Sou grande apreciador de acessórios de época para o Fusca. Com o passar do tempo, fui adquirindo um pequeno arsenal de equipamento de época, para poder variar a personalidade do Fusca de tempos em tempos. Dentre estes itens tenho rodas esportivas, volantes, bagageiros, etc.
As rodas para mim são a cereja do bolo, mas também me causam dor de cabeça... Tudo isso pois meu carro não é rebaixado, e rodas esportivas não combinam com carro de altura original. O espaço entre o paralama e o pneu é grande, tirando o "tesão" da roda.
Apesar de gostar de acessório, não gosto de alterar as carecterísticas originais do carro, entre eles a suspensão. Há várias formas de rebaixar um Fusca, tais como retirar as molas, usar catracas, mangas de eixo rebaixadas, sacos de areia, etc... Mas todas elas, de uma forma ou outra, acabam por retirar a originalidade estrutural do carro.
Pesquisando na internet, e falando com amigos, descobri uma forma de rebaixar, usando tiras de câmaras de ar nos amortecedores. Encontrei inclusive alguns tutoriais. Fiquei admirado da possibilidade de rebaixar um pouco o meu Fusca, sem precisar investir altas cifras, ou tocar na estrutura do carro.
Muitas pessoas devem achar este método de rebaixamento um total absurdo. Porém, absurdos maiores são realizados com a instalação de sistemas complexos, como a suspensão à ar, onde são, cortados, literalmente, pedaços do carro para instalar as bolsas, o o porta malas ou chiqueirinho são praticamente inutilizados para a instalação do cilindro de ar.
Outro absurdo é a retirada de molas, muito comum na galera que não tem recursos para um sistema convencional, e neste caso, a capacidade de absorção de impacto do carro é diminuída, causando um "destroçamento" da estrutura do carro. Portanto, antes de julgar este sistema um absurdo, entenda que nada mais é do que aplicar uma pressão nas molas, para que seu curso seja diminuído. Nada mais.
Muitas pessoas devem achar este método de rebaixamento um total absurdo. Porém, absurdos maiores são realizados com a instalação de sistemas complexos, como a suspensão à ar, onde são, cortados, literalmente, pedaços do carro para instalar as bolsas, o o porta malas ou chiqueirinho são praticamente inutilizados para a instalação do cilindro de ar.
Outro absurdo é a retirada de molas, muito comum na galera que não tem recursos para um sistema convencional, e neste caso, a capacidade de absorção de impacto do carro é diminuída, causando um "destroçamento" da estrutura do carro. Portanto, antes de julgar este sistema um absurdo, entenda que nada mais é do que aplicar uma pressão nas molas, para que seu curso seja diminuído. Nada mais.
Sendo assim, ao instalar um jogo de rodas Cruz de Malta que tenho, resolvi fazer um Tutorial para ajudar aqueles que também querem rebaixar seu carro de uma forma simples e barata. Para isso precisaremos de macaco, um suporte para segurar o carro no ar, uma ou duas câmaras aro 13, e é claro, disposição! Vamos ao tutorial:
Acima podemos ver como é a altura do carro, e a diferença que há entre o paralama e o pneu antes do rebaixamento.
A câmara aro 13 é muito fácil de encontrar, e pode ser conseguida de graça nas borracharias, que após estarem muito ruins são jogadas fora. Nossa câmara pode ser ruim mesmo, pois cortaremos em tiras. Corte de 10 à 15 tiras para cada lado (quanto mais tiras, mais baixo fica), com a largura aproximada de 2 dedos (largura da parte mais fina do amortecedor). Se a tira for muito grossa, você simplesmente não conseguirá esticar ela.
Após levantar o carro, coloque um suporte para que segure ele no ar sem precisar do macaco, pois usaremos ele para erguer a roda.
Erguendo o macaco direto no cubo de roda, comprimiremos o amortecedor, para facilitar o serviço de esticar manualmente as tiras da câmara.
Coloque um dos lados da tira da câmara na parte superior do amortecedor, e estique com força até a parte inferior (nos Fuscas modernos, o sistema de prender o amortecedor é diferente, mas a acepção é a mesma).
Após o serviço concluído, basta recolocar a roda, e passar para o próximo amortecedor.
O serviço total, leva cerca de 1h. Após terminado, podemos ver a diferença que ficou.
Está pronto! Agora seu Fusca está muito mais estiloso, de uma forma rápida, facilmente reversível e gastando muito pouco!
Impressões ao dirigir:
São raros os métodos de rebaixamento que mantém o conforto da suspensão original. No caso do rebaixamento com câmara de ar não é diferente. O carro fica um pouco mais duro em pistas esburacadas, mais pesado em curvas, porém, mais estável em linhas retas. Sendo assim, sugiro rodar devagar e com cautela, apreciando o passeio e desfilando com seu carro sem pressa! ;)
Espero ter ajudado amigos, qualquer dúvida, me contatem pelo e-mail no topo da página.
Um abraço!
Sua dica foi sensacional, desconhecia totalmente esse método simples e eficaz, mas vou aplicar o mais rápido possível no meu carro, mesmo ele já sendo um pouco rebaixado rsrsrsr, valeu pela dica show.
ResponderExcluirValeu meu amigo, fico feliz que tenha gostado. Um abraço!
ExcluirSensacional compadre! Simples, fácil e barato, se não gostar é só tirar! Método ideal pra matar aquela curiosidade de saber como ficaria rebaixado. Assim que eu montar o motor do meu Fusca, vou testar!
ResponderExcluirAbraços!
Valeu compadre! Foram por estas exatas razões que decidi tentar fazer na Sophia, e com a aprovação, divulgar pra quem também quer dar um tapa temporário na sua suspa.
ExcluirUm abraço!
E ai chefe, tenho uma Kombi Cabine Dupla, e to mais perdido que cego em tiroteio, quero rebaixar ela mas nem sei como me da uma luz ai!! Esse sistema desse tutorial daria certo? Ou qual marca de amortecedor preparado serviria na minha Komboza??
ResponderExcluirBoa noite meu amigo, desculpe a demora na resposta.
ExcluirAmigo, existem várias formas de rebaixar. Através de mangas de eixo modificadas, as mais populares, as catracas, e é claro, com as borrachas.
Não há por que pensar que não daria certo. Tente, quem sabe, o máximo que vai acontecer é tu estragar uma câmara de ar velha.
Um abraço!
Alexander tudo meu amigo..
ResponderExcluirMandei um e-mail pra você perguntando se sabe onde posso encontrar o kit de fibra para Fusca amarelo que esta na imagem ai acima, se poderes me ajudar agradeço.
Pitchy
Respondido por e-mail amigo.
ExcluirAbraço!
Cara muito bom parabéns... Da para baixar a traseira assim tbm???
ResponderExcluiré seguro andar assim?
e por falar em segurança... vou entrando em contato para adquirir sua trava de segurança!
Primeiramente obrigado Heitor!
ExcluirDá pra fazer nas traseiras sim sem problemas, o efeito é o mesmo, porém, creio que se deve colocar mais câmaras.
Amigo, nunca me aconteceu nada de grave andando com elas. Quanto a segurança, qualquer carro é inseguro quando guiado sem prudência. Se levarmos em consideração a maior rigidez da suspensão, e suas respostas mais rápidas, o resto não altera em nada. Então, se dirigir com cautela, não há perigo algum.
Sobre a trava, podemos conversar melhor pelo meu e-mail: alex.schuquel@gmail.com
bom dia amigo ! uma vez me passou de colocar amortecedores mais curtos na minha brasilia ....porem fiquem pensando que ia forçar muito os feixes de mola
ResponderExcluire nao coloquei... o que vc acha ? sera que fica forçando muito ou e coisa da minha cabeça ?//
Olá amigo, tudo bem?
ExcluirCara, se tu colocar amortecedores mais curtos, ela vai ficar muito dura e não vai rebaixar, pois a pressão deve ser feita nas molas, não nos amortecedores. Sobre forçar os feixes de mola, na verdade é isso que se tem de fazer. Sistemas como esse dos elásticos, e o famosos sistema por catracas, funcionam pressionando as molas, o que é claro, causa um endurecimento natural da suspensão. As molas aguentam bem, o problema não é força-lás. mas sim a perda de conforto.
O melhor sistema de rebaixar sem alterar a dirigibilidade e o conforto, é usando as mangas de eixo deslocadas, há muitas delas à venda do mercado. Ela simplesmente descentraliza o eixo, mantendo as molas na posição e pressão originais. Porem esse sistema não é regulável, e para retornar ao original, só colocando as mangas originais de novo.
Espero ter ajudado.
Abraço!
so o fusca que da pra rebaixar com camaras de ar ??
ResponderExcluirNão amigo, qualquer VW que possua esse sistema de suspensão pode ser rebaixado dessa forma. Inclusive na traseira.
ExcluirAbraço!
Mto massa mano! Sera que da pra fazer isso num gol chaleira?
ResponderExcluirBah cara, pior que não sei... Mas o princípio é o mesmo. ;)
ExcluirGostei, se a idéia foi sua, parabéns, e, se copiou, obrigado por compartilhar.
ResponderExcluirValeu amigo! A ideia não foi minha, foi de um amigo que ficou sabendo de uma técnica que se usava antigamente. Abraço!
ExcluirParceiro, tenho um fusca e pretendo utilizar este método para rebaixa-lo estou querendo saber se tem algum problema com o rompimento das câmaras ou nao? Corre algum perigo?
ResponderExcluirMarlon, não há perigo amigo.
ExcluirTenho um amigo que está com as câmaras há mais de 6 meses, e até o momento poucas se rasgaram. Elas se rasgam pela perda natural da elasticidade da borracha, e acredite, com mais de 10 câmaras em cada lado, o rompimento de uma não fará qualquer diferença na suspensão.
O que aconselho, é que elas sejam trocadas, conforme o tempo, pois elas perdem a elasticidade, e o carro começa a voltar gradativamente à altura original. Faça o teste amigo, digo a ti que não há perigo algum.
Caso não goste do resultado, é só retirá-las e o carro volta a altura original.
Um abraço!
Gostei muito da dica,
ResponderExcluirMas queria saber se é possível q um lado fiquei mais alto que o outro?
Na frente não, mas na traseira é melhor ter cuidado com o alinhamento dos facões.
ResponderExcluirfiz isso igualzinho depois de ver aqui no blog, fico mais baixo a 3 dedos do paralamas, gostei , rodei 1 mes mas o menos e fui olhar as borrachas e a maioria tinha estourado ! puxa optei por tirar o resto, tinha umas 5 borrachas estouradas de um lado e do outro umas 3.
ResponderExcluirAmigo, creio que sei o seu problema. As tiras de câmara não podem ser muito finas. No mínimo a largura de dois dedos. Um amigo meu colocou 20 de cada lado, rodou 6 meses, e estouraram 3 de um lado e 2 do outro.
ExcluirTente com tiras mais largas e veja e dura mais.
Um abraço!
Força o amortecedor a trabalhar fora do curso, por isso piora o conforto e também com o tempo vai estragar o amortecedor. Agora imagina se em uma estrada a 100Km/h estoura as borrachas e levanta só uma roda, imagina em uma curva?
ResponderExcluirSe for pra tirar fotos acho válido, do contrario é muito perigoso e diminui a vida útil dos amortecedores, não aconselho.
A melhor dica que vi até hoje, muito boa mesmo
ResponderExcluirEstarei adquirindo meu FUKA hoje ... 1984 1.6 duplo curto carros rebaixados ...e com essa ideia achei o Maximo Vlw!!!!
ResponderExcluirPoxa amigo vlw msm a dica tenho um fusca 74 to reformando ele e n queria rebaixar de mais pelo fato d eu colocar rodas 18 nele agora mais gracas ao seu metodo deu super certo e fikou lindo
ResponderExcluirObrigado msm
Bom dia!
ResponderExcluirNa traseira usa o mesmo processo?
Obrigado!
Bom dia amigo. Sim é o mesmo processo, porém com mais tiras de câmaras, pois a suspensão traseira é mais dura que a dianteira.
ExcluirAbraço!
Muito show não conhecia vou fazer o mais rápido possível no meu tem alguma dica pra teazeira se tiver manda ai
ResponderExcluirIt is after reading this post that i have realized just how to call this vehicle, and i can say that the beetle is one very unique model. I have also had the chance to learn more about Lowering the Beetle with Inner Tubes. While at that, remember to check the link for assistance with your research.
ResponderExcluirLiterature Review Writing Service
Perfeito. Fiz no meu há um mês e ficou nota dez. Coloquei dez tiras de cada lado, cada uma com uns 4 centímetros de largura. Até hoje nenhuma estourou. Ficou na altura desejada. Recomendo. Não vejo risco algum.
ResponderExcluirPelo visto so eu mesmo q nao estou conseguindo fazer isso, as tiras arrebenta na hora d esticar pra colocar no amortecedor.
ExcluirAmigo para não arrebentar na hora de colocar, precisa levantar a suspensão pelo braço do amortecedor, para ele recolher. Dai tem de colocar muitas tiras, pelo menos umas 15, e dai sim quando todas no lugar, baixar o macaco e elas vão puxar o amortecedor junt.
ExcluirTe aconselho a por um disclaimer, um aviso no post, que voce nao se responsabiliza por quem fazer essa modificacao no carro. Do ponto de vista tecnico eh uma tremenda furada, uma gambiarra. Vi muita gente comentando aqui que parece que nao sabe como funciona a suspensao do VW a ar, Fusca. ELe nao tem molas e sim as barras de torcao. Quando voce poe essas borrachas de camera de ar voce esta apertando o amortecedor, que passa a rodar com parte comprimida, limitando o curso. O carro fica mais arisco, diminuindo em muito a vida util. Eh um modificacao perigosa porque na frente as tiras podem estourar e engarranchar na roda (podendo ate travar a mesma). Como eu disse, quem quiser fazer que ande muito cautelosamente mesmo !
ResponderExcluirVou fazer no meu!
ResponderExcluirPrescisa d quantas tiras por lado?
ResponderExcluirOLA AMANTES DOS VW'S, ESTOU COMEÇANDO UM CANAL E QUEM PUDER DAR UMA OLHADA LA EU AGRADEÇO!!
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/channel/UCGiJQQrWJxbDdpPBSlTt-zw