domingo, 1 de março de 2015

Fusca 4 portas


Eis aqui um curioso flagra, feito pelo amigo "Kavolks Costta", em Sorocaba/SP. Um Fusca 4 portas, isso mesmo, 4 portas como carro de uso diário!

Apesar de oficialmente nunca ter sido fabricado pela Volks (no Brasil e no exterior), inúmeras são as propostas realizadas por particulares, para dar ao Fusca um charme e facilidade a mais.


Nota-se que o trabalho foi muito bem feito, com as portas bem alinhadas e de tamanho que facilitam a entrada e saída de pessoas ao bancos traseiros. Como ultimo charme, um pequeno vidro na lateral traseira fecha o conjunto.


Em 1963, Pedro Bertolozzi Romeli. realizou uma alteração deste tipo, que podemos ver abaixo. Além das 4 portas, a alavanca de câmbio foi incorporada na coluna de direção, tinha bancos inteiriços e alavanca de freios de estacionamento foi posta sob o painel.


Por fim, uma última curiosidade, é a similaridade entre o Fusca flagrado, e o Fusca de Romeli. Além da divisão das portas, o pequeno vidro traseiro é praticamente idêntico. Será que este seria o mesmo Fusca de 1963, alterado ao longo do tempo? O limpador de parabrisas com descanso do lado direito, entrega que o modelo das fotos é de antes de 1967... Um segredo que nunca saberemos, mas com certeza vale o registro!

15 comentários:

  1. Tenho certeza que se trata do mesmo carro. Basta olhar a posição das fechaduras, o tamanho das colunas adicionais, até mesmo o ultimo segmento do friso na parte traseira, sutilmente mais reto. Acredito que seja muito difícil que até mesmo o próprio Romeli tenha modificado dois carros tão perfeitamente proporcionais.
    Se eu estiver certo, é um baita achado, um carro de tanta personalidade que não deu noticias por cerca de cinquenta anos reaparece fazendo surgir todo esse mistério.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu concordo contigo em gênero e grau. É quase impossível que seja uma réplica, ou um carro feito por inspiração, por que todos os detalhes são minuciosamente iguais.

      Se for o mesmo carro, merece ir para um museu. Espero que algum dia, alguém que compreenda a especialidade desse carro, resgate-o e dê a ele o carinho que merece.

      Um abraço!

      Excluir
    2. O parabrisa traseiro não é do mesmo da antiguidade, e os para-lamas.

      Excluir
  2. Tá cheirando ser o mesmo carro.
    O espaçamento das maçanetas, a curva final na parte inferior das portas traseiras onde se encontra com os pára-lamas guardam as mesmas proporções de espaçamento com o pára-lamas, além da proproção dos lados da janelinha traseira triangular (ou quase perfeitamente triangular).
    Só o fato de ter utilização no dia-a-dia, e não sofreu um acidente durante essas quase 5 décadas, e pelo fato curioso de 4 portas... traz uma atmosfera mosca branca pra esse carro. Chance de 90 a 95% de ser o mesmo exemplar da foto preto e branco.

    ResponderExcluir
  3. É o mesmo carro, meu pai era o mecânico que participou das modificações,e fazia regularmente as manutenções. Pedro Romelli era meu Padrinho, infelizmente os dois á são falecido.Pelo que sei, o carro está com um sobrinho dele que mora em Sorocaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História incrível amigo! Uma pena que essas pessoas já não mais estão entre nós para que pudessem nos contar como foi essa invenção. Seria muito interessante se alguém conseguisse o contato do atual proprietário do carro, e assim compartilhar histórias.

      Muito obrigado pela colaboração.

      Forte abraço!

      Excluir
    2. Este amarelo cfe. a placa é um 1959

      Excluir
  4. Pela placa deste Fusca - C##-5115, diga-se de passagem da cidade que moro, Osasco, trata-se de um Fusca 1959! Consulta via Sinesp. Grandes chances de ser o mesmo carro. Será que o atual proprietário tem noção desta história? E dizer, o carro ate que está conservado, externamente. Belo achado!

    ResponderExcluir
  5. Esse amarelinho está em Sorocaba, tive o prazer de vê-lo ao vivo alguns anos atrás, porém está bem descaracterizado com relação ao "original". As alavancas de câmbio e freio voltaram para o chão e o banco é bipartido, mas conversando com o proprietário houve a confirmação de ser o feito por Romelli. E, sim, o atual proprietário tem a exata noção do que tem na mão.

    ResponderExcluir
  6. Se alguém conseguir o contato do proprietário, posta aqui por favor. Estou disposto a pagar uma bela quantia por esse achado, quero dar o carinho que esse guerreiro merece.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um colega que tem um desse ai 4 portas

    ResponderExcluir
  8. pelo que sei,,,por conta desse carro a concessionaria que fez perdeu o direito de revender vw,,,por capricho de quem fez o carro não querer desmontar ele,,,e a pessoa dona,,não vende o fusca,,sabe de toda historia ,,sim,,,

    ResponderExcluir
  9. Possa ser mas tem outros modelos em outros países então possa ser outro

    ResponderExcluir
  10. Matéria na revista Quatro Rodas de janeiro\1963. Não fala o ano do carro modificado, diz que Bertolozzi foi considerado pela VW como "mecânico autorizado VW"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...