terça-feira, 12 de julho de 2016

Falando de Fusca - O mistério da Variant/TL "Standard"

Arte A. Gromow
A Volkswagen do Brasil sempre foi muito autônoma em relação à sua matriz na Alemanha. Tal fato permitiu que a mesma tivesse a liberdade de criar modelos exclusivos, com derivações distintas e padronagens sem qualquer relação à Volkswagen de Wolfsburg.

Muitas vezes nós mesmos somos surpreendidos com modelos nacionais que sequer iomáginávamos existir. Este foi o caso, quando li a matéria publicada por meu amigo Alexander Gromow, em sua coluna "Falando de Fusca", do famoso portal automotivo Auto Entusiastas

Linha 73: Vemos a existência de dois modelos de Variant, e quatro modelos de TL
Em sua matéria, Alexander mostra o trabalho em desvendar os mistérios da linha 1973 da Volkswagen, em especial a Variant e TL. Nas propagandas e folders da época, a VW indica haverem dois modelos de Variant e quadro modelos de TL (dois de duas portas e dois de quatro portas), todos com preços distintos. 
Após análise de documentos da época, acabou-se concluindo sobre a existência de modelos mais simples aos que estamos acostumados em ver, apelidados pela imprensa de "standard". Abaixo seguem trechos da matéria:

"Nos folders institucionais lançados na época, uma pista foi encontrada na segunda página do folder referente à VW 1600 Variant: “Preço – Garantimos que este folheto vai interessá-lo muito, porque ele começa com duas coisas interessantes demais: as duas opções de preço da Variant”. Nas fotos e nas demais imagens, textos e tabelas, nenhuma diferença entre um modelo e outro é citada.



No caso do folder do VW 1600 TL, assim como no da Variant, a única referência a uma segunda versão, também está na segunda página: “Vamos começar por um detalhe que vai interessá-lo muito: o preço. O TL – 2 portas tem duas opções de preço.”. Texto muito parecido com o encontrado no folder da Variant, foco no preço e nenhuma informação sobre as diferenças relacionadas às duas versões.



Como foi dito no início desta matéria, outras mídias impressas como, por exemplo, jornais, que têm mais agilidade devido à frequência diária de publicação e não mensal, como a grande maioria das revistas especializadas, podem trazer informações de grande relevância que acabam se perdendo com o tempo, afinal de contas, quem guarda jornais? Foi o caso desta matéria publicada no jornal O Globo no final de novembro de 1972. O texto, mostra de maneira explícita, todas as características que a VW não informou em seus folders ou propagandas institucionais na época.

Matéria publicada no jornal O Globo
A Variant e o TL standard foram incluídos na tabela de preços da revista Quatro Rodas em janeiro de 1973. O TL fez parte desta tabela até agosto de 1973, porém a Variant permaneceu somente até abril de 1973, desaparecendo da tabela a partir de maio. Apenas quatro meses no mercado! Em função disso, e considerando a cultura da época de ir se equipando aos poucos os modelos mais simples até se parecerem com modelos “de luxo”, bem como a utilização destes modelos mais baratos como táxi — no caso do TL, as versões standard tornaram-se verdadeiras raridades, e como dissemos, muitas vezes desconhecidas até dentro do mundo dos amantes de Volkswagen!

Taxi TL "standard"
Um VW TL “Opção 1” flagrado em plena ação, neste caso como “carro de praça” no Rio de Janeiro em 1975. Pela traseira é possível identificar as lanternas pequenas associadas às saídas de ar na coluna “C”. O para-choque, em vez de “borrachão”, possui uma fita adesiva preta.





Uma das dificuldades que se encontra numa pesquisa destas é obter material fotográfico com exemplos destas raridades que tiveram um período de fabricação curto. Sendo assim fica aí a chamada a todos que toparem com estes carros que nos mandem fotos com o maior número possível de dados, ano do carro, onde a foto foi feita, algum comentário que ajude a levantar a história do carro em questão."


Mais uma vez agradeço ao amigo Alexander Gromow pela oportunidade de poder divulgar seu magnífico trabalho aqui nas páginas do blog. Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...