Na manhã de sábado, dia 02 de julho, o ex-presidente da república Itamar Franco faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo/SP, devido a complicações motivadas de uma grave pneumonia. O ex-presidente substituiu Fernando Collor de Mello após o impeachment, e governou o país entre 1992 e 1994.
Itamar lançou em 1994 o Plano Real, que fez o país superar uma crise em que a inflação ultrapassava os 1.000%. Mas antes disso, o político mineiro teve um suspiro de nostalgia, realizando um pedido pessoal a Volkswagen para que relançasse o Fusca, com a idéia de “carro popular”. Para quem quiser saber mais, uma reportagem sobre o Fusca Itamar já foi publicada aqui no blog.
Com isso, o ex-presidente tinha o objetivo de criar mais empregos e estimular a indústria automobilística nacional, com um carro barato e acessível a população de baixa renda. Infelizmente o plano de Itamar não alcançou as expectativas, mas também não se mostrou um fracasso, pois antes mesmo do relançamento do Fusca, havia fila de compradores, o que até despertou o medo da volta do ágio.
Para nós apaixonados por Fusca, o legado de Itamar foi de extrema importância. Ele nos deixou um veículo único, um Fusca que se destaca dentre qualquer outro fabricado aqui ou no exterior, por adotar soluções simples e práticas para se adequar a um mercado do qual havia se despedido sete anos antes. Seu retorno marcou a história da indústria automobilística mundial.
No período conturbado de 1993, em meio às críticas sobre a volta do fusca, se perguntado sobre isso, Itamar respondia: “O Fusca é o realismo brasileiro e não sonho megalômano de uma modernidade equivocada”.
Hoje sabemos que ele estava certo... Adeus Itamar!
Um bom presidente,serio e honesto e principalmente gostava das coisas simples e funcionais como ele mesmo falava.
ResponderExcluir[2]
ResponderExcluirBelo post mano,Itamar merecia uma homenagem =]
ResponderExcluirO falecimento de um ícone como ele não podería passar em branco...
ResponderExcluirAbraços.