrada simples, por si só não prejudica nada. Porém concordo, 1600 com entrada simples é raro.

      Sim, a dupla carburação é infinitamente melhor que a carburação simples, basta apenas que tudo esteja funcionando perfeitamente.

      Antes de trocar a dupla pela simples, verifique o por que que aquele lado não está trabalhando. Verifique velas, cabos, etc. Se estiver tudo ok, abra o carburador para ver se não há problemas com ele.

      O ideal, é levar em alguém que entenda de carburadores e tenha paciência de mexer neles. Geralmente o pessoal das antigas consegue ter essa paciência.

      Mas acalme-se amigo, com o tempo se ajeita. Não posso lhe dar um parecer sem ver o carro, mas nem sempre o problema é tão grave como se imagina.

      Boa sorte, abraços!

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  14. Boa tarde.esyou montando uma variant 72. O motor ja ta sendo montado e ainda estou cm duvidaa d qual bura usar. Ela esta 1.9 cc. Pistao 94mm. Valvulas de escape 36mm e admissao 44mm. Varetas inox. Tuchos maior lubrificaçao.vira origonal std. Troquei engrenagem lunrificaçao 30 dentes.enfim. ta montada. Ela e 2 bura e eu tenho 2 solex 32. Mas nao vai ter como empurrar esses pistoes. Quais bura me indicam? Nao queria gastar muuuuito mais, e so encontro os mesmos na faixa d 2000 reais (weber). Alguem me indica que eu to louco p ver o troço montado kkk. Abraços

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Infelizmente pra poder alimentar toda essa cavalaria, terá de investir em carburadores brutos... E para isso, claro, o preço é nas alturas. hehehe.

      Eu sugiro um par de Webber 40, que creio dar conta do recado, mas seu preço é bem salgado.

      Enquanto não buscar fundos para a aquisição de carburadores deste tipo, pode usar os Solex 32, com uma regulagem mais forte, com giclagem alta.

      O carro não vai ficar tão potente e apimentado quando com os carburadores 40, mas se fizer uma regulagem bacana, conseguirá fazer o motor funcionar e rodar numa boa.

      Abraços!

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  15. Boa tarde.esyou montando uma variant 72. O motor ja ta sendo montado e ainda estou cm duvidaa d qual bura usar. Ela esta 1.9 cc. Pistao 94mm. Valvulas de escape 36mm e admissao 44mm. Varetas inox. Tuchos maior lubrificaçao.vira origonal std. Troquei engrenagem lunrificaçao 30 dentes.enfim. ta montada. Ela e 2 bura e eu tenho 2 solex 32. Mas nao vai ter como empurrar esses pistoes. Quais bura me indicam? Nao queria gastar muuuuito mais, e so encontro os mesmos na faixa d 2000 reais (weber). Alguem me indica que eu to louco p ver o troço montado kkk. Abraços

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Infelizmente pra poder alimentar toda essa cavalaria, terá de investir em carburadores brutos... E para isso, claro, o preço é nas alturas. hehehe.

      Eu sugiro um par de Webber 40, que creio dar conta do recado, mas seu preço é bem salgado.

      Enquanto não buscar fundos para a aquisição de carburadores deste tipo, pode usar os Solex 32, com uma regulagem mais forte, com giclagem alta.

      O carro não vai ficar tão potente e apimentado quando com os carburadores 40, mas se fizer uma regulagem bacana, conseguirá fazer o motor funcionar e rodar numa boa.

      Abraços!

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  16. olá,

    gostaria de passar a carburação da minha brasila para dupla, existe no mercado algo mais eficiente/moderno que facilite regulagem e rendimentos e economia? ou todos são iguais e requerem ajustes constantes?

    um abraço!

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Infelizmente, falando em carburadores, não há nada com a mesma eficiência, porém com propriedades mais simples de manutenção...

      Temos carburadores de outras marcas, porém, estes são maiores, e aumentam muito o consumo (e desempenho). Mas não diferem na questão de dificuldade em manutenção. Por serem peças de melhor qualidade, talvez não desregulem tão facilmente quanto os originais, mas no momento que desregularem, será a mesma complicação.

      Outra opção é a injeção eletrônica, que sim não necessita de nenhuma manutenção, e diminui substancialmente o consumo e aumenta a performance. Mas seu preço é absurdo, passando dos 2 ou 3 mil reais...

      A solução, é instalar a dupla carburação original e comprar um aparelho chamado equalizador. Ele auxilia na regulagem, pois demonstra qual dos lados está "sugando" mais, ou menos ar, podendo-se fazer uma regulagem precisa. O equalizador não é caro, e pode ser facilmente encontrado na internet.

      Espero ter ajudado amigo.
      Forte abraço!



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    2. Amigo compensa investir em injeção eletrônica visando economia e performance além da não necessidade de manutenção?

