Arte A. Gromow |
A Volkswagen do Brasil sempre foi muito autônoma em relação à sua matriz na Alemanha. Tal fato permitiu que a mesma tivesse a liberdade de criar modelos exclusivos, com derivações distintas e padronagens sem qualquer relação à Volkswagen de Wolfsburg.
Muitas vezes nós mesmos somos surpreendidos com modelos nacionais que sequer iomáginávamos existir. Este foi o caso, quando li a matéria publicada por meu amigo Alexander Gromow, em sua coluna "Falando de Fusca", do famoso portal automotivo Auto Entusiastas.
Linha 73: Vemos a existência de dois modelos de Variant, e quatro modelos de TL |
Em sua matéria, Alexander mostra o trabalho em desvendar os mistérios da linha 1973 da Volkswagen, em especial a Variant e TL. Nas propagandas e folders da época, a VW indica haverem dois modelos de Variant e quadro modelos de TL (dois de duas portas e dois de quatro portas), todos com preços distintos.
Após análise de documentos da época, acabou-se concluindo sobre a existência de modelos mais simples aos que estamos acostumados em ver, apelidados pela imprensa de "standard". Abaixo seguem trechos da matéria:
"Nos folders institucionais lançados na época, uma pista foi encontrada na segunda página do folder referente à VW 1600 Variant: “Preço – Garantimos que este folheto vai interessá-lo muito, porque ele começa com duas coisas interessantes demais: as duas opções de preço da Variant”. Nas fotos e nas demais imagens, textos e tabelas, nenhuma diferença entre um modelo e outro é citada.
No caso do folder do VW 1600 TL, assim como no da Variant, a única referência a uma segunda versão, também está na segunda página: “Vamos começar por um detalhe que vai interessá-lo muito: o preço. O TL – 2 portas tem duas opções de preço.”. Texto muito parecido com o encontrado no folder da Variant, foco no preço e nenhuma informação sobre as diferenças relacionadas às duas versões.
Como foi dito no início desta matéria, outras mídias impressas como, por exemplo, jornais, que têm mais agilidade devido à frequência diária de publicação e não mensal, como a grande maioria das revistas especializadas, podem trazer informações de grande relevância que acabam se perdendo com o tempo, afinal de contas, quem guarda jornais? Foi o caso desta matéria publicada no jornal O Globo no final de novembro de 1972. O texto, mostra de maneira explícita, todas as características que a VW não informou em seus folders ou propagandas institucionais na época.
Matéria publicada no jornal O Globo |
A Variant e o TL standard foram incluídos na tabela de preços da revista Quatro Rodas em janeiro de 1973. O TL fez parte desta tabela até agosto de 1973, porém a Variant permaneceu somente até abril de 1973, desaparecendo da tabela a partir de maio. Apenas quatro meses no mercado! Em função disso, e considerando a cultura da época de ir se equipando aos poucos os modelos mais simples até se parecerem com modelos “de luxo”, bem como a utilização destes modelos mais baratos como táxi — no caso do TL, as versões standard tornaram-se verdadeiras raridades, e como dissemos, muitas vezes desconhecidas até dentro do mundo dos amantes de Volkswagen!
Taxi TL "standard" |
Um VW TL “Opção 1” flagrado em plena ação, neste caso como “carro de praça” no Rio de Janeiro em 1975. Pela traseira é possível identificar as lanternas pequenas associadas às saídas de ar na coluna “C”. O para-choque, em vez de “borrachão”, possui uma fita adesiva preta.
Uma das dificuldades que se encontra numa pesquisa destas é obter material fotográfico com exemplos destas raridades que tiveram um período de fabricação curto. Sendo assim fica aí a chamada a todos que toparem com estes carros que nos mandem fotos com o maior número possível de dados, ano do carro, onde a foto foi feita, algum comentário que ajude a levantar a história do carro em questão."
Mais uma vez agradeço ao amigo Alexander Gromow pela oportunidade de poder divulgar seu magnífico trabalho aqui nas páginas do blog. Muito obrigado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário