quinta-feira, 7 de abril de 2011

Carburação: simples x dupla

Motor 1300 (Fusca): Carburador H30 Pic
Muito se discute qual é o melhor sistema de alimentação para o motor boxer. No Brasil, o sistema de alimentação exclusivo do Fusca foi por muito tempo o de carburação simples, até a chegada do "Bizorrão" em 1974. Já na família Variant/TL, a dupla carburação já estava presente em seu motor de 1600cm³ desde 1969, sendo obrigatório em face de sua construção plana.

Porém, no caso do Fusca, Brasilia, e demais derivados com motor de ventoinha "alta", muita gente optava, e ainda opta pelo sistema de carburação simples, pelo fato da dupla carburação supostamente consumir mais. O dono faz um cálculo simples: dois consomem mais que um! Mas não é assim que funciona... Não no motor boxer.

Motor 1600 (Fusca): Carburadores H32 Pdsi/Pdsit
No final da década de 40, o Porsche 356, com o motor de apenas 1.100 cm³, já utilizava o sistema de dupla carburação. Isso porque Ferdinand Porsche e seu filho Ferry, concordavam que para uma eficiente alimentação do motor de cilindros opostos, teria de ser implantar um carburador para cada par de cilindros, evitando ao máximo o desperdício de combustível.

Se pensarmos bem, é fácil analisar o quão superior é o sistema de dupla carburação comparado ao de carburação simples. Para isso, basta analisar e entender o funcionamento do motor boxer. Para que o combustível chegue aos cilindros, deve passar pelo coletor de admissão, que na carburação simples é muito longo, com quase 1m de comprimento. Nesse longo caminho à percorrer, o combustível se dissipa, ocasionando perda de material, tanto pela evaporação como pelo atrito nas rugosas paredes do coletor, chegando com menor pressão e quantidade aos cilindros, ocasionando por consequência um maior consumo, e desempenho à desejar.

Motor 1500 (Fusca): Carburador H30 Pic
Com a dupla carburação é diferente. Os carburadores ficam posicionados diretamente acima dos pares de cilindros, tendo o coletor apenas alguns centímetros de comprimento. Isso direciona o combustível com mais pressão e com pouca perda de material, ocasionando o melhor aproveitamento do combustível, e consequentemente, melhor performance do motor, principalmente nos de 1.600 cm³.

Em síntese, um motor com sistema de dupla carburação tende a ser mais econômico e potente que o mesmo motor com carburação simples. Claro, isso depende muito da forma com que o carro é guiado, das condições de regulagem e estado do motor. Se o dono não moderar a aceleração nem cuidar da devida regulagem dos carburadores, tanto a economia quanto a performance irão para o espaço.

Motor 1600 "plano" (Variant/TL/SP-2/TC): Carburadores H32 Pdsi/Pdsit
Porém, por ser mais complexa, um dos problemas da dupla carburação é a regulagem, que deve ser perfeita na mistura ar combustível, para que os cilindros trabalhem em perfeita sincronia, demonstrando toda a eficiência e vantagem de sistema. Há no Youtube diversos tutoriais que ensinam como fazer esta regulagem na garagem de casa. E é a melhor opção para evitar eventuais custos desnecessários em oficinas mecânicas.

Para concluir, para melhorar a performance do boxer, sem aumento no consumo de combustível ou desgaste do motor, a melhor dica é instalar o sistema de dupla carburação, principalmente nos motores de 1.600cm³. Dessa forma, com plena regulagem e boa técnica do motorista, a diferença será notável!

221 comentários:

  1. Olha Alex eu prefiro o sistema de um carburador, pela simplicidade, mas já tive tres VW com dupla carburação e nunca tive transtornos com esse sistema, acho que você tem razão o custo beneficio de um sistema de dupla carburação compensa pelo ganho de potência.
    Sandro Fanezze.

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  2. Em relação a simplicidade, realmente a carburação simples é muito mais vantajosa. Com uma chavezinha de fenda regulamos a lenta e a mistura em segundos. Bem diferente da dupla, que exige "ouvido técnico", e várias tentativas para ficar boa...

    Abraços.

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  3. Vcs podem mi diser se eu comsigo colocar dupla carburação em um motor 1300l ?

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    1. Olá amigo. É possível sim instalar dupla carburação num motor 1300.

      Em primeiro lugar, tu vai precisar que os cabeçotes sejam de dupla entrada, devem ser fáceis de conseguir, mas devem custar uns R$ 200,00.

      E em segundo lugar, deverá trocar os injetores e a glicagem, para alguns número menores, pois o motor 1300 não necessita de tanta injeção e fluxo de ar que o motor 1600. Se deixar com a mesma giclagem do 1600, é capaz do 1300 funcionar afogando.

      Abraços.

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    2. Existem suporte para dupla carburação de VW boxer 1500 à álcool que possuíam cabeçotes com entrada admissão simples (apenas um furo).
      Cabeçotes com entrada de admissão dupla (dois furos em cada cabeçote) vem somente nos VW1600 e VW1700 do SP2. Não são compatíveis com o kit "camisas e pistões" dos VW1300. Porém se o Upgrade for de um VW1500 com admissão simples, para admissão dupla, basta trocar os cabeçotes do VW1500 para os cabeçotes do VW1600. Considere o combustível a ser utilizado e compre o cabeçote correto. Faça com um bom mecânico! Abraço!

      CLAUVAN

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    3. Os coletores são estes, amigo. Eu tinha em Minha Brasília 1300 a álcool: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-597394752-coletor-dupla-carburaco-do-fusca-1300-gasolina-alcool-gnv-_JM

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    4. só os coletores para entrada simples e mudar a configuração dos carburadores...

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  4. E ai beleza!Cara você tem ideia de qto custa para montar um fusca turbo ,carburado,1600 commpleto,pra rua medindo em torno de 180cv.

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  5. Puxa amigo, não tenho idéia... Esse tipo de coisa deve ser calculado por partes. Quanto custará o motor, o turbo, os kits... Sugiro procurar um preparador de motores para fazer um orçamento.

    Abraços.

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  6. Com experiência próprie posso afirmar que o motor 1600 com carburação dupla é mais eficiente, potente e mais econômico. A regulagem se aprende com o tempo, salientando ainda que realmente a manutenção de fato é um poouco mais dispendiosa, mas, que a economia compensa se levarmos em conta o preço do combustível.

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    1. Que bom que consegue notar a eficiência e a economia da dupla carburação amigo. Eu uso meu Fusca diariamente, e este é dotado de motor 1600 e dupla carburação. Ele é muito mais "firme e redondo" do que no tempo que tinha um único carburador. Sem falar na potência extra que isso proporciona.

      A regulagem era um fantasma pra mim no início, hoje se tornou rotineira.

      Abraços!

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    2. Realmente a dupla carburação alimenta muito melhor o motor boxer. Entretanto, com a gasolina cheia de alcool e outras porcarias, a sincronização dos dois carburas é quase impossível. Tenho fusca e puma 1.600,a 30 anos, dupla carburação, que transformei para carburação simples, pelo fato da impossibilidade de regulagem adequada. As varetas de acionamento sofrem desgaste nos terminais, dificultando bastante a regulagem. Perdi um pouco de arrancada mas estou satisfeito com a simplicidade. Dupla nunca mais.

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    3. Complementando o citado acima, a dupla carburação dificulta muito a limpeza das velas dos cilindros 1 e 3, particularmente nos fuscas, pois, com combustível de qualidade duvidosa, as velas devem ser limpas com frequencia, pois, sujas, o motor perde rendimento.
      Dupla carburação só para carro de competição. Para uso no dia a dia, enfrentando engarrafamentos, a carburação simples é bem mais vantajosa e simples de manter.

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    4. No quesito manutenção, tens razão amigo. A carburação simples não tem igual, em facilidade e comodidade pra ser mexida.

      Tenho um Fusca 1967 a 4 anos, com motor 1600 que já veio nele. Após dois anos com ele instalei dupla carburação. E desde então não me arrependo. Ele se transformou em outro carro. Mais economico e potente.

      É complicado sim de equalizar. Mas com o tempo acabei pegando os macetes, e o tom de "ouvido" na regulagem. Hoje faço regulagem na dupla de 3 em 3 meses, e em cerca de 5min.

      Depois de ter ficado na rua algumas vezes por causa da carburação simples, não confio mais na mesma. Com a dupla não temos o medo de que qualquer sujeira entupa o carburador e o carro morrer de vez. Com a dupla, se isso acontecer, o carro ainda anda, sem falar que com o motor em funcionamento, graças ao carburador funcional, pode limpar o outro por sucção em caso de entupimento. Nunca mais fiquei na rua por causa de carburação.

      São pontos de vista interessantes amigo, pois tanto a dupla quando a simples tem suas vantagens e desvantagens. E assim podemos analisar e ver qual é a mais interessante ao nosso uso.

      Grande abraço!

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  7. Olá amigo!! Tenho um Fusquinha 1966 e gostaria de colocar um motor 1600 a alcool. Será que esse motor cabe no Fusquinha sem ter que cortar aquelas latinhas laterais???

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    1. Cabe sim amigo. Apenas terá de dar uma "amassada" na lateral direita, pois o carburador fica muito apertado ali.

      Abraços!

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  8. Ainda compro um fusca pra mim!!! Parabéns pelo tutorial.

    "UNIR, ORGANIZAR, MOBILIZAR."

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    1. É isso aí amigo, força de vontade e com certeza conseguirá!

      Abraços.

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  9. Alexsander, tenho um VW Brasilia ano 1978 carbura dupla... mas aqui no ABC paulista nenhum mecânico consegue equalizar os carburas... o que fazer? Abraço e excelente tutorial o seu !

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    1. Olá amigo.

      Primeiramente tem de ter certeza que é só de uma equalização que os carburadores precisam. Se eles estiverem precisando de uma manutenção ou limpeza interna, realmente serão impossíveis de regular.

      Com o passar do tempo, eu mesmo aprendi a equalizar o meus de "ouvido". Não é realmente difícil, basta retirar uma das hastes de acionamento que prendem os carburadores, e ir regulando eles até que fiquem com a marcha lenta mais alta possível. E para detectar se estão iguais, notar a vibração dos lados, e o som produzido pela sucção do ar.

      Falando parece complicado, mas com o tempo se pega o jeito.

      Abraços e boa sorte amigo.

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    2. Leve sua Brasília em um desses lugares em Ribeirão Pires. Você não vai se arrepender (qualquer deles):
      - Auto Técnica Yamashita (fale com o Pedrinho), ou
      - Pneus Martão (fale com o Ailton).
      Os dois são "feras", conhecem o assunto. Boa Sorte

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    3. Aprenda e faça você mesmo, procure por marcelo tonella, no youtube, ele ensina passo a passo.

      Abraço

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    4. boa noite amigos, estou colocando dupla carburaçao no meu fusca 1600. alguem poderia me dizer exatamente qual o gicle correto a ser usado neles ? meu email para contato e cjmortari@hotmail.com. desde ja o
      agradeço pela atençao

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  10. Ola, muito bom esse tutorial, aprendi mais sobre a carburação dupla e simples, pois comprei um Gol 84 alcool, dubla carburação, pensei que por ser dupla carburação ele gastaria mais, o carro realmente é forte, percebi nos morros a diferença, valeu

    Um abraço a todos!

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    1. É isso aí amigo, a dupla carburação não tem mistério. O que rola são certas lendas mesmo.

      Eu sou a prova viva de que ela vale a pena, pois dirigi meu fusca antes, com um carburador, e depois, com dois carburadores. E a diferença é imensa.

      Abraços!

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  11. Bom dia, gostaria de fazer uma pergunta, tenho um gol 84 alcool carburação dupla, estou fazendo as contas e ele esta fazendo uns 6 litros de alcool por litro, o que vc acha esta gastão ou normal. Valor
    Deus abençoe.

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    1. Olá amigo. Ele está gastando mais que o normal, bem regulado ele deve fazer entre 7,5 e 8,5km/l.

      Qualquer coisa estou a disposição.

      Abraços!

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  12. Ola ,troquei o carburador simples por duplo,mas agora n~ consigo funcinar o motor nao consigo solucinar o problema?

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    1. Amigo, nesse caso, sugiro procurar um mecânico, pois os carburadores podem precisar serem recuperados.

      Abraços.

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  13. amigo comprei uma kombi e estou todo ferrado pois nunca tive fusca antes e nao se dizer se e 1600 ou oq pois o cara me vendeu como 1600 mais é dupla carburaçao e com entrada simples ou seja pelo que tenho visto na net os 1600 tem o cabeçote com dois furos este so tem um ai sui atras de sber e pelo que me falou que este estava no alcool ai fui ver e ao que constei e motor de bx e pra complicar nao concigo sair de casa sem ficar na rua com o carro quebrado pois so esta funcionando um lado do motor e aqui tem muuita subida entao me disserao para passar para simples mais nao quero por concordar com vc no quisito desempenho mais estou inclinado a passar para um carbura so porque tem um apito do ladfo esquerdo que ninguem sabe dizer oq é dizem que e o carburador mais desconfio do cabeçote .para que o lado esquerdo funcione tenho que tampar a boca do carburador entao ele fica mais ou menhos descobri outro dia isso mais chega faze redemuinho no tanque vc que parece ser mais entendido que os mechanicos que tenho dado meu dinheiro talves possa me dizer oq devo fazer

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Bom, o fato dos cabeçotes serem de entrada simples, por si só não prejudica nada. Porém concordo, 1600 com entrada simples é raro.

      Sim, a dupla carburação é infinitamente melhor que a carburação simples, basta apenas que tudo esteja funcionando perfeitamente.

      Antes de trocar a dupla pela simples, verifique o por que que aquele lado não está trabalhando. Verifique velas, cabos, etc. Se estiver tudo ok, abra o carburador para ver se não há problemas com ele.

      O ideal, é levar em alguém que entenda de carburadores e tenha paciência de mexer neles. Geralmente o pessoal das antigas consegue ter essa paciência.

      Mas acalme-se amigo, com o tempo se ajeita. Não posso lhe dar um parecer sem ver o carro, mas nem sempre o problema é tão grave como se imagina.

      Boa sorte, abraços!

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    2. Tá dando entrada falsa de ar no lado que não funciona, faça vedação do coletor que funcionará

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  14. Boa tarde.esyou montando uma variant 72. O motor ja ta sendo montado e ainda estou cm duvidaa d qual bura usar. Ela esta 1.9 cc. Pistao 94mm. Valvulas de escape 36mm e admissao 44mm. Varetas inox. Tuchos maior lubrificaçao.vira origonal std. Troquei engrenagem lunrificaçao 30 dentes.enfim. ta montada. Ela e 2 bura e eu tenho 2 solex 32. Mas nao vai ter como empurrar esses pistoes. Quais bura me indicam? Nao queria gastar muuuuito mais, e so encontro os mesmos na faixa d 2000 reais (weber). Alguem me indica que eu to louco p ver o troço montado kkk. Abraços

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Infelizmente pra poder alimentar toda essa cavalaria, terá de investir em carburadores brutos... E para isso, claro, o preço é nas alturas. hehehe.

      Eu sugiro um par de Webber 40, que creio dar conta do recado, mas seu preço é bem salgado.

      Enquanto não buscar fundos para a aquisição de carburadores deste tipo, pode usar os Solex 32, com uma regulagem mais forte, com giclagem alta.

      O carro não vai ficar tão potente e apimentado quando com os carburadores 40, mas se fizer uma regulagem bacana, conseguirá fazer o motor funcionar e rodar numa boa.

      Abraços!

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  15. Boa tarde.esyou montando uma variant 72. O motor ja ta sendo montado e ainda estou cm duvidaa d qual bura usar. Ela esta 1.9 cc. Pistao 94mm. Valvulas de escape 36mm e admissao 44mm. Varetas inox. Tuchos maior lubrificaçao.vira origonal std. Troquei engrenagem lunrificaçao 30 dentes.enfim. ta montada. Ela e 2 bura e eu tenho 2 solex 32. Mas nao vai ter como empurrar esses pistoes. Quais bura me indicam? Nao queria gastar muuuuito mais, e so encontro os mesmos na faixa d 2000 reais (weber). Alguem me indica que eu to louco p ver o troço montado kkk. Abraços

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Infelizmente pra poder alimentar toda essa cavalaria, terá de investir em carburadores brutos... E para isso, claro, o preço é nas alturas. hehehe.

      Eu sugiro um par de Webber 40, que creio dar conta do recado, mas seu preço é bem salgado.

      Enquanto não buscar fundos para a aquisição de carburadores deste tipo, pode usar os Solex 32, com uma regulagem mais forte, com giclagem alta.

      O carro não vai ficar tão potente e apimentado quando com os carburadores 40, mas se fizer uma regulagem bacana, conseguirá fazer o motor funcionar e rodar numa boa.

      Abraços!

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  16. olá,

    gostaria de passar a carburação da minha brasila para dupla, existe no mercado algo mais eficiente/moderno que facilite regulagem e rendimentos e economia? ou todos são iguais e requerem ajustes constantes?

    um abraço!

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Infelizmente, falando em carburadores, não há nada com a mesma eficiência, porém com propriedades mais simples de manutenção...

      Temos carburadores de outras marcas, porém, estes são maiores, e aumentam muito o consumo (e desempenho). Mas não diferem na questão de dificuldade em manutenção. Por serem peças de melhor qualidade, talvez não desregulem tão facilmente quanto os originais, mas no momento que desregularem, será a mesma complicação.

      Outra opção é a injeção eletrônica, que sim não necessita de nenhuma manutenção, e diminui substancialmente o consumo e aumenta a performance. Mas seu preço é absurdo, passando dos 2 ou 3 mil reais...

      A solução, é instalar a dupla carburação original e comprar um aparelho chamado equalizador. Ele auxilia na regulagem, pois demonstra qual dos lados está "sugando" mais, ou menos ar, podendo-se fazer uma regulagem precisa. O equalizador não é caro, e pode ser facilmente encontrado na internet.

      Espero ter ajudado amigo.
      Forte abraço!



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    2. Amigo compensa investir em injeção eletrônica visando economia e performance além da não necessidade de manutenção?

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  17. ola amigo,vç pode me dizer se estou fazendo o certo porque meu fusca"elvis" ele è 1600 carboraçao simples entao estou pretendendo colocar carboraçao dulpla sendo que serao 02 weber 40,o que vç pode me dizer desde ja agradeço.marcos

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    1. Olá Marcos.

      Não sei qual é o seu plano amigo, mas tudo depende de um bom profissional. Carburadores 40, são para desempenho, bem melhores que os 32 originais. Porém, é necessário verificar se o "Elvis" está preparado para receber este tipo de "veneno".

      O meu Fusca, que possui motor 1600 e dupla carburação Solex 32, anda muito bem.

      Forte abraço!

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  18. Amigão no geral, um motor 1600 a gasolina carburação dupla o consumo na cidade fica em torno de quanto? Estou comprando um gol bx 1600 carburação dupla e queria saber, fico no aguardo, abraço!

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    1. Boa tarde Italo, tudo bem? Em média, um motor 1600 com dupla carburação, varia entre 7,5 a 9,0 km/l.

      Tudo depende do estado do motor, e é claro, do "pé" do motorista. hehehe

      No caso específico do Gol, pode ser que economize mais do que um Fusca, pois ele já deve contar com ignição eletrônica e outros aparatos que auxiliam na redução do consumo.

      Abraços!

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  19. estou com um fusca itamar quero tirar a carburação dupla e colocar uma simples é possivel?onde encontro as peças aqui em salvador valeu....

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    1. Boa noite Lucimario. Com certeza essa não é uma boa idéia. Além de se tornar mais gastador, ele se tornará mais fraco.

      Pela construção do motor boxer, onde os cilindros ficam distantes uns dos outros, a dupla carburação é necessária para o bom funcionamento do carro. Tanto é, que a partir de 1984, todos os fuscas já vinham com dupla carburação.

      Sugiro que deixe o sistema de dupla carburação instalado amigo. A manutenção é maior, porem muito mais recompensadora.

      Abraços!

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  20. tmb tenho um itamar,e pensando igual ao lucimário,agora com as dicas do alexander estou desistindo da mudança da dupla carburação para simples,e lendo alguns comentários acima fiquei curioso sobre os carburadores 40,será que vale a pena envenenar ainda mais minha águia branca??

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    1. Olá amigo!

      Realmente a carburação dupla é infinitamente superior à carburação simples. Sobre os carburadores 40, deves levar em consideração que quanto maior o carburador, maior o consumo.

      Particularmente, creio que aumentar os carburadores, sem aumentar a potência do veículo, com um comando mais esportivo, ou até mesmo, com aumento do cm³, não compensa.

      Forte abraço!

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  21. olá,alexsander!!!eu utilizo pneus 195/65/15,vc acha que utizar essas medidas pode prejudicar o desempenho?e em relação aos carburadores qual o tempo de vida útil? um abraço... silvio de mairi,ba

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    1. Olá Silvio!

      Amigo, com relação aos pneus, devemos levar em consideração o contato com o solo. Um pneu mais largo, terá mais contato com o solo, dando mais aderência e ao mesmo tempo mais atrito.

      Com esses pneus, o carro fica muito mais estável em curvas, e seguro para guiar em situações extremas. Porém, com um consumo mais elevado, e maior peso em manobras de baixa velocidade.

      Sei disso por experiência própria, já usei em meu Fusca, tanto pneus originais 5.60-15, quando radiais 195/65-15.

      Com os pneus originais a direção parece hidráulica, mas ele fica inseguro para manobras de alta velocidade. Exatamente o inverso dos pneus mais largos.

      Sobre o carburador, o tempo de vida de um carburador é relativo. Varia muito com a manutenção que ele recebe, e a gasolina que é abastecida. Um carburador, que regularmente é limpo, tem os kits trocados, e utiliza gasolina de boa qualidade, pode durar quase que para sempre.

      Um forte abraço!

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  22. ALEXSANDER, BOA TARDE - - - PRECISO DE UMA DICA: QUAL O MELHOR CARBURA ( DUPLA ), VÁLVULAS, GICLÊS E COMANDO PARA DEIXAR MEU VW BRASILIA MAIS ESPERTO? - - - GRANDE ABRAÇO E ÓTIMA SEMANA !

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    1. Olá meu amigo, tudo bem?

      Infelizmente informações mais técnicas assim não posso te ajudar... Existem algumas tabelas de giclês disponíveis na internet, que pode encontrar facilmente, ok?

      Um forte abraço!

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    2. Comando Engle 110 e bom mas a gasolina por que álcool fica ruim de andar na cidade

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  23. ALEXSANDER, BOA TARDE!!!
    VAMOS DIZER QUE EU QUEIRA TROCAR OS CARBURADORES ORIGINAIS DO MEU VW BRASILIA POR UM CARBURADOR IDF 40 ÚNICO... NA SUA OPINIÃO, QUAL SERIA O DESENVOLVIMENTO DO VEÍCULO?
    GRANDE ABRAÇO!

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    1. Amigo, não troque dois por um. Por maior que for o carburador, ele continuará com o mesmo problema que o carburador simples, pois vai continuar desperdiçando e evaporando gasolina na looonnga admissão. Com um carburador 40, é capaz de ele ficar quase parecido com a dupla 32, porém menos gastando mais.

      Se quer melhorar a esportividade, aumente os dois carburadores, coloque dois carburadores 40 ou 44.

      Abraços!

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  24. Boa tarde, gostaria de compartilhar aqui uma duvida como vocês, se aguem puder me ajuda agradeço, tenho um gol a ar 83 alcool, estou com um problema serio, toda vez que saio para um local mais longe, ele esquenta o motor e no meio do caminho ele da falta de alcool, e perde a força, ai eu tenho q parar e espera esfria o motor, ja troquei a bomba de combustível mais mesmo assim ele continua com esse problema, eu não tenho ideia do que pode ser, normal eu acho que não é, se alguem tiver uma dica por favor me ajuda. Obrigado.

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Esse seu problema não está parecendo problema de carburação, mas sim de ignição. Normalmente o motor boxer quando esquenta e começa a falhar, é problema de bobina.

      A bobina quando envelhecem, perde sua refrigeração interna, e quando esquenta começa a falhar ao mandar a centelha, fazendo o carro pipocar, e até apagar. Quando tenta-se ligá-lo de novo ele custa a pegar, e as vezes não pega, precisando esfriar.

      Troque tua bobina e veja se melhorou, ok?

      Abraços e boa sorte!

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    2. Tudo bem amigo, eu vou fazer isso mesmo, estava com a bobina na cabeça mesmo, eu pensei que se fosse a bobina ela pararia de vez, vou trocar ela para fazer o teste, obrigado pela ajuda, foi muito útil pra mim, abraços, que Deus abençoe sua vida.

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    3. Valeu Carlos!

      Faça o teste amigo. Antes de mais nada veja se é isso, depois nos avise.

      Forte abraço e tudo de bom pra ti!

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  25. Ola amigao, tenho 4 perguntas para fazer. Estou querendo comprar uma kombi 93 a alcool dois carburadores, qual o consumo dessa kombi? Tem como passar para um carburador? E injecao tem como instalar nessa kombi?Posso colocar kit gas nela?Ficaria boa?

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  26. Bom dia Alexsander, conforme tinha lha falado a respeito da bobina, me deu uma dor de cabeça, fui na auto peças e comprei a bobina modelo BOSCH 9 220 081 039, coloquei ela andei uns dias e percebi que o carro tava fraco, quando eu precisava acelerar ele encolhia, foi então que desconfiei da bobina, porque depois que eu troquei ela que começou esse problema de encolher, então fui atrás pra descobrir e descobri que o motor do gol 84 não é platinado, voltei na auto peças hoje e ele disse que a bobina correta é a BOSCH 9 220 081 067, vai chegar terça feira na loja, espero que de certo e seja a certa agora, o que você acha? Abraços

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    1. Bom dia amigo, tudo bem?

      Não vou lhe dar 100% de certeza, mas sim, pode ser problema na bobina. Os motores com ignição eletrônica, como no caso o seu Gol, precisam de muito mais energia para funcionar, o que deve ser satisfeito pela Bobina apropriada.

      Se utilizar uma bobina para platinado, mais fraca, vai faltar centelha para o correto funcionamento do motor, fazendo com que fique mais fraco e mais gastador.

      Espero que resolva o problema.

      Abraços!

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  27. Amigo boa noite !estou com certa duvida adquiri um motor do gol 1982 para colocar no meu fusca ,porem comprei como 1600 mas desmontando a lata do motor e os carburadores notei que o cabecote e de entrada simples plana... a duvida é a seguinte este motor e a alcool 1300?
    a letras iniciais são BF ...outra coisa se for a alcool fica ruim no fusca com carburação dupla do gol ou eu tenho qui mudar os carburadores ?ou posso usar a gasolina mesmo?rsrs essas são as duvidas si puder me ajudar agradeço

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Em verdade sua compra foi enganosa amigo. Compraste um motor 1300 de Fusca. Motores BF são do Fusca 1300 de 1967 até 1975, sempre à gasolina. Não há como ter certeza se sua cilindrada não foi elevada (amentando os pintões e camisas), mas o fato de ser de entrada simples já dá uma ideia de que ele não é 1600.

      Sobre a carburação, se o motor for 1600 e os carburadores regulados para receber álcool não haverá problema. Mesma coisa para gasolina. Basicamente o que muda é a preparação dos carburadores e coletores, o que deve ser feito por um profissional.

      No que precisar, estou à disposição.

      Abraços!

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  28. oi amigo agredeçido pela resposta ,porem vendo o motor hj di novo vi qui a letra inicial a letra é BP e não BF ,mas o cabeçote é entrada simples mesmo e plana,no catalogo BP é 1600 correto?tem possibilidade de ser 1600 com cabeçote entrada simples? ou existe 1300 BP?

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Sendo BP muda tudo. Os motores BP eram os 1600 à álcool dupla carburação, como tu mesmo disse. Porém, não tenho conhecimento se os cabeçotes são de entrada dupla ou simples, mas tudo indica que seu motor ainda esteja todo original.

      Sugiro que deixe com suas configurações originais dele.

      Um abraço e tudo de bom!

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  29. tudo otimo e vc?obg amigo,vc qui é entendido do assunto pode me dizer si com este motor dois carburadoes no fusca fica muito ruim? tem como colocar partida a frio nesse tipo de motores ou compensa mais configurar para gaslina...

    tenha uma otimo fds e abraço

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Eu não sugiro colocar o motor do BX com as carenagens no motor do Fusca. Pois as carenagens do Gol foram feitas para receber o ar pela frente, enquanto o Fusca, para receber ar por trás.

      Visualmente fica bonito, porém não terá a refrigeração correta, o que pode provocar super aquecimento e desgaste prematuro no motor.

      Se for deixar o motor a álcool, é quase necessário a partida a frio, principalmente para usar no inverno. Porém, creio que é um sistema complicado de montar, e quase impossível de encontrar original. A solução mais simples é converter à gasolina, apesar de eu particularmente achar o motor a álcool interessante.

      No que precisar, estou à disposição amigo.

      Abraços!

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    2. Tenho o mesmo problema. Comprei um fusca 85 com motor inicio BP. Deveria ser 1600, mas o cabeçote é entra simples. Nao sei se ele e 1600, 1500 ou mesmo 1300. No renavam consta 57 hp, pelo menos no papel tem potencia de 1600.

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  30. Tenho um Fusca 1300, std. 1977 e entre outras mudanças coloquei dois carburadores 32mm com venturi 22mm. Além disso, mudei a taxa de compressão de 6,8:1 a prováveis 8,0:1 rebaixando e equalizando os cabeçotes e válvulas de admissão maiores, do 1600. O carro anda bem e continua econômico, já tive um 1600 a álcool original e acredito que a performance do atual 1300, não fica muito atrás, pelo GPS assinalou mais de 135 km/h., e arranca na frente de muito carrinho "mudernoso" por aí. Para mim está muito bom, posso viajar tranquilo a mais de 100 por hora como vel. cruzeiro e gastando menos que antes em combustível. Valeu a pena! 1300 valente.

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    1. Show de bola essas suas modificações amigo! Mostra o quão elástico é o motor 1300, e que com os ajustes certos, vira um pequeno foguete!

      Abraços!

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  31. possuo um puma 1982 e quero mudar a carburação de simples para dupla. Além de comprar o kit (carburadores, varetas, molas, coletores, etc...) será preciso trocar as latas também?

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    1. Amigo, não há necessidade de trocar nenhuma lata. Se tudo estiver como nos conformes, incluindo o cabeçote de dupla entrada, não haverá problema em instalar a dupla apenas com as peças que tu mesmo comentou.

      Um abraço!

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  32. gostaria de saber se uma Kombi 96 com dupla carburação andaria bem no gás...? abrs.

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    1. Infelizmente não tenho como dizer amigo, nunca andei num VW a ar com gás. Mas tem muitas e muitas Kombis pelo Brasil a fora rodando com gás sem problemas.

      Abraço!

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    2. O funcionamento com GNV depende basicamente de vários fatores. Primeiro é o redutor de pressão, no caso do motor boxer ele precisa ser de capacidade maior do que a cilindrada do motor. Pra um motor 1600 boxer, você usa um redutor pra 120 HP. O redutor tem que ter aquecimento por resistência, já que nos veículos refrigerados a água circula água do radiador pelo nucleo do redutor, mantendo a capacidade de vaporização. Sem a resistência, o redutor tende a congelar e reduzir a capacidade de vaporização durante o uso, reduzindo o desempenho do motor e gerando mistura pobre que tende a danificar as válvulas e suas sedes. A qualidade do redutor também conta muito, os redutores italianos como o Landi Renzo são muito superiores em tudo aos redutores nacionais. Na maioria dos nacionais você não consegue nem sequer estabilizar a marcha lenta. A chave comutadora você pode usar a mais vagabunda do mercado, a Tury, que é absolutamente indiferente. A injeção do gas deve ser feita atraves de mescladores instalados entre o filtro de ar e o carburador, JAMAIS e em hipótese alguma furando os carburadores, como algumas convertedoras fazem.

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  33. Olá amigo, estou turbinando um fusca 1300, pesquisei com uns colegas que já tem com motor 1300 e eles afirma que fica bom . A carburação é simpres. Será que realmente vai ficar bom? o que sua experiencia fala sobre isso.
    Abraço e ótimo forum!

    acesse www.trackoffroad.zip.net

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  34. Olá Robson.

    Amigo, ficar bom fica, mas se querer efetivamente aproveitar toda a potência do motor Boxer, não vale a pena investir tanto num motor 1300. O motor 1300 é muito bom original, visto que é economico e elástico para o dia a dia.

    Antes de preparar teu motor, sugiro que instale um Kit 1600, com um comando mais esperto (talvez P2), e é claro, com uma dupla carburação.