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  17. ola amigo,vç pode me dizer se estou fazendo o certo porque meu fusca"elvis" ele è 1600 carboraçao simples entao estou pretendendo colocar carboraçao dulpla sendo que serao 02 weber 40,o que vç pode me dizer desde ja agradeço.marcos

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    1. Olá Marcos.

      Não sei qual é o seu plano amigo, mas tudo depende de um bom profissional. Carburadores 40, são para desempenho, bem melhores que os 32 originais. Porém, é necessário verificar se o "Elvis" está preparado para receber este tipo de "veneno".

      O meu Fusca, que possui motor 1600 e dupla carburação Solex 32, anda muito bem.

      Forte abraço!

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  18. Amigão no geral, um motor 1600 a gasolina carburação dupla o consumo na cidade fica em torno de quanto? Estou comprando um gol bx 1600 carburação dupla e queria saber, fico no aguardo, abraço!

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    1. Boa tarde Italo, tudo bem? Em média, um motor 1600 com dupla carburação, varia entre 7,5 a 9,0 km/l.

      Tudo depende do estado do motor, e é claro, do "pé" do motorista. hehehe

      No caso específico do Gol, pode ser que economize mais do que um Fusca, pois ele já deve contar com ignição eletrônica e outros aparatos que auxiliam na redução do consumo.

      Abraços!

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  19. estou com um fusca itamar quero tirar a carburação dupla e colocar uma simples é possivel?onde encontro as peças aqui em salvador valeu....

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    1. Boa noite Lucimario. Com certeza essa não é uma boa idéia. Além de se tornar mais gastador, ele se tornará mais fraco.

      Pela construção do motor boxer, onde os cilindros ficam distantes uns dos outros, a dupla carburação é necessária para o bom funcionamento do carro. Tanto é, que a partir de 1984, todos os fuscas já vinham com dupla carburação.

      Sugiro que deixe o sistema de dupla carburação instalado amigo. A manutenção é maior, porem muito mais recompensadora.

      Abraços!

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  20. tmb tenho um itamar,e pensando igual ao lucimário,agora com as dicas do alexander estou desistindo da mudança da dupla carburação para simples,e lendo alguns comentários acima fiquei curioso sobre os carburadores 40,será que vale a pena envenenar ainda mais minha águia branca??

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    1. Olá amigo!

      Realmente a carburação dupla é infinitamente superior à carburação simples. Sobre os carburadores 40, deves levar em consideração que quanto maior o carburador, maior o consumo.

      Particularmente, creio que aumentar os carburadores, sem aumentar a potência do veículo, com um comando mais esportivo, ou até mesmo, com aumento do cm³, não compensa.

      Forte abraço!

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  21. olá,alexsander!!!eu utilizo pneus 195/65/15,vc acha que utizar essas medidas pode prejudicar o desempenho?e em relação aos carburadores qual o tempo de vida útil? um abraço... silvio de mairi,ba

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    1. Olá Silvio!

      Amigo, com relação aos pneus, devemos levar em consideração o contato com o solo. Um pneu mais largo, terá mais contato com o solo, dando mais aderência e ao mesmo tempo mais atrito.

      Com esses pneus, o carro fica muito mais estável em curvas, e seguro para guiar em situações extremas. Porém, com um consumo mais elevado, e maior peso em manobras de baixa velocidade.

      Sei disso por experiência própria, já usei em meu Fusca, tanto pneus originais 5.60-15, quando radiais 195/65-15.

      Com os pneus originais a direção parece hidráulica, mas ele fica inseguro para manobras de alta velocidade. Exatamente o inverso dos pneus mais largos.

      Sobre o carburador, o tempo de vida de um carburador é relativo. Varia muito com a manutenção que ele recebe, e a gasolina que é abastecida. Um carburador, que regularmente é limpo, tem os kits trocados, e utiliza gasolina de boa qualidade, pode durar quase que para sempre.

      Um forte abraço!

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  22. ALEXSANDER, BOA TARDE - - - PRECISO DE UMA DICA: QUAL O MELHOR CARBURA ( DUPLA ), VÁLVULAS, GICLÊS E COMANDO PARA DEIXAR MEU VW BRASILIA MAIS ESPERTO? - - - GRANDE ABRAÇO E ÓTIMA SEMANA !

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    1. Olá meu amigo, tudo bem?

      Infelizmente informações mais técnicas assim não posso te ajudar... Existem algumas tabelas de giclês disponíveis na internet, que pode encontrar facilmente, ok?

      Um forte abraço!

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  23. ALEXSANDER, BOA TARDE!!!
    VAMOS DIZER QUE EU QUEIRA TROCAR OS CARBURADORES ORIGINAIS DO MEU VW BRASILIA POR UM CARBURADOR IDF 40 ÚNICO... NA SUA OPINIÃO, QUAL SERIA O DESENVOLVIMENTO DO VEÍCULO?
    GRANDE ABRAÇO!

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    1. Amigo, não troque dois por um. Por maior que for o carburador, ele continuará com o mesmo problema que o carburador simples, pois vai continuar desperdiçando e evaporando gasolina na looonnga admissão. Com um carburador 40, é capaz de ele ficar quase parecido com a dupla 32, porém menos gastando mais.

      Se quer melhorar a esportividade, aumente os dois carburadores, coloque dois carburadores 40 ou 44.

      Abraços!

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  24. Boa tarde, gostaria de compartilhar aqui uma duvida como vocês, se aguem puder me ajuda agradeço, tenho um gol a ar 83 alcool, estou com um problema serio, toda vez que saio para um local mais longe, ele esquenta o motor e no meio do caminho ele da falta de alcool, e perde a força, ai eu tenho q parar e espera esfria o motor, ja troquei a bomba de combustível mais mesmo assim ele continua com esse problema, eu não tenho ideia do que pode ser, normal eu acho que não é, se alguem tiver uma dica por favor me ajuda. Obrigado.

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Esse seu problema não está parecendo problema de carburação, mas sim de ignição. Normalmente o motor boxer quando esquenta e começa a falhar, é problema de bobina.

      A bobina quando envelhecem, perde sua refrigeração interna, e quando esquenta começa a falhar ao mandar a centelha, fazendo o carro pipocar, e até apagar. Quando tenta-se ligá-lo de novo ele custa a pegar, e as vezes não pega, precisando esfriar.

      Troque tua bobina e veja se melhorou, ok?

      Abraços e boa sorte!

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    2. Tudo bem amigo, eu vou fazer isso mesmo, estava com a bobina na cabeça mesmo, eu pensei que se fosse a bobina ela pararia de vez, vou trocar ela para fazer o teste, obrigado pela ajuda, foi muito útil pra mim, abraços, que Deus abençoe sua vida.

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    3. Valeu Carlos!

      Faça o teste amigo. Antes de mais nada veja se é isso, depois nos avise.

      Forte abraço e tudo de bom pra ti!

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  25. Ola amigao, tenho 4 perguntas para fazer. Estou querendo comprar uma kombi 93 a alcool dois carburadores, qual o consumo dessa kombi? Tem como passar para um carburador? E injecao tem como instalar nessa kombi?Posso colocar kit gas nela?Ficaria boa?

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  26. Bom dia Alexsander, conforme tinha lha falado a respeito da bobina, me deu uma dor de cabeça, fui na auto peças e comprei a bobina modelo BOSCH 9 220 081 039, coloquei ela andei uns dias e percebi que o carro tava fraco, quando eu precisava acelerar ele encolhia, foi então que desconfiei da bobina, porque depois que eu troquei ela que começou esse problema de encolher, então fui atrás pra descobrir e descobri que o motor do gol 84 não é platinado, voltei na auto peças hoje e ele disse que a bobina correta é a BOSCH 9 220 081 067, vai chegar terça feira na loja, espero que de certo e seja a certa agora, o que você acha? Abraços

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    1. Bom dia amigo, tudo bem?

      Não vou lhe dar 100% de certeza, mas sim, pode ser problema na bobina. Os motores com ignição eletrônica, como no caso o seu Gol, precisam de muito mais energia para funcionar, o que deve ser satisfeito pela Bobina apropriada.

      Se utilizar uma bobina para platinado, mais fraca, vai faltar centelha para o correto funcionamento do motor, fazendo com que fique mais fraco e mais gastador.

      Espero que resolva o problema.

      Abraços!

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  27. Amigo boa noite !estou com certa duvida adquiri um motor do gol 1982 para colocar no meu fusca ,porem comprei como 1600 mas desmontando a lata do motor e os carburadores notei que o cabecote e de entrada simples plana... a duvida é a seguinte este motor e a alcool 1300?
    a letras iniciais são BF ...outra coisa se for a alcool fica ruim no fusca com carburação dupla do gol ou eu tenho qui mudar os carburadores ?ou posso usar a gasolina mesmo?rsrs essas são as duvidas si puder me ajudar agradeço

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Em verdade sua compra foi enganosa amigo. Compraste um motor 1300 de Fusca. Motores BF são do Fusca 1300 de 1967 até 1975, sempre à gasolina. Não há como ter certeza se sua cilindrada não foi elevada (amentando os pintões e camisas), mas o fato de ser de entrada simples já dá uma ideia de que ele não é 1600.

      Sobre a carburação, se o motor for 1600 e os carburadores regulados para receber álcool não haverá problema. Mesma coisa para gasolina. Basicamente o que muda é a preparação dos carburadores e coletores, o que deve ser feito por um profissional.

      No que precisar, estou à disposição.

      Abraços!

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  28. oi amigo agredeçido pela resposta ,porem vendo o motor hj di novo vi qui a letra inicial a letra é BP e não BF ,mas o cabeçote é entrada simples mesmo e plana,no catalogo BP é 1600 correto?tem possibilidade de ser 1600 com cabeçote entrada simples? ou existe 1300 BP?

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Sendo BP muda tudo. Os motores BP eram os 1600 à álcool dupla carburação, como tu mesmo disse. Porém, não tenho conhecimento se os cabeçotes são de entrada dupla ou simples, mas tudo indica que seu motor ainda esteja todo original.

      Sugiro que deixe com suas configurações originais dele.

      Um abraço e tudo de bom!

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  29. tudo otimo e vc?obg amigo,vc qui é entendido do assunto pode me dizer si com este motor dois carburadoes no fusca fica muito ruim? tem como colocar partida a frio nesse tipo de motores ou compensa mais configurar para gaslina...

    tenha uma otimo fds e abraço

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Eu não sugiro colocar o motor do BX com as carenagens no motor do Fusca. Pois as carenagens do Gol foram feitas para receber o ar pela frente, enquanto o Fusca, para receber ar por trás.

      Visualmente fica bonito, porém não terá a refrigeração correta, o que pode provocar super aquecimento e desgaste prematuro no motor.

      Se for deixar o motor a álcool, é quase necessário a partida a frio, principalmente para usar no inverno. Porém, creio que é um sistema complicado de montar, e quase impossível de encontrar original. A solução mais simples é converter à gasolina, apesar de eu particularmente achar o motor a álcool interessante.

      No que precisar, estou à disposição amigo.

      Abraços!

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  30. Tenho um Fusca 1300, std. 1977 e entre outras mudanças coloquei dois carburadores 32mm com venturi 22mm. Além disso, mudei a taxa de compressão de 6,8:1 a prováveis 8,0:1 rebaixando e equalizando os cabeçotes e válvulas de admissão maiores, do 1600. O carro anda bem e continua econômico, já tive um 1600 a álcool original e acredito que a performance do atual 1300, não fica muito atrás, pelo GPS assinalou mais de 135 km/h., e arranca na frente de muito carrinho "mudernoso" por aí. Para mim está muito bom, posso viajar tranquilo a mais de 100 por hora como vel. cruzeiro e gastando menos que antes em combustível. Valeu a pena! 1300 valente.

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    1. Show de bola essas suas modificações amigo! Mostra o quão elástico é o motor 1300, e que com os ajustes certos, vira um pequeno foguete!

      Abraços!

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  31. possuo um puma 1982 e quero mudar a carburação de simples para dupla. Além de comprar o kit (carburadores, varetas, molas, coletores, etc...) será preciso trocar as latas também?

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    1. Amigo, não há necessidade de trocar nenhuma lata. Se tudo estiver como nos conformes, incluindo o cabeçote de dupla entrada, não haverá problema em instalar a dupla apenas com as peças que tu mesmo comentou.

      Um abraço!

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  32. gostaria de saber se uma Kombi 96 com dupla carburação andaria bem no gás...? abrs.

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    1. Infelizmente não tenho como dizer amigo, nunca andei num VW a ar com gás. Mas tem muitas e muitas Kombis pelo Brasil a fora rodando com gás sem problemas.

      Abraço!

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    2. O funcionamento com GNV depende basicamente de vários fatores. Primeiro é o redutor de pressão, no caso do motor boxer ele precisa ser de capacidade maior do que a cilindrada do motor. Pra um motor 1600 boxer, você usa um redutor pra 120 HP. O redutor tem que ter aquecimento por resistência, já que nos veículos refrigerados a água circula água do radiador pelo nucleo do redutor, mantendo a capacidade de vaporização. Sem a resistência, o redutor tende a congelar e reduzir a capacidade de vaporização durante o uso, reduzindo o desempenho do motor e gerando mistura pobre que tende a danificar as válvulas e suas sedes. A qualidade do redutor também conta muito, os redutores italianos como o Landi Renzo são muito superiores em tudo aos redutores nacionais. Na maioria dos nacionais você não consegue nem sequer estabilizar a marcha lenta. A chave comutadora você pode usar a mais vagabunda do mercado, a Tury, que é absolutamente indiferente. A injeção do gas deve ser feita atraves de mescladores instalados entre o filtro de ar e o carburador, JAMAIS e em hipótese alguma furando os carburadores, como algumas convertedoras fazem.

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  33. Olá amigo, estou turbinando um fusca 1300, pesquisei com uns colegas que já tem com motor 1300 e eles afirma que fica bom . A carburação é simpres. Será que realmente vai ficar bom? o que sua experiencia fala sobre isso.
    Abraço e ótimo forum!

    acesse www.trackoffroad.zip.net

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  34. Olá Robson.

    Amigo, ficar bom fica, mas se querer efetivamente aproveitar toda a potência do motor Boxer, não vale a pena investir tanto num motor 1300. O motor 1300 é muito bom original, visto que é economico e elástico para o dia a dia.

    Antes de preparar teu motor, sugiro que instale um Kit 1600, com um comando mais esperto (talvez P2), e é claro, com uma dupla carburação.

    Um abraço e boa sorte!

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  35. Este comentário foi removido pelo autor.

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  36. Olá Alexander, muito bom esse tutorial!

    Li a maioria dos comentarios acima, mas ainda me pergunto: para o uso diário, é melhor a carburação dupla ou simples?
    Tenho um fusca 1980 motor 1600cc e o seu consumo é razoável (8 a 9x1 em média), mas não rodo grandes distancias com ele, só por perto mesmo, geralmente. Acho que a carburação dupla ficaria incrível nele, mas fico receoso quanto ao consumo e manutenção contante, por ser fusqueiro de primeira viajem (há uns 4 meses). Mas não tenho medo, porque com o tempo ja to pegando as manhas.
    O que você me indicaria? Põe logo essa bendita carburação dupla e seja feliz? heheh
    Abraço

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    1. Olá Hiago, tudo bem?

      Amigo, para uso diário, estou falando em carro de praça, a carburação dupla se torna dificultosa. Ela necessita de manutenção, não tão constante quanto as pessoas acreditam, mas necessita. Se o veículo roda 24h, em com revesagem de turnos, chegará a hora que a dupla carburação perderá sua vantagem e será um estorvo.

      Para um carro que não é veículo de serviço, mas apenas te leva e trás do trabalho, e ainda possui os finais de semana livre para qualquer manutenção, não vejo problema algum. E este é o meu caso, tenho motor 1600 dupla carburação no meu 67, uso ele como carro de uso diário, e não me incomodo com os carburadores.

      Quanto consumo, fique tranquilo, se bem instalada e bem regulada, irá melhorar o consumo do teu carro. Ele ficará com respostas muito melhores, mais precisas e ficará mais econômico. O porém apenas, é a manutenção, que sugiro que com o tempo, tu mesmo aprendas, para não gastar com mecânicos.

      Minha opinião é essa amigo, "põe logo essa bendita carburação dupla e seja feliz", não vai te arrepender!

      Um abraço.

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  37. tenho um fusca 1996 e o carburador esquerdo da uma pequena falha eu consegui equalizar os dois mas ainda continua tem uma sugestao

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    1. Amigo, no teu caso, creio que o carburador necessita de manutenção. Pode precisar apenas de uma limpeza, ou até mesmo ser retificado, para tirar possíveis imperfeições na base, que criam falsa entrada de ar.

      Primeiramente sugiro que efetue uma limpeza nele, se não houver mudança, sugiro que leve num mecânico de confiança.

      Abraços!

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  38. Meu amigo, estou passando minha kombi alcool carburação simples pra dupla (ela era originalmente dupla, mas alguém modificou). Comprei o par 32/34 da solex, instalei tudo... com ela parada eu consigo equalizar, mas quando anda visivelmente um lado trabalha mais que o outro, especialmente quando a solicitação do motor é grande. O desempenho está sendo pior do que com a carburação simples na aspiração pelo venturi. Bombeando o diafragma o carro arranca com força, mas quando volta o venturi fica fraco novamente. A impressão é que não consegue arrastar o combustivel. Os carburadores são recondicionados, conferi os giclês, venturi e tudo mais, aparentemente está correto, com a exceção que um dos carburadores tem uma pequena diferença para o outro, num deles aquele respiro interno proximo a borboleta do afogador é um tubo para fora, e no outro é rente a parede. Um abraço!

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Primeiramente gostaria de saber se continuou usando álcool nela? Bom creio que deve ter te atido nisso, ou sido informado pelo menos, mas os carburadores para álcool são diferentes, eles devem ser niquelados (se distiguem dos comuns por serem brilhosos"). Se seus carburadores não são niquelados, o problema pode estar aí.

      Caso sejam, o próximo problema pode ser a base de algum deles, que talvez esteja empenada, ou trincada, dando falsa entrada de ar. Se eles estão limpos, com diafragma novo, giclagem idêntica e bem instalada e com agulha nova, o problema deve estar mesmo na base.

      Fique calmo, pois isso não é normal de forma alguma, e assim que descobrir e solucionar o problema, verá o quão vantajoso é a dupla sobre a simples.

      Boa sorte.

      Abraços!

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    2. Os carburadores são niquelados e estão em perfeito estado, embora sejam recondicionados. Os giclês apesar de corresponderem a tabela pra alcool é que me parecem ser "marca diabo", um deles inclusive é de aço e não de latão, nunca vi giclê de aço. Consegui comprar um kit completo pra 1600 alcool e vou trocar todos pra ver no que dá, Quanto aos carburadores, não há entrada de ar falsa nem empenos na base, aparentemente está tudo certinho. A primeira coisa que fiz no carro foi colocar um distribuidor daqueles chineses com sensor hall novos que me deixou na mão em menos de dois dias, porque o sensor hall deles aquece e para de funcionar. Consegui instalar um da Autrom (aquele do fusca itamar) no mesmo distribuidor, com alguma paciência e pequena ajustagem com o torno, os problemas acabaram. As valvulas estão reguladinhas e estou esperando chegar um escapamento dimensionado com duas saidas parecido com o do puma. NEste caso vou colocar duas sondas lambda,2 hallmeters e 2 vacuômetros pra me facilitar acompanhar problemas de regulagem em tempo real enquanto dirijo. Acredito que assim eu consigo bancar a "injeção eletrônica humana" regulando o carro sempre que for necessario dando apenas uma paradinha no acostamento. Vamos ver trocando os giclês o que acontece. O que me preocupa é aquele tal tubinho, que está presente em um carburador e outro não, aquele respiro da cuba. Será que faz muita diferença?

      Excluir
    3. Bom amigo, aparentemente está tudo ok então. Faça essa troca dos gicles, e veremos como ficou. Se mesmo assim der problema, talvez seja essa pecinha deferente de um carburador pra outro.

      Porem serei bem sincero, acho que nunca vi uma peça com tantas variações como a dupla carburação... Já vi carburador com essa peça, sem, com esguicho curvo, reto, torto, etc, etc... Mesmo assim, sempre funcionam parelhos, quando bem regulados. Em último caso veremos isso.

      Pode ser até mesmo que não seja carburador, pois como falaste, houve algumas mudanças na parte de ignição, que pode estar dando algum problema.

      Amigo, pelo jeito gostas bastante de sua Kombi. Se desejares, um dia podemos fazer uma postagem dela na sessão "Carro do leitor", para isso basta mandar algumas fotos, e um texto pequeno com a tua história com ela. Beleza?

      Um abraço e boa sorte!

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    4. Eu gosto da kombi sim, e pretendo comprar outra. Ou quem sabe outras. O carro não está bonito ainda, mas estou tentando fazer o melhor por ele. Não sou mecânico profissional, sou advogado, entretanto tenho uma oficininha pra hobby relativamente bem equipada, incluido torno, plaina e uma fresadora quebra-galho. Bem, troquei os giclês, regulei tudo e continuou uma bosta sem tamanho. Aí veio a desconfiança de que talvez a kombi não seja alcool, embora esteja documentada como alcool. Coloquei gasolina e o desempenho melhorou um pouco. Fui atrás dos giclês de gasolina, consegui originais da solex de ar e principal, além do injetor. O injetor pra variar não serviu no furo, tive que usinar uma buchinha adaptadora. O venturi de alcool foi usinado internamente e passou para 24mm. Melhorou muito agora, mas o desempenho ainda está inferior ao GNV, que utilizo como comparador. É verdade que o meu GNV está com um redutor de capacidade muito superior e com aquecimento, da Landi Renzo e venturis que eu mesmo usinei para não furar os carburadores, mas ainda assim era para o desempenho com gasolina ser superior ou pelo menos igual ao GNV. Desconfio da curva de avanço desse distribuidor china dos infernos, estou procurando um bosch mas está dificil, só acha remanufaturado e não confio nisso. Mas gostaria de fazer a postagem sim. Me adicione no facebook que eu te mando umas fotos, me ache lá pelo e-mail daniel.gama@gmail.com. Um abraço e obrigado.

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    5. Desculpe a demora na resposta amigo.

      Pelo jeito ela é uma Kombi à gasolina mesmo, pois tem tudo pra dizer que é. Porém de um motor à álcool para gasolina, a diferença é mínima.

      Infelizmente creio que sua Kombi está com um problema que foge ao meu conhecimento. De forma alguma dela poderia, na gasolina, ficar inferior ao GNV.

      Não te duvido que possa ser problema no distribuidor, mas se ele age negativamente na gasolina, com certeza agira negativamente no GNV... Ainda acho que é no sistema de alimentação. Não acha que pode estar havendo alguma interferencia do GNV no sistema de alimentação? Não entendo nada disso, mas talvez alguma modificação feita para rodar no GNV, prejudique no combustível líquido.

      Meu amigo, tentei te adicionar no Facebook pelo e-mail, e ele não encontrou...

      Um abraço!

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    6. O problema é que esses carburadores que me venderam aparentemente estão zoados. Estou esperando um amigo me emprestar um ar que ele tem em casa guardado, pra ver se consigo isolar o problema. Ontem chegou o escapamento dimensionado 4x2 que eu encomendei de uma tal de Stil Car, a melhora de desempenho foi estúpida. O ruido ficou um "popopopo" grave e agradável, perdeu aquele barulho de mobilete. O dimensionado veio bem gabaritado, o problema foram as bengalas que eu comprei no comércio local, tive que cortar 2 cm e soldar novamente com a MIG, mas ficou bom. Não parece o mesmo carro e nem o mesmo motor, a gente sabe que tecnicamente escapamento faz diferença, mas não acreditava que a melhora fosse tão estúpida. Tenta me adicionar pelo e-mail: daniel.gama@gmail.com

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  39. Amigo, tenho um fusca 1978 1300, eu vi na net uma preparação simples para motor 1600 do Éber Botteon, mas no caso do 1300 dá pra fazer algo parecido? Pois só queria dar uma melhorada neste motor fraco, sem gastar muito e alterar demais a construção, abraço!

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    1. Meu amigo, o método mais fácil de "envenenar" um motor ainda é a dupla carburação.

      Porém, quando se fala em motor 1300, não há muito o que fazer. É um motor construído para ser simples e econômico, e preparações nele são praticamente inúteis na relação custo benefício.

      Tu pode gastar uma grana imensa nele, alterando cabeçote, comando, carburador, para no fim conseguir atingir a potencia de um 1600 comum, sendo que um Kit de pistões cabeçotes e comando se acham por bons preços por aí.

      Mas se mesmo assim quer continuar usufruindo da economia do 1300, com um pouco mais de "esperteza", instale uma dupla carburação nele. São poucos os aventureiros que já fizeram isso, mas quem fez e conseguiu um bom resultado, afirma que vale a pena.

      Para tanto, precisará de algumas especialidade. A primeira é o coletor para carburação dupla de entrada simples, visto que o motor 1600 (que recebia originalmente a dupla carburação), possui dupla entrada no cabeçote, contra apenas uma entrada do motor 1300. Esse coletor é raro de achar, mas se não me engano há empresas que fabricam novo. A segunda especialidade é conseguir um mecânico que consiga regular os carburadores para o motor 1300, visto que praticamente todos os carburadores duplos nacionais vem preparados para motor 1600 (com exceção dos carburadores do 1300 álcool, que é um caso à parte), para que o mesmo possa trabalhar sem afogar, embrulhar ou falhar.

      Espero ter ajudado amigo.

      Abraços!

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  40. olá, brotter, tenho 02 dúvidas, talvez você possa esclerecer:

    1- você sabe dizer se o óleo VS supermultiviscoso 20W50 é melhor que um comum?
    2- saio apenas nos finais de semana na minha brasília 1600 com ignição eletrônica, sendo assim, não resisto e acabo dando umas esticadas entre 100 a 110km num percurso de 30 a 40Km, estas esticadas comprometem o motor?

    obrigado mais uma vez rsrrs

    Wanderson

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Cara, para mim o óleo 20W50 é o melhor para o motor do Fusca. Ele funciona bem, tanto em temperaturas baixas no inverno (razão do "W") como em temperaturas altas do verão. Para o motor VW, eu recomendo!

      Sobre as esticadas do motor, elas não comprometem não, desde que ele esteja aquecido. Se tu esticar ela em altas rotações com o motor frio, o óleo não terá tempo suficiente para lubrificar as peças internas, o que causará desgaste prematuro nas peças. Pouca gente sabe, mas é preferível andar em altas rotações do que em baixas, com o motor boxer. Isto por que o motor boxer possui refrigeração à ar, quanto maior a aceleração, maior o fluxo de ar. Claro, isso com moderação é claro, pois pé no fundo sempre vai causar maior desgaste do que meio pé.

      No que precisar estou à disposição amigo. Abraços!

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  41. BOA NOITE ALEXSANDER , COMPREI UM MINI DACON 828 E ESTA COM MOTOR 1.0 COM INJEÇÃO ELETRÔNICA 8 VÁLVULAS DA VW, QUERO COLOCAR MOTOR DE FUSCA POIS SUA TRASEIRA NÃO ESTA ORIGINAL. ESTOU PROCURANDO UM MOTOR PARA COMPRAR, 1600 É O ORIGINAL, MAS ACHEI UM 1300 POR 1/5 DO PREÇO, VC ACHA QUE EU VOU ME ARREPENDER? PODERIA ME AJUDAR E SE POSSÍVEL DIZER AONDE COMPRAR UM MOTOR SEM PROBLEMAS DE DOCUMENTAÇÃO NO FUTURO? OBRIGADO E PARABÉNS PELO FORUM!!! LEANDRO

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    1. Bom dia Leandro, tudo bem?

      Obrigado pelos elogios amigo. Primeiramente tenho de te parabenizar pelo carro! Um raro exemplar, praticamente impossível de encontrar, e muito desejado por colecionadores. Parabéns!

      Sobre o motor, é uma pena que o antigo proprietário tenha decidido alterar a originalidade dele... Porém ainda podemos reverter.

      Antes de mais nada é preciso ver se a documentação permite isso. Se não me engano o Detran permite alterações de motores apenas dentro da mesma margem de potência. Então deves verificar quantos CVs está descrito no documento do carro. Não sei quantos CVs tem o motor 1.0, mas o motor de fusca 1300 possui 45cv, o 1500 52cv e o 1600 60cv. (com margem de erro, pois um calculam CVs brutos, outros líquidos).

      Não me lembro, mas creio que o motor original do Mini Dacon era o 1600, sugiro que coloque o mesmo. Mas nada impede que coloque um bloco de motor 1300, com o Kit de 1600. Se este 1300 está tão barato assim, vale a pena comprar ele apenas pelo bloco, e trocar os kits de camisas e pistões do 1600, trabalho relativamente simples para os mecânicos.

      Como não sei de onde é, não posso indicar lugares que possa comprar motores de boa procedência. Mas se tiver condições de comprar um motor 0km, essa empresa abaixo ainda produz o motor VW, na cilindrada que desejar. Procure por Volkswagen, refrigerador a ar:

      http://www.jssantoro.com.br/home.htm

      Colocar o motor original no seu Dacon vale a pena sim amigo. Boa sorte!

      Um forte abraço!

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  42. Boa noite Alexsander. Meu fusca itamar começou a dar problemas na dupla carburação. Estou pensando em adaptar uma única carburação central. Porém com um carburador mais moderno como o mini progressivo. O que vc. acha disso?
    Abraços,
    Marcio.

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    1. Olá Marcio, tudo bem?

      Amigo, se sua dupla carburação começou a dar problemas, eu sugiro que encontre um bom mecânico que entenda de carburadores, e que possa solucionar o problema.

      A carburação simples, para um motor forte como o do Itamar não é recomendável. Ele ficará mais gastador e mais fraco. Mesmo que coloque um carburador simples mais moderno, a única coisa que ele fará, e no máximo se igualar à carburação dupla, com maior consumo.

      A carburação simples só é vantajosa em por possuir uma manutenção mais simples, e só. Nos motores mais fracos, como o 1300 por exemplo, ela é satisfatória, acima disso ela é praticamente necessária para o bom desenvolvimento do motor.

      Se precisar de ajuda, estou à disposição.

      Um abraço!

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    2. Boa noite Alexsander, na pergunta passada, me referí a substituição dos dois carburadores por um maior e mais moderno, pela questão da maior facilidade de manutenção e "limpeza" do visual do motor. No caso do meu Fusca Itamar, eu não consigo sequer trocar as velas dos cilindros traseiros, sem que tenha que tirar os carburadores. Me referí ao mini progressivo porque ví um colocado em um fusca e o visual ficou mais limpo e o desempenho do carro ficou semelhante.
      Eu até pensei em colocar um kit que eu ví pra vender em uma loja de acessórios que conssistia de um carburador central Weber 40 com a tubulação de admissão de diâmetro maior. Me disseram que o desempenho melhora bastante, mas o consuma também aumenta bastante.
      Obrigado mais uma vez, e um grande abraço.
      Marcio.

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  43. boa noite tenho um fusca 1600 a acool com dois carburador,que colocar dois novo mais nao estou encontrano como arrumo so estou encontrano recondicionado

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  44. não adianta nada brasileiro pobre querer ter dupla carburação pois requer carburadores e periféricos em ótimo estado e não danificado como a cara de uns por ai mecânicos e motoristas... ...

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  45. Boa tarde, tenho uma brasilia 79 de uma carburação, originalmente veio com 2, mas o antigo dono retirou um carburador alegando maior consumo, porem tenho desejo de colocar dupla carburação, nesse caso, a duvida é o que eu terei que comprar para instalar dois carburadores; e se eu terei que comprar dois carburadores, ou apenas 1 carburador e juntar com o que já tem

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    1. Boa tarde amigo.

      Realmente é muito comum que os donos retirassem a dupla carburação com a desculpa de aumento de consumo. Uma pena...

      Não, os carburburadores simples e dupla são diferentes. O carburador simples é o Solex 30, e o de carburação simples é o Solex 32.

      Amigo, terá de comprar dois carburadores Solex 32, o par de coletores para o mesmo, as varetas e o acionador. Creio que é só. Creio que pode encontrar o kit completo em qualquer desmanche.

      Boa sorte.

      Um abraço!

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    2. Vlw, obrigado

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  46. Alguém pode me dizer se saiu algum fusca Itamar com um só carburador de fabrica?

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    Respostas
    1. Olá amigo.

      Todos os Fuscas Itamar saíram com dois carburadores, sem exceção. Ele ainda contava com o sistema de retorno, ou desborbulhador, que auxiliava a retirar o ar em excesso.

      Um abraço!

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