    Um abraço e boa sorte!

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  35. Este comentário foi removido pelo autor.

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  36. Olá Alexander, muito bom esse tutorial!

    Li a maioria dos comentarios acima, mas ainda me pergunto: para o uso diário, é melhor a carburação dupla ou simples?
    Tenho um fusca 1980 motor 1600cc e o seu consumo é razoável (8 a 9x1 em média), mas não rodo grandes distancias com ele, só por perto mesmo, geralmente. Acho que a carburação dupla ficaria incrível nele, mas fico receoso quanto ao consumo e manutenção contante, por ser fusqueiro de primeira viajem (há uns 4 meses). Mas não tenho medo, porque com o tempo ja to pegando as manhas.
    O que você me indicaria? Põe logo essa bendita carburação dupla e seja feliz? heheh
    Abraço

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    1. Olá Hiago, tudo bem?

      Amigo, para uso diário, estou falando em carro de praça, a carburação dupla se torna dificultosa. Ela necessita de manutenção, não tão constante quanto as pessoas acreditam, mas necessita. Se o veículo roda 24h, em com revesagem de turnos, chegará a hora que a dupla carburação perderá sua vantagem e será um estorvo.

      Para um carro que não é veículo de serviço, mas apenas te leva e trás do trabalho, e ainda possui os finais de semana livre para qualquer manutenção, não vejo problema algum. E este é o meu caso, tenho motor 1600 dupla carburação no meu 67, uso ele como carro de uso diário, e não me incomodo com os carburadores.

      Quanto consumo, fique tranquilo, se bem instalada e bem regulada, irá melhorar o consumo do teu carro. Ele ficará com respostas muito melhores, mais precisas e ficará mais econômico. O porém apenas, é a manutenção, que sugiro que com o tempo, tu mesmo aprendas, para não gastar com mecânicos.

      Minha opinião é essa amigo, "põe logo essa bendita carburação dupla e seja feliz", não vai te arrepender!

      Um abraço.

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  37. tenho um fusca 1996 e o carburador esquerdo da uma pequena falha eu consegui equalizar os dois mas ainda continua tem uma sugestao

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    1. Amigo, no teu caso, creio que o carburador necessita de manutenção. Pode precisar apenas de uma limpeza, ou até mesmo ser retificado, para tirar possíveis imperfeições na base, que criam falsa entrada de ar.

      Primeiramente sugiro que efetue uma limpeza nele, se não houver mudança, sugiro que leve num mecânico de confiança.

      Abraços!

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  38. Meu amigo, estou passando minha kombi alcool carburação simples pra dupla (ela era originalmente dupla, mas alguém modificou). Comprei o par 32/34 da solex, instalei tudo... com ela parada eu consigo equalizar, mas quando anda visivelmente um lado trabalha mais que o outro, especialmente quando a solicitação do motor é grande. O desempenho está sendo pior do que com a carburação simples na aspiração pelo venturi. Bombeando o diafragma o carro arranca com força, mas quando volta o venturi fica fraco novamente. A impressão é que não consegue arrastar o combustivel. Os carburadores são recondicionados, conferi os giclês, venturi e tudo mais, aparentemente está correto, com a exceção que um dos carburadores tem uma pequena diferença para o outro, num deles aquele respiro interno proximo a borboleta do afogador é um tubo para fora, e no outro é rente a parede. Um abraço!

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Primeiramente gostaria de saber se continuou usando álcool nela? Bom creio que deve ter te atido nisso, ou sido informado pelo menos, mas os carburadores para álcool são diferentes, eles devem ser niquelados (se distiguem dos comuns por serem brilhosos"). Se seus carburadores não são niquelados, o problema pode estar aí.

      Caso sejam, o próximo problema pode ser a base de algum deles, que talvez esteja empenada, ou trincada, dando falsa entrada de ar. Se eles estão limpos, com diafragma novo, giclagem idêntica e bem instalada e com agulha nova, o problema deve estar mesmo na base.

      Fique calmo, pois isso não é normal de forma alguma, e assim que descobrir e solucionar o problema, verá o quão vantajoso é a dupla sobre a simples.

      Boa sorte.

      Abraços!

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    2. Os carburadores são niquelados e estão em perfeito estado, embora sejam recondicionados. Os giclês apesar de corresponderem a tabela pra alcool é que me parecem ser "marca diabo", um deles inclusive é de aço e não de latão, nunca vi giclê de aço. Consegui comprar um kit completo pra 1600 alcool e vou trocar todos pra ver no que dá, Quanto aos carburadores, não há entrada de ar falsa nem empenos na base, aparentemente está tudo certinho. A primeira coisa que fiz no carro foi colocar um distribuidor daqueles chineses com sensor hall novos que me deixou na mão em menos de dois dias, porque o sensor hall deles aquece e para de funcionar. Consegui instalar um da Autrom (aquele do fusca itamar) no mesmo distribuidor, com alguma paciência e pequena ajustagem com o torno, os problemas acabaram. As valvulas estão reguladinhas e estou esperando chegar um escapamento dimensionado com duas saidas parecido com o do puma. NEste caso vou colocar duas sondas lambda,2 hallmeters e 2 vacuômetros pra me facilitar acompanhar problemas de regulagem em tempo real enquanto dirijo. Acredito que assim eu consigo bancar a "injeção eletrônica humana" regulando o carro sempre que for necessario dando apenas uma paradinha no acostamento. Vamos ver trocando os giclês o que acontece. O que me preocupa é aquele tal tubinho, que está presente em um carburador e outro não, aquele respiro da cuba. Será que faz muita diferença?

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    3. Bom amigo, aparentemente está tudo ok então. Faça essa troca dos gicles, e veremos como ficou. Se mesmo assim der problema, talvez seja essa pecinha deferente de um carburador pra outro.

      Porem serei bem sincero, acho que nunca vi uma peça com tantas variações como a dupla carburação... Já vi carburador com essa peça, sem, com esguicho curvo, reto, torto, etc, etc... Mesmo assim, sempre funcionam parelhos, quando bem regulados. Em último caso veremos isso.

      Pode ser até mesmo que não seja carburador, pois como falaste, houve algumas mudanças na parte de ignição, que pode estar dando algum problema.

      Amigo, pelo jeito gostas bastante de sua Kombi. Se desejares, um dia podemos fazer uma postagem dela na sessão "Carro do leitor", para isso basta mandar algumas fotos, e um texto pequeno com a tua história com ela. Beleza?

      Um abraço e boa sorte!

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    4. Eu gosto da kombi sim, e pretendo comprar outra. Ou quem sabe outras. O carro não está bonito ainda, mas estou tentando fazer o melhor por ele. Não sou mecânico profissional, sou advogado, entretanto tenho uma oficininha pra hobby relativamente bem equipada, incluido torno, plaina e uma fresadora quebra-galho. Bem, troquei os giclês, regulei tudo e continuou uma bosta sem tamanho. Aí veio a desconfiança de que talvez a kombi não seja alcool, embora esteja documentada como alcool. Coloquei gasolina e o desempenho melhorou um pouco. Fui atrás dos giclês de gasolina, consegui originais da solex de ar e principal, além do injetor. O injetor pra variar não serviu no furo, tive que usinar uma buchinha adaptadora. O venturi de alcool foi usinado internamente e passou para 24mm. Melhorou muito agora, mas o desempenho ainda está inferior ao GNV, que utilizo como comparador. É verdade que o meu GNV está com um redutor de capacidade muito superior e com aquecimento, da Landi Renzo e venturis que eu mesmo usinei para não furar os carburadores, mas ainda assim era para o desempenho com gasolina ser superior ou pelo menos igual ao GNV. Desconfio da curva de avanço desse distribuidor china dos infernos, estou procurando um bosch mas está dificil, só acha remanufaturado e não confio nisso. Mas gostaria de fazer a postagem sim. Me adicione no facebook que eu te mando umas fotos, me ache lá pelo e-mail daniel.gama@gmail.com. Um abraço e obrigado.

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    5. Desculpe a demora na resposta amigo.

      Pelo jeito ela é uma Kombi à gasolina mesmo, pois tem tudo pra dizer que é. Porém de um motor à álcool para gasolina, a diferença é mínima.

      Infelizmente creio que sua Kombi está com um problema que foge ao meu conhecimento. De forma alguma dela poderia, na gasolina, ficar inferior ao GNV.

      Não te duvido que possa ser problema no distribuidor, mas se ele age negativamente na gasolina, com certeza agira negativamente no GNV... Ainda acho que é no sistema de alimentação. Não acha que pode estar havendo alguma interferencia do GNV no sistema de alimentação? Não entendo nada disso, mas talvez alguma modificação feita para rodar no GNV, prejudique no combustível líquido.

      Meu amigo, tentei te adicionar no Facebook pelo e-mail, e ele não encontrou...

      Um abraço!

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    6. O problema é que esses carburadores que me venderam aparentemente estão zoados. Estou esperando um amigo me emprestar um ar que ele tem em casa guardado, pra ver se consigo isolar o problema. Ontem chegou o escapamento dimensionado 4x2 que eu encomendei de uma tal de Stil Car, a melhora de desempenho foi estúpida. O ruido ficou um "popopopo" grave e agradável, perdeu aquele barulho de mobilete. O dimensionado veio bem gabaritado, o problema foram as bengalas que eu comprei no comércio local, tive que cortar 2 cm e soldar novamente com a MIG, mas ficou bom. Não parece o mesmo carro e nem o mesmo motor, a gente sabe que tecnicamente escapamento faz diferença, mas não acreditava que a melhora fosse tão estúpida. Tenta me adicionar pelo e-mail: daniel.gama@gmail.com

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  39. Amigo, tenho um fusca 1978 1300, eu vi na net uma preparação simples para motor 1600 do Éber Botteon, mas no caso do 1300 dá pra fazer algo parecido? Pois só queria dar uma melhorada neste motor fraco, sem gastar muito e alterar demais a construção, abraço!

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    1. Meu amigo, o método mais fácil de "envenenar" um motor ainda é a dupla carburação.

      Porém, quando se fala em motor 1300, não há muito o que fazer. É um motor construído para ser simples e econômico, e preparações nele são praticamente inúteis na relação custo benefício.

      Tu pode gastar uma grana imensa nele, alterando cabeçote, comando, carburador, para no fim conseguir atingir a potencia de um 1600 comum, sendo que um Kit de pistões cabeçotes e comando se acham por bons preços por aí.

      Mas se mesmo assim quer continuar usufruindo da economia do 1300, com um pouco mais de "esperteza", instale uma dupla carburação nele. São poucos os aventureiros que já fizeram isso, mas quem fez e conseguiu um bom resultado, afirma que vale a pena.

      Para tanto, precisará de algumas especialidade. A primeira é o coletor para carburação dupla de entrada simples, visto que o motor 1600 (que recebia originalmente a dupla carburação), possui dupla entrada no cabeçote, contra apenas uma entrada do motor 1300. Esse coletor é raro de achar, mas se não me engano há empresas que fabricam novo. A segunda especialidade é conseguir um mecânico que consiga regular os carburadores para o motor 1300, visto que praticamente todos os carburadores duplos nacionais vem preparados para motor 1600 (com exceção dos carburadores do 1300 álcool, que é um caso à parte), para que o mesmo possa trabalhar sem afogar, embrulhar ou falhar.

      Espero ter ajudado amigo.

      Abraços!

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  40. olá, brotter, tenho 02 dúvidas, talvez você possa esclerecer:

    1- você sabe dizer se o óleo VS supermultiviscoso 20W50 é melhor que um comum?
    2- saio apenas nos finais de semana na minha brasília 1600 com ignição eletrônica, sendo assim, não resisto e acabo dando umas esticadas entre 100 a 110km num percurso de 30 a 40Km, estas esticadas comprometem o motor?

    obrigado mais uma vez rsrrs

    Wanderson

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    1. Olá amigo, tudo bem?

      Cara, para mim o óleo 20W50 é o melhor para o motor do Fusca. Ele funciona bem, tanto em temperaturas baixas no inverno (razão do "W") como em temperaturas altas do verão. Para o motor VW, eu recomendo!

      Sobre as esticadas do motor, elas não comprometem não, desde que ele esteja aquecido. Se tu esticar ela em altas rotações com o motor frio, o óleo não terá tempo suficiente para lubrificar as peças internas, o que causará desgaste prematuro nas peças. Pouca gente sabe, mas é preferível andar em altas rotações do que em baixas, com o motor boxer. Isto por que o motor boxer possui refrigeração à ar, quanto maior a aceleração, maior o fluxo de ar. Claro, isso com moderação é claro, pois pé no fundo sempre vai causar maior desgaste do que meio pé.

      No que precisar estou à disposição amigo. Abraços!

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  41. BOA NOITE ALEXSANDER , COMPREI UM MINI DACON 828 E ESTA COM MOTOR 1.0 COM INJEÇÃO ELETRÔNICA 8 VÁLVULAS DA VW, QUERO COLOCAR MOTOR DE FUSCA POIS SUA TRASEIRA NÃO ESTA ORIGINAL. ESTOU PROCURANDO UM MOTOR PARA COMPRAR, 1600 É O ORIGINAL, MAS ACHEI UM 1300 POR 1/5 DO PREÇO, VC ACHA QUE EU VOU ME ARREPENDER? PODERIA ME AJUDAR E SE POSSÍVEL DIZER AONDE COMPRAR UM MOTOR SEM PROBLEMAS DE DOCUMENTAÇÃO NO FUTURO? OBRIGADO E PARABÉNS PELO FORUM!!! LEANDRO

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    1. Bom dia Leandro, tudo bem?

      Obrigado pelos elogios amigo. Primeiramente tenho de te parabenizar pelo carro! Um raro exemplar, praticamente impossível de encontrar, e muito desejado por colecionadores. Parabéns!

      Sobre o motor, é uma pena que o antigo proprietário tenha decidido alterar a originalidade dele... Porém ainda podemos reverter.

      Antes de mais nada é preciso ver se a documentação permite isso. Se não me engano o Detran permite alterações de motores apenas dentro da mesma margem de potência. Então deves verificar quantos CVs está descrito no documento do carro. Não sei quantos CVs tem o motor 1.0, mas o motor de fusca 1300 possui 45cv, o 1500 52cv e o 1600 60cv. (com margem de erro, pois um calculam CVs brutos, outros líquidos).

      Não me lembro, mas creio que o motor original do Mini Dacon era o 1600, sugiro que coloque o mesmo. Mas nada impede que coloque um bloco de motor 1300, com o Kit de 1600. Se este 1300 está tão barato assim, vale a pena comprar ele apenas pelo bloco, e trocar os kits de camisas e pistões do 1600, trabalho relativamente simples para os mecânicos.

      Como não sei de onde é, não posso indicar lugares que possa comprar motores de boa procedência. Mas se tiver condições de comprar um motor 0km, essa empresa abaixo ainda produz o motor VW, na cilindrada que desejar. Procure por Volkswagen, refrigerador a ar:

      http://www.jssantoro.com.br/home.htm

      Colocar o motor original no seu Dacon vale a pena sim amigo. Boa sorte!

      Um forte abraço!

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  42. Boa noite Alexsander. Meu fusca itamar começou a dar problemas na dupla carburação. Estou pensando em adaptar uma única carburação central. Porém com um carburador mais moderno como o mini progressivo. O que vc. acha disso?
    Abraços,
    Marcio.

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    1. Olá Marcio, tudo bem?

      Amigo, se sua dupla carburação começou a dar problemas, eu sugiro que encontre um bom mecânico que entenda de carburadores, e que possa solucionar o problema.

      A carburação simples, para um motor forte como o do Itamar não é recomendável. Ele ficará mais gastador e mais fraco. Mesmo que coloque um carburador simples mais moderno, a única coisa que ele fará, e no máximo se igualar à carburação dupla, com maior consumo.

      A carburação simples só é vantajosa em por possuir uma manutenção mais simples, e só. Nos motores mais fracos, como o 1300 por exemplo, ela é satisfatória, acima disso ela é praticamente necessária para o bom desenvolvimento do motor.

      Se precisar de ajuda, estou à disposição.

      Um abraço!

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    2. Boa noite Alexsander, na pergunta passada, me referí a substituição dos dois carburadores por um maior e mais moderno, pela questão da maior facilidade de manutenção e "limpeza" do visual do motor. No caso do meu Fusca Itamar, eu não consigo sequer trocar as velas dos cilindros traseiros, sem que tenha que tirar os carburadores. Me referí ao mini progressivo porque ví um colocado em um fusca e o visual ficou mais limpo e o desempenho do carro ficou semelhante.
      Eu até pensei em colocar um kit que eu ví pra vender em uma loja de acessórios que conssistia de um carburador central Weber 40 com a tubulação de admissão de diâmetro maior. Me disseram que o desempenho melhora bastante, mas o consuma também aumenta bastante.
      Obrigado mais uma vez, e um grande abraço.
      Marcio.

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  43. boa noite tenho um fusca 1600 a acool com dois carburador,que colocar dois novo mais nao estou encontrano como arrumo so estou encontrano recondicionado

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  44. não adianta nada brasileiro pobre querer ter dupla carburação pois requer carburadores e periféricos em ótimo estado e não danificado como a cara de uns por ai mecânicos e motoristas... ...

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  45. Boa tarde, tenho uma brasilia 79 de uma carburação, originalmente veio com 2, mas o antigo dono retirou um carburador alegando maior consumo, porem tenho desejo de colocar dupla carburação, nesse caso, a duvida é o que eu terei que comprar para instalar dois carburadores; e se eu terei que comprar dois carburadores, ou apenas 1 carburador e juntar com o que já tem

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    1. Boa tarde amigo.

      Realmente é muito comum que os donos retirassem a dupla carburação com a desculpa de aumento de consumo. Uma pena...

      Não, os carburburadores simples e dupla são diferentes. O carburador simples é o Solex 30, e o de carburação simples é o Solex 32.

      Amigo, terá de comprar dois carburadores Solex 32, o par de coletores para o mesmo, as varetas e o acionador. Creio que é só. Creio que pode encontrar o kit completo em qualquer desmanche.

      Boa sorte.

      Um abraço!

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  46. Alguém pode me dizer se saiu algum fusca Itamar com um só carburador de fabrica?

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    1. Olá amigo.

      Todos os Fuscas Itamar saíram com dois carburadores, sem exceção. Ele ainda contava com o sistema de retorno, ou desborbulhador, que auxiliava a retirar o ar em excesso.

      Um abraço!

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  48. Gostaria de aumentar a ciclagem e a medida do difusor de ar da minha kombi a alcool. Motor boxer 1.6. Alguém poderia me passar as medidas.

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    1. Olá Vagner.

      Abaixo segue uma pequena tabela dos gicles usados na Kombi com motor 1600. Espero ter ajudado.

      http://img141.imageshack.us/img141/969/fuscaitamarcalibragenscarburadorew4.jpg

      Abraço!

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  49. Bom dia. Acabo de compra uma kombi 92 1.600 carburaçao dupla gasolina. Porem ela esta fazendo 3.5 km por litro. Gostaria de saber qual a media que ela faz na cidade e na estrada. Acho q esta gastando mto.
    Desde ja mto obrigado
    Renato

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    1. Amigo, uma Kombi 1600 carburação dupla, devia fazer no mínimo, 7,5km/l. Veja isso ein, pois não está normal.

      Abraço!

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  50. Tenho um gol bx 83 a ar e um fusca ambos 1600 com carburacao simples a gasolina e percebo que o fusca é mais forte porque ? Por ser mais leve menor ? Sei lah me ajudem por favor

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    1. Laercio, creio que pode ser sim pela diferença de peso, que não é muita, mas existe.

      Pode ser também pelo fato da tração dianteira do Gol deixá-lo mais lento nas arrancadas. Ou ainda, por que o motor do teu Fusca está melhor regulado que o do Gol.

      Mas naturalmente, o Fusca é um pouco melhor do que o Gol.

      Um abraço!

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  51. procuro um fusca 1300 para adquirir e gostaria de saber qual consumo na cidade e na estrada (andando a cerca de 100km/h) à gasolina.
    é compensatório a instalação de dupla carburação no motor boxe 1300 à gasolina? faço essa pergunta não pela vasão,mas pelo equilíbrio que a dupla carbura tras ao conjunto do motor. Desde já grato.

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    1. Olá Dennys!

      Amigo, um Fusca 1300 bem regulado, dotado da carburação simples original, deve fazer em torno de 12 à 14km/l na estrada. Na cidade essa média não deve baixar dos 11,5km/l.

      Pela construção do motor boxer, a dupla carburação dá um maior equilíbrio e rendimento ao motor. Mas creio que com o motor 1300 ela não valha a pena, pelo custo, e pelos benefícios. Sendo um motor de baixa potência, seu consumo não sofrerá severas alterações, e o ganho de potência é mínimo. Pode ser feito para, como tu mesmo disse, trazer melhor equilíbrio ao motor, com acelerações e retomadas mais firmes, porém, não espere uma economia efetiva.

      Espero ter ajudado amigo.

      Um forte abraço!

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    2. qual sria o consumo de um fusca 1600 com carburação simples e dupla ?

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  52. oque acha desse tipo de mudança ?
    Motor 1600cc dupla carburação, comando “W100” de 276 graus da Marca Engle

    Modificações:

    Filtro competição
    Folga de platinado de 0,15mm
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original da Brasília.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha)
    Comando Engle W100 (276 graus)

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  53. Tenho uma Kombi que foi adaptada para carburação simples e me chamou a atenção o fato do carburador ficar bem em cima do destribuidor, o qeu na minha opinião é um risco muito grande.

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  54. Particularmente, eu acho a carburação dupla mais segura do que a simples, pois os carburadores ficam mais longe do distribuidor. Já na simples, o carburador fica bem em cima e aí, sabe como é...

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  55. Oq vc acha de fazer 1300 a alcool completo com kit do motor a alcool

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  56. Boa tarde Alex..
    Li vários comenotários sobre dupla carburação e gostaria antes de te perguntar, escrever um pouco sobre meu fusca 84 série love que comprei a dois anos.
    Éra original álcool dupla carburação e foi transformado para gasolina 1 carburador.
    Estou colocano duplo e tenho a seguinte duvida:
    Deixar ou não com afogador automático ?? ( não me falaram bem deste sistema... melhor retirar ??)
    Antecipadamente agradeço a dica.

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  57. Boa noite, gostaria de uma ajudinha...
    Gastei uma grana no motor do meu fusca 1300l 1980, que estava falhando muito e perdendo potencia. Depois de tudo feito o mesmo continuo com os mesmos problemas e o mecânico condenou o motor e disse que só fazendo ele inteiro ficaria bom orçando em 3.800,00 para transformar em 1600.
    Minha dúvida: Faço 1600 carburado (dupla ou simples) ou injetado ? Qual terá o maior custo/beneficio ? Uso o carro para ir trabalhar as vezes durante a semana, porém uso mais de fim de semana. Qual dessas configurações terei menos gastos de combustível e manutenção ? Lembrando que em minha cidade carece de bons mecânicos que mexam em fusca(carro velho). E, também se eu trocar só a coroa e pinhão do 1300l pelo 8/31 da para usar meucambio mesmo ? Gastarei quanto mais ou menos ? Uma luz por favor. Obrigado.

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    1. Noa noite amigo, tudo bem? Bom, inicialmente cabe salientar que se o seu motor já está ruim, só fazendo retífica total mesmo. Achei um absurdo o valor cobrado pra fazer o motor. Absurdo completo! Uma retífica não sai mais do que 1.200,00, mais mão de obra com mecânico, e peças, não pode ultrapassar os 2.500,00, e olhe lá! Bom, entre a carburação, com certeza a dupla. Além de mais torque e melhores respostas, ele terá mais economia. Quando à injeção, ela oferece uma economia superior, a desnecessidade de regulagens, e a durabilidade a longo prazo. Porém, as respostas da injeção são mais lentas, até pela dosagem, que é feita apenas conforme o necessário. Como a carburação é "direta", sem uma dosagem complicada, as respostas são mais rápidas. Porém, se pesquisar, a injeção custa fortunas! Já vi kit de injeção que ultrapassa fácil os 3mil. Amigo, para que sinta a vantagem da injeção, na relação custo benefício, terá de rodar 10 anos com teu fusca, no dia a dia, para tirar a economia. E isso se a injeção não der manutenção, por que se der, será bem mais cara que a limpeza e regulagem de um carburador. Minha sugestão, motor 1600, e uma dupla carburação bem regulada. Sobre a coroa e pinhão, pode sim usar o mesmo câmbio. Sobre o motor AP, não entendo muito desse motor, mas desaconselho totalmente. Terá de fazer uma grande adaptação. Primeiro, ou terá de encontrar o câmbio da Kombi diesel, ou comprar um flange para adaptar, que custa em média 400,00. Já a caixa da Kombi diesel custa o peso em ouro, chegando fácil aos 4mil! Sem falar nos suportes que terá de fazer na carroceria, cortar tampa do motor... O carro irá desvalorizar. Como clássico que está se tornando, quanto mais se modifica e se distancia da originalidade, mais valor se perde. Sem falar a regularização junto ao Detran, que pode se tornar uma dor de cabeça. Sendo assim, não recomendo. Um abraço e boa sorte amigo!

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  58. Esqueci de mencionar a ideia de por um AP1.8 nele, mas sei que também não fica muito barato. Porém, me disseram que a vida util do ap é maior que o boxer(começa fumar em 1 ano) isso é verdade ? estou a ponto de fazer um curso de mecânica para eu mesmo fazer as coisas e ficar mais por dentro do assunto.

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  59. Ola amigo hj comprei um fusca itamar 95, mas veio com carburação simples, gostaria de voltar para a dupla, sai mto caro ? e tem que fazer muita coisa ? , ele é gasolina !
    obrigado abraço

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  60. Caro Alexsander,obrigado pela resposta.
    Até que o fusca de motor 1300 é econômico, levando em consideração a tecnologia dos anos 60-50, não se compara a um fiat flex ou um celta 2015, mas até que se pode dizer que é econômico(o que não se pode dizer do 1600).
    Agora pergunto, colocando um ar condicionado em um fusca de motor 1300, o motor dá conta do recado?
    Colocar um ar-cond. aqui no nordeste, em dias de calor seria bem válido, ficando mais especial ainda mais em um fusca.
    Desde já grato.

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    1. Olá Dennys!

      Amigo, creio que o motor 1300 daria conta sim, apesar de perder bastante sua potência. Se levarmos em consideração que nos anos 60 as famílias rodavam com Fuscas carregados pelas estradas, ainda com motores 1200, faz crer que o motor 1300 andaria bem sim. Porém o custo desta adaptação seria caríssimo. Há alguns poucos kits destes para fuscas no merado, todos importados, mas o valores devem passar dos 5mil! A solução seria uma adaptação caseira, com peças de carros nacionais. Forte abraço!

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  61. Bom dia.
    analisando a série "itamar" lançada em 08/1993
    agora pergunto, você conhece alguma alteração que o fusca itamar recebeu ao longo dos quase três anos fabricados quando deixou definitivamente de ser fabricado em 1996? tirando a série ouro.

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    1. Dennys, não existiram grandes alterações na linha Itamar. O que existiram, eram versões com luxo a mais. Tais como borrachões no parachoque, forrações de melhor qualidade, etc. Mas não eram versões tão distintas como os 1300 e 1500 do início dos anos 70. Tu podia escolher os acessórios na hora da compra, montando o Fusca ao teu gosto. Alguns desses acessórios, para não dizer todos, eram de série na "Série Ouro".

      Abraço!

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  62. Boa noite,hoje adquiri um fusca itamar 94/95
    Gostaria de saber ,pela experiência, de quem teve ou conhece bem a dupla carburação, qual o consumo médio na cidade , e qual consumo na estrada, com gasolina, e ,claro, motor com peças novas ,reguladas e dirigindo de forma a não desperdiçar combustível e velocidade cruzeiro de 100km/h em pista.
    Uma perguntinha extra, ALexsander, por quanto tá os fuscas itamar da sua região.
    Aquele aperto de mão.

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    1. Olá Dennys!

      Não sei exatamente em quanto fica o consumo de um Fusca Itamar, mas se um Fusca dos anos 80, com dupla carburação, fazia em torno de 7,5km/l à 8,5km/l, não vejo por que o Itamar não faria o mesmo. Isso varia de acordo com o estado da mecânica do carro e do "pé" do motorista.

      Sobre o valor dos Itamares, por aqui varia MUITO mas MUITO mesmo. E o que manda é o estado de conservação. Mas pode variar de 7mil à 20mil, talvez até mais.

      Abraço!

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    2. Meu fusca é dupla carb. solex 32 ainda original, e como fiz troca de peças do câmbio e algumas melhorias no motor (trocar mangueiras e colocar porcas que faltava), o carburador do carro apresenta defeitos pela idade e a regulação tá difícil , me deixando na rua pelos menos 2 vezes quando utilizo meu fusca,
      . o que fiz: comprei um sistema que faz a junção das duas entradas e um carburador solex 32 simples para deixar mais prático a regulagem e partida do carro, mas adianto que depois vou evoluir para a dupla novamente ,(faz 15 dias que estou com meu itamar, e aprendendo muita coisa ainda), o motor funciona sempre com uma melhor eficiência(dupla carb.), ele empurra o carro com mais maestria, é o verdadeiro propulsor do fusca: dupla carburação!
      Dennys Marques

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  63. olá, nunca tive fusca ou algo do genero, mas estou interessado uma variant 74 1600 2 carburadores, bem regulada a gasolina, faz uma media em torno de quanto?

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    1. Amigo, se estiver tudo ok com o motor e com os carburadores, ela deve fazer uma média de 8km/l. Podendo aumentar ou diminuir conforme o "pé" do motorista. Abraço!

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  64. Amigo me ajude se puder...coloquei dupla carburação no meu fusca1300...agora quando eu acelero ele, ele acelera de uma vez bem forte e depois apaga...será que sabe dizer o que é...? Obrigado

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    1. Amigo, infelizmente não posso lhe dizer 100% qual o problema. Pelo que entendi ele está cortando "em alta". Pode ser sujeira no carburador, ou entrada de ar falsa. Boa sorte. Abraço!

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  65. Olá, tenho um fusca 71 1500 com carburação simples, coloquei ignição eletrônica tipo hall com bobina MI e melhorou muito a eficiência do motor. Gostaria de saber do que preciso para adaptar a dupla carburação e onde consigo comprar esse kit ou peças.

    Att.

    Henrique Saar

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  66. Senhores compensa colocar desborbulhador em fusca

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    1. Compensa sim amigo. Mas ele não faz aquilo que todo mundo pensa, ou seja, não serve para economizar gasolina, mas sim aumentar a vida útil da bomba de combustível. Para ter mais detalhes, sugiro que veja este vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=k-7VdUWdaj4

      Abraço!

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  67. ola amigo tenho uma kombi ano 2002 toda vez que da defeito e uma grana para avaliar no auto eletrico o poblema fora o custo com peças um amigo mecanico me aconselhou colocar um carburador da certo reduz a potencia fica mais fraca pois ela e injeçao da certo aguardo resposta obrigado

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    1. Olá amigo. É possivel sim, porem isto reduzira um pouco a força e o consumo do motor. O ideal era instalar dois carburadores ao invés de um. A Kombi, por ser um veículo de carga, necessita de plena eficiência do sistema de alimentação, que nesse caso só será alcançado com a dupla carburação. Esse é o meio mais eficiente de deixar ela próxima ao consumo e desempenho da injeção eletrônica.

      Espero ter ajudado.

      Abraço e boa sorte.

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  68. meu gol bx com carburação simples e ignição eletrônica https://m.youtube.com/watch?v=uwQD5t_2Y0k

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  69. minha kombi e injeçao 2002 quero colocar um carburador um amigo mecanico diz que fica bom alguem ja ultilizou esse sistema fica bom pois da muito poblema emsensor caixa modulo

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  70. Bom dia amigo, estou comprando um Fuca 1984 motor 1600 com um carburador. vou usar para o trabalho e algumas viagens curtas nos finais de semana.será que devo colocar o sistema de 2 carburadores? meu mecânico não acha necessário o que vc diz?

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    1. Bom dia Ana, tudo bem?

      Apesar de achar a dupla carburação um sistema muito bom, no quesito praticidade e manutenção ele sai perdendo. Em minha opinião, como ira utilizar o Fusca no dia a dia, terá de constantemente manter a manutenção dele em pleno funcionamento, e a dupla não é das mais simples em manter. Então sugiro que continue com a carburação simples. Não terá a mesma economia e desempenho que a dupla, mas garantirá uma manutenção mais simples e com menor espaço de tempo. Abraço!

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  71. Olá Alexsander.
    Estive pesquisando sobre fuscas 1600 (o meu é um 1600 com carb. única) e para deixar o carro com melhor desenvolvimento (e não só isso mas também menos consumidor de combustível), vi relatos de diferencial do câmbio mais comprido, deixando o motor mais aliviado em rpm, e mais econômico em velocidades em torno de 100/h. Além, claro, de estar com a dupla carburação por conta do equilíbrio da demanda de combustível às câmaras de combustão do motor.
    A pergunta é: alongar a caixa de marcha como falei acima, como o câmbio do Vw sp2, deixaria o motor mais "manco" em velocidades e rotações menores (abaixo de 1800-2000rpm) e assim gastando mais? só sendo vantagem em velocidades de 100km/h em que em vez de 3500rpm, por exemplo, baixar para menos de 3000 ....?
    Já ouviu dessa mudança de relação para deixar mais forte o desempenho, ou mais econômico (como nessa caso)?

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    1. Ola Dennys. Sua pergunta é muito pertinente. Como não sou especialista em mecânica, não posso te dizer com certeza, mas pela lógica do funcionamento de uma transmissão posso te afirmar que o cambio longo SIM deixa o veículo com menos desempenho em baixas velocidades. E sim, creio que o veículo fica mais econômico em velocidades que variam de 80 à 100km/h. Só que nem todo mundo sabe, mas o cambio de SP não é exclusivo dele. A partir de 1984 todos os Fuscas sairam com o esse diferencial, inclusive o Itamar. Espero ter ajudado amigo. Abraço.

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  72. Olá amigo tenho uma combi 96 álcool era dupla carburação e o motor 16oo moderno quero passar para simples no álcool o que precisa ser feito me ajudem por favor

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  73. Olá amigo tenho uma combi 96 álcool era dupla carburação e o motor 16oo moderno quero passar para simples no álcool o que precisa ser feito me ajudem por favor

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  74. Olá amigo tenho uma combi 96 álcool era dupla carburação e o motor 16oo moderno quero passar para simples no álcool o que precisa ser feito me ajudem por favor

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  75. Olá amigo tenho uma combi 96 álcool era dupla carburação e o motor 16oo moderno quero passar para simples no álcool o que precisa ser feito me ajudem por favor

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    1. Olá Rodrigo. Não sei se é possível amigo. A VW nunca fez nenhum veículo à alcool de carburação simples. Até mesmo o Fusca 1300, em sua versão álcool, tinha dois carburadores. Minha sugestão, deixe como está. Abraço.

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  76. Amigo, tenho um fusca 1300, quero fazer um swap. E pretendo colocar um motor zero, e estou nesses dúvidas agora. Motor 1600 carburado simples ou duplo ou injetado? Qual a melhor opção pessoal.me ajudem,.pois estou para adquirir e não sei. Estou entrando nesse universo do fusca agora. Minha paixão maior.

    Obrigado

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    1. Rodolfo, minha sugestão amigo, motor 1600 com dupla carburação, e pronto. O básico do veneno do Fusca. No futuro, se quiser aumentar a performance, pode aumentar os carburadores, o comando etc. Não aconselho injeção, pois não é tão melhor assim que a carburação dupla, e o valor da injeção vai dar quase pra comprar outro motor completo. Esperto ter ajudado. Abraço!

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  77. OLÁ ALEXSANDER!
    TENHO UM GOL BX 1600 DUPLA A ALCOOL MAS TO QUERENDO PASSAR ELE PARA DUPLA A GASOLINA, OQUE PRECISO MUDAR?

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    1. Olá amigo. Nesse caso sugiro procurar um mecânico que entenda disso, pois não posso lhe dizer com certeza o que precisará mudar.

      Abraço.

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    2. MAS ACHO QUE AGORA VC PODE ME AJUDAR. DECIDI COM O MECANICO COLOCAR UM CARBURADOR SÓ, E ANDAR A GASOLINA, PQ INFELIZMENTE ONDE MORO ATUALMENTE É DIFICIL ACHAR QUEM MEXA COM CARROS MAIS VELHOS. QUE CARBURADOR DEVO USAR? UM CARBURADOR DE FUSCA 1600?

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    3. Eduardo, o carburador do Fusca e do Gol são os mesmos. Apesar de ser um entusiasta para que se mantenham as características originais, entendo sua decisão, para o quesito manutenção, esta é a melhor configuração.

      Qualquer coisa avise.

      Abraço e boa sorte.

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    4. BOM DIA!
      OBRIGADO PELA RESPOSTA, MEU AJUDOU EM MUITO, CONCORDO COM VC EM DEIXAR AS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS. INFELIZMENTE ONDE MORO ATUALMENTE É DIFÍCIL MANUTENÇÃO, MAS VOU ENVIAR OS DOIS CARBURADOS PARA A JM EM CARAPICUIBA PARA RETIFICAREM A GASOLINA E QUANDO VOLTAR VOU COLOCAR OS DOIS E DEIXAR O CARRO A GASOLINA MESMO E AOS POUCO VOU COMPRAR AS PEÇAS DO MOTOR PARA GASOLINA, QUANDO ESTOURAR VOU FAZER ELE TODO PARA A GASOLINA.

      ABRAÇO E OBRIGADO!

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  78. Oi preciso fazer 730 km numa Kombi AR 1600 1 carburador aqui o litro gasolina e 3.59$ quanto mais ou menos e gasto obrigado.... Att Vanio

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    1. Olá Vanio, pelos meus cálculos, levando em conta que a Kombi fizesse em torno 8km/l, você gastaria em torno de R$ 330,00 de gasolina. Abraço.

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  79. bom dia, estava lendo as duvidas e sugestões da galera ai, esta de parabéns....
    Tenho um fusca 84, motor 1600. Fiz todo o motor do mesmo recentemente, não tem uma semana. Irei colocar dupla carburação nele para ficar mais ousado. Terei um bom resultado em questão de velocidade alem de tempo de resposta na aceleração e força?

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    1. Olá Fabio. É exatamente isso amigo, ele terá arrancadas melhores, assim como as retomadas. A força aumenta um pouco, mas não há diferença na rotação do motor, apenas irá aumentar mais depressa. Boa sorte!

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  80. Ola galera tenho um fusca cross 1600 com carburação simples mais uso um carburador solex aquele que e usado na dupla carburação só que queria saber se tem como eu fusar esse carburador para ele ter mais desenpenhi

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  81. Olá, estou para comprar um carburador zero e novo para meu fusca itamar 1600 gasolina (vem originalmente com dupla solex "32"). Daí na hora da compra, tinha um solex 30 que o vendedor diz ser o correto também para o 1600 (se não me engano esse carb. é só para o 1300). Estou usando só uma carburação (o meu é um solex 30 usadão).
    Pesquisei tempos atrás sobre especificações técnicas sobre os fuscas e notei que os fuscas a partir do modelo 1984 à gasolina é uma carburação solex 31.
    A pergunta é: confere o solex 31 como o apropriado para o 1600 carb. única? ou o "30" do 1300 é o suficiente. (vale ressaltar que é difícil achar em lojas carburadores hoje em dia, visto que são 20 anos que a carburação deixou a linha das fábricas no planeta).
    Perguntei a um maior entendido do assunto nessa cidade que fui comprar e ele disse que os carburadores para fusca "tudo" dão para "todos" os modelos, como se ignorasse a numeração solex 30, 31, 32... quase comprei briga que havia diferença entre as numerações, pois se há numeração, há diferenciação. O mesmo disse que era apenas referência de loja e que o tal do solex 30 (ele tinha 3 usados para venda em seu estabelecimento, vale notar que ele nem conhecia direito essa numeração) dá para fusca de qualquer tipo, sendo ele de carb. única.
    Quase comprei briga, mas tentei trazer um conhecimento a mais de cada modelo de fusca(fusca tork, fusca 1600 antes de 83, fusca itamar, fusca 1300 a partir de aprox. 1975,etc) Ainda o dito, disse que não seguisse a partir do ano que seria inútil (pobre mente não-aberta a uma palavra de tentativa de conhecimento).
    Enfim, Alexsander, preciso de sua orientação sobre esse pormenor, e me indicando o que significa sobre essa numeração ao lado do solex nos carburadores para a família motor boxer aqui no Brasil, apesar de ter ciência dessa numeração, o mesmo não conheço o significado.
    Abraço.
    Dennys Marques

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    1. Olá Dennys, tudo bem?

      Amigo, infelizmente desta fez quem se equivocou foi você... Realmente todo Fusca nacional com única carburação, com exceção do motor 1200 e do Fusca exportação (que falarei em breve) usaram o Solex 30. Inicialmente cabe salientar que o erro já partiu de ti, pois com exceção do Fusca exportação, TODOS os motores 1600 saiam de fábrica com o Solex 32. Se pensar nessa lógica, não existe carburador simples para 1600. E mesmo assim, o corpo do carburador não diz nada, o que manda é a giclagem. Ou seja, pode tranquilamente usar um Solex 30 para motor 1300, 1500 e 1600, desde que a giclagem seja a correta para cada motor.

      Agora esse Solex 31 é um elo perdido. É o carburador usado APENAS do Fusca 1600 tipo exportação, à partir de 84. É um carburador "mutante", sem peças de reposição e manutenção difícil. Já vi um cara a cara, e parece uma adaptação. Desculpe te frustrar, mas dificilmente achara um Solex 31 em loja, e se achar, quando precisar não encontrará peças de reposição.

      Portanto, não crie briga com os vendedores, o Solex 30 é o carburador padrão para todos VWs de carburação simples desde a morte do motor 1200. Pode comprar sem medo, e depois apenas se certifique se a giclagem é a correta para o 1600.

      Espero ter sanado as dúvidas. Abraço.

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    2. Ok. sanou minhas dúvidas.
      Fiquei agora pra saber qual o carburador dos 1200. E nos modelos a partir de 84, é carb. única quando a gasolina e dupla quando a álcool.
      Seria o solex 31 apenas nos fuscas que foram exportados. É isto que procede?
      Se caso não, os fuscas tipo exportação é apenas o modelo do fusca, ou realmente eram para exportação?
      Abraços, e me ajudou muito.
      P.S.: Roubaram meu fusca a poucos dias, neste mês de julho.

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    3. Oi Dennys. Inicialmente lamento pelo roubo do teu Fusca amigo... Imagino como deva ter sido a perda.

      Para concluir, o Fusca 1200 usava carburador Solex 28. Sobre tua dúvida, não posso dizer com certeza se não houveram Fuscas dupla carburação à gasolina. O que sei é que todo álcool era dois carburadores, e que os Fuscas tipo exportação à gasolina usavam o Solex 31.

      Sobre o modelo, eles realmente eram para exportação, mas algumas unidades eram vendidas por aqui mesmo. Creio que eles não eram nem anunciados como os outros. A pessoa chegava na concessionária, e se tivesse um exportação lá sobrando, eles vendiam. Ou, quem sabe, vendiam separadamente os acessórios que compunham o Fusca exportação para ser porto num Fusca comum.

      Abraços.

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  82. o que mais eu preciso adaptar no motor para a dupla carburação ser instalada??

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    1. Amigo, inicialmente precisa dos cabeçotes do motor 1600, com dupla entrada. Depois precisará dos dois coletores, dois carburadores, acionador e varetas. Creio que é o mínimo para por a dupla carburação em funcionamento. Boa sorte.

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  83. Bom dia amigos estou com um 1600 dupla carburação 85\86 a álcool, e estou querendo passar ele para a carburação simples. Mas não sei qual carburador comprar pois pelo fato de ser a álcool só encontro na internet carburadores simples a gasolina. No mercado livre tem vários kits mais todos para gasolina. Isso talvez seja um sinal que o 1600 com carburação simples a álcool não presta?

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  84. Amigo, em verdade nunca foi fabricado Fusca à álcool com carburação simples. Todos os veículos com motor boxer à álcool, tinham carburação dupla. Inclusive o raro Fusca 1300 à álcool, que até onde sei, foi o único motor não 1600 a ter dupla carburação no Brasil. Sendo assim, se quiser converter ele para carburação simples, terá de converter todos o sistema para gasolina. Abraço.

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  85. Chego a supor, que os fuscas 1986 (no mínimo os 85/86) foram os fuscas mais bem acabados (itens de conforto e acabamento) que até mesmo os fuscas itamar(93 a 1996). Estes itamares, foram, mesmo sendo mais atuais e com uma releitura mais moderna e mais bem construído (forma e tecnologia de fabricação), eles são de uma roupagem mais simples (mesmo na versão luxo), em comparação, novamente com os modelos 86. Uma faceta para explicar, é que os itamares vieram para ser (novamente) de baixo preço e um carro da era popular.
    Tudo isto, claro, é um ponto, uma opinião minha.
    A questão da carburação, acredito que os do modelo a gasolina (a partir dos modelos 84) eram carb. única e carb dupla nos à álcool.
    Os fuscas "série" itamar (modelos a partir de 94) começaram com álcool nos primeiros 2, 3 meses (ainda em 1993) e daí veio a opção à gasolina. Tenho a informção (sem confirmação) de que a partir da "2ª fase" dos modelos itamar, que são os modelos 95 e 96, a versão a álcool deixa de existir. Uma breve pesquisa dos modelos 1995 e 1996 nos faz constatar fortemente que só são à gasolina.
    Abç.

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  86. Posso colocar um carburador 1660 no fusca 1330l?Vai melorar meu desempenho ou apenas lenda?Quais as melhorias que posso alcançar?

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    Respostas
    1. Pedro, só para deixar claro, o carburador simples do Fusca 1300 e do 1600 são o mesmo. O que muda são os giclês. Se quiseres transformar teu carburador 1300 em 1600 basta verificar a giclagem correta e comprar em qualquer auto peças. Mas eu não aconselho, por que teu motor não vai conseguir queimar a quantidade maior de combustível mandado pelo carburador, irá afogar e molhar as velas. Vai gastar mais combustível, e não vai ter nenhum aumento de potencia, pelo contrário, pode até prejudicar a durabilidade do teu motor. Se quiser aumentar o desempenho, troque o kit de pistões, cabeçotes e comando do 1300 por um kit do 1600. Abraço.

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    2. Bom dia companheiro!!
      Obrigado pelas dicas!

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  87. olá.
    Gostaria de montar um motor 1600 com dupla carburação.
    Vi seus comentários e gostei do resultado.
    Meu projeto e colocar motor 1600 com dupla solex e um comando bravo.
    Minha pergunta é a seguinte:
    Apenas com essas modificações eu vou conseguir "fritar pneus" e ter um motor bom a longo prazo? ou teria que fazer mais modificações?
    Meu medo é modificar muitas coisas e acabar gastando o valor de outro carro e ter o motor ferrado a curto prazo.
    Gostaria de saber oq me indica a fazer.
    Não pretendo passar de 120km/h, mas quero chegar rápido aos 120km/h. hehehe
    Vi algumas sugestões de rebaixar cabeçote, trocar virabrequim, colocar outros pistões, etc. Essas modificações me dão medo.
    Mas pretendo por a dupla e colocar um comando 110w, só para andar no dia a dia, viajar, e curtir o carro, mas quando querer, ser possível dar umas fritadas.
    e ai, como pode me ajudar.
    Ainda não comprei o fusqueira, mas estou em busca e pretendo pegar um até 1970. o motor, como já sei, será necessário trocar os cabeçotes pelos do 1600 com entrada dupla, mas vamos supor que seja um 1600 original. O que você me aconselha?

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    1. Amigo, se buscas apenas fritar pneu, o Fusca não é o carro mais adequado a isso. O motor do Fusca tem grande torque, mas pouca rotação, o que dificulta muito "patinar".

      Para ter um motor à longo prazo, sem perder em desgaste excessivo, sugiro um motor 1600 e dupla carburação original. Motores mexidos, com comandos maiores ou pistões rebaixados, sempre terão desgaste maior, e consecutivamente consumo e manutenção maiores.

      Uma dica para tentar fritar pneu com um motor original, é usar pneus bem finos (originais (5.60-15), ou rodas e pneus bem baixos. Por exemplo, uma roda 13 com pneu de perfil baixo. Quanto menor a roda, mais rápido o eixo "gira". Porém, vai perder muita velocidade final.

      Infelizmente Fusca não é carro para fritar. Tem boa arrancada, e sobe ladeiras como ninguém, mas patinar não é seu forte.

      Abraço.

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    2. opa... a fritada de pneu que disse foi na brincadeira, por isso as aspas, mas a intenção é ter maior torque de arrancada. Por isso pensei no comando tork 110w com um câmbio curto, pra "disparar na frente", como disse não pretendo passar de 120km/h... e só chegar a essa velocidade se for viajar.

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    3. e qual carburação seria a melhor escolha? lógico que levando em conta o custo beneficio, nunca que colocaria um par de weber no fusca.
      Pois já vi tantas opções e não sei qual ficaria melhor, já vi dupla de 228, entre outras.

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    4. https://www.youtube.com/watch?v=dy3zjnM7PZY

      gostei desse barulho... hehehe... e são tantas opções.

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  88. Olá boa noite, tenho uma dúvida...
    tenho uma variant e queria aumentar a performance do motor. como dizem da uma "futucada no motor", gostaria de saber o que eu melhoro?
    motor todo original dupla carburação.
    desde já, obrigado pela atenção.

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    1. Amigo, sugiro pesquisar um pouco sobre comandos esportivos, assim como a instalaçao de carburadores maiores (40 por exemplo), escapamento dimensionado, alivio no volante, entre outros. Ha inumeras formas de mexer no motor desses carros, tudo variando de quando tu quer gastar para deixar ele mais esperto. Boa sorte.

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  89. Tenho um VW BRASILIA 1976, que usava ha certo tempo (usei por mais de dez anos) todos os dias, com carburação dupla, ainda original de fábrica. Como usava moderadamente, considerava a economia de combustível satisfatória. Fui fazendo um upgrade, como alternador, ignição eletrônica e etc. A manutenção da carburação dupla é um pouco chata, como por exemplo, quando surgia algum defeito, desconfiava sempre da carburação, neste caso, manutenção em dois carburadores- peças e trabalho dobrado; e como carro antigo sofre, ainda mais com esta proporção de álcool na nossa gasolina. Na época da construção a gasolina era honesta. Somente um mecânico amigo deixava a regulagem satisfatória, do meu gosto. Por estes motivos, a conselho deste mecânico, comprei um carburador SOLEX novo, bem como o kit de transformação para carburação simples. No começo estranhei, o veículo pareceu mais fraco, na verdade as respostas a aceleração ficam um pouco mais lenta, mas, a força do motor, nas subidas, depois de embalado, continuou usando as mesmas marchas. Já faz quase dois anos e, como uso outro carro e limitadamente uso o VW BRASILIA, não precisei regular, desde a troca, como fazia antes. A marcha lenta permanece inalterada e o funcionamento perfeito. Esta carburação eu sei arrumar, não fico na rua, são menos peças é simples. Acredito que perdi um pouco em velocidade final, mas, carro antigo, para os padrões atuais, não pode ser usado para quem tem pressa e nem para viagens longas constantes, o conforto e o barulho se encontram prejudicados. Uso para passeios, principalmente na zona rural e para curtir e relembrar os velhos tempos. Gosto de barulho do motor, melhor que prosa ruim. Um abraço!

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    1. Ola amigo. Realmente a dupla carburaçao da uma certa dor de cabeça. A carburaçao simples e infinitamente mais "simples" de regular e consertar. Para veiculos que rodam muito no dia a dia, e nao tem tempo de se fazer uma manutençao constante, a carburaçao simples e mais indicada. Abraços!

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  90. Olá. Tenho um fusca 1600 carburação simples. Pretendo colocar dupla carburação . Com os carburadores do fusca itamar. Será q vou precisar mexer no câmbio tendo em vista q o câmbio é um 8x35?

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    1. Olá amigo. Não precisa mexer em nada. o Fusca desde 1974 tinha opção 1600, antes de existir essa relação de câmbio.

      Abraço e boa sorte.

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  91. Boa tarde ,sem falar em valores R$ , o que é melhor em termos de Desempenho para um motor 1600 Itamar : dupla carburação ou injeção com módulo programável ?

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  92. Boa tarde ,sem falar em valores R$ , o que é melhor em termos de Desempenho para um motor 1600 Itamar : dupla carburação ou injeção com módulo programável ?

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    1. Olá amigo, tranquilo? Não tenho como lhe dar certeza, mas tudo indica que a injeção é muito superior, pois regula com exatidão a quantidade necessária para o bom rendimento do motor.

      Porém, em questão de desempenho, por ter uma vazão maior, a carburação possui respostas mais rápidas, mas com consumo de combustível muito superior.

      Abraço!

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  93. Queria comprar uma vela de iridium para colocar no meu Fusca 1300 ano 1976. Porém seguindo o código da NGK, não existe vela de iridium fabricada para esse modelo de fusca. Porém o mesmo código de vela é usado para as velas Iridium da mobilete.
    E ai vai a pergunta:
    Será que vela de mobilete é compatível com a vela do Fusca? Poderia eu comprar essa vela e colocar ela no fusca normalmente?
    Obrigado

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  94. Simplificando a pergunta:
    As velas desse modelo de fusca são identicas as velas da mobilete?
    Pergunta meio que besta, mas grato se alguem souber.
    obrigado.

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  95. Boa noite, é fácil transformar um motor em dupla carburação? Tem uma média de quanto gasta?Obrigado

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    1. É facil sim amigo, só precisa ter um par de cabeçotes de dupla entrada, e o kit da dupla carburação.

      O preço varia muito, mas o kit tu deve encontrar por volta de 400,00. Abraço.

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  96. Bom dia, pretendo colocar comando w100 no meu fusca 1300 e dupla carburação , queria saber se, com o comando esportivo que vou usar precisa mexer taxa dos cabeçotes, ou pode ficar original ??? Se alguem souber, muito obrigado!

